A inadimplência no Brasil vem crescendo a níveis preocupantes. Em outubro de 2021, essa marca atingiu 63,4 milhões de pessoas – o maior número registrado desde julho de 2020, segundo dados do Mapa da Inadimplência. Em tempos difíceis como o que estamos enfrentando, o agravamento dessa situação pode ser revertido por meio da cobrança preventiva, com estratégias humanizadas que foquem na importância em manter uma boa saúde financeira.
Com a proposta de ajudar tanto o devedor quanto o
credor, tal cobrança costuma ser feita previamente aos consumidores que ainda
não pagaram uma determinada conta prestes a vencer. O objetivo é lembrar sobre
o vencimento e ajudar o cliente a evitar o pagamento de juros. A ação, que já é
rotineira em muitas empresas, costuma ser ainda mais vista em épocas de grande
movimento do comércio, como ocorre na Black Friday e Natal.
Este ano, inclusive, a Black Friday teve grandes
expectativas em prol da retomada econômica internacional – severamente
impactada durante a pandemia. Com resultados altamente positivos, com um
faturamento que atingiu a marca de R$ 5,4 bilhões de acordo com a Neotrust, a
quantia também deve acender um alerta para as empresas que participaram do
evento. Afinal, muitas pessoas, mesmo repletas de dívidas, optam por comprar
produtos durante este período devido aos preços atrativos.
Diante de uma maior chance de riscos de
inadimplência com o seu negócio, é importante elaborar uma estratégia de
cobrança preventiva que traga um olhar mais humanizado para o processo e, não
apenas nas notificações incessantes de pagamento. A simples cobrança não fará
com que a dívida seja honrada, principalmente diante de mensagens intrusivas.
Em seu lugar, o foco deve estar na conscientização sobre a importância de
manter os pagamentos dentro do prazo.
Ter o nome sujo traz prejuízos para ambos os lados.
Para o consumidor, fará com que tenha mais dificuldade em adquirir empréstimos
e outras operações que dependam de instituições bancárias. Para as empresas,
representará menos um cliente para adquirir seus produtos ou serviços,
principalmente na possibilidade de recompra no futuro. Por isso, quanto mais
cedo este alerta for feito, maior a chance de evitar tais problemas e, ainda,
de conquistar uma imagem positiva com o usuário perante os concorrentes.
Hoje, existem diversas ferramentas aptas a auxiliar
na cobrança preventiva, capazes de potencializar o ganho da companhia, reduzir
custos com agentes humanos e, ainda, trazer uma maior assertividade na quitação
das dívidas. É importante buscar a melhor para o seu negócio, que consiga
orquestrar a negociação da maneira mais favorável possível ao consumidor e
sempre de forma amigável.
Em sua maioria, os agentes virtuais trazem
excelentes resultados para esta cobrança – às vezes, de forma até mesmo melhor
do que um atendente humano. Eles possuem inteligência suficiente para entender
o melhor momento para contatar o devedor, assim como oferecer as melhores
opções de pagamento conforme sua necessidade. Caso nenhuma das ofertas
previamente separadas sejam adequadas, novas propostas poderão ser elaboradas,
até encontrar uma opção viável para o cliente.
Além dele, o SMS também é um dos meios mais
efetivos e democráticos para essa tarefa. Ele possibilita o envio de mensagens
para qualquer dispositivo, independente do modelo – até mesmo, diante da falta
de internet. Basta que o aparelho esteja conectado à uma operadora para o
sucesso do envio, o que reduz significativamente as chances de não entrega.
A comunicação é o ponto forte de toda estratégia de
cobrança digital. Quanto antes a companhia identificar o contato com a pessoa
certa (CPC), maior a chance de um retorno de negociação efetivo. É
imprescindível mostrar empatia a todo o momento, e que a empresa se preocupa
que o cliente mantenha seu nome limpo e tenha um bom futuro financeiro.
Para isso, é importante conhecer a fundo o perfil
de seu consumidor. Certifique-se se há um histórico de inadimplência ou se é um
caso à parte para, a partir disso, iniciar uma comunicação prévia. Ofereça
descontos, as melhores opções e, relembre sempre a importância de arcar com o
valor. Os canais de comunicação estão evoluindo cada vez mais e apoiando
fortemente o mercado de cobrança a ter mais eficácia nas ações – basta uma boa
organização estratégica e saudável de pagamento da dívida para que todos sejam
beneficiados.
Igor Castro - Diretor de Produtos e
Tecnologia na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz,
SMS, e-mail, chatbots e RCS.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/
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