Pesquisar no Blog

terça-feira, 14 de setembro de 2021

RELAÇÃO ENTRE DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO E ÁGUA COM GAS

Refluxo gastroesofágico é o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago.


Os alimentos mastigados na boca passam pela faringe, pelo esôfago (um tubo que desce pelo tórax na frente da coluna vertebral) e caem no estômago. Entre o esôfago e o estômago, existe uma válvula que se abre para dar passagem aos alimentos e se fecha imediatamente para impedir que o suco gástrico penetre no esôfago, pois a mucosa que o reveste não está preparada para receber uma substância tão irritante.


Os sintomas mais comuns são, azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta; dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor do infarto; tosse seca; em casos mais graves até doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e asma.


A ingestão de grande volume de líquidos durante as refeições principais (almoço e jantar) pode resultar em distensão no estômago, dificultando a digestão, principalmente se forem líquidos gaseificados. Engolir um copo de água com gás de uma só vez pode causar soluços ou indigestão. Porém, se esta ingestão for em quantidades moderadas (até um copo americano), em geral, não será prejudicial.


De modo geral bebidas gaseificadas como refrigerantes e água com gás devem ser evitadas, pois aumentam a pressão dentro do estômago; e isso acontece porque a água com gás é fabricada com a adição de dióxido de carbono sob pressão ao líquido. O resultado é que a bebida passa a conter ácido carbônico.


Pesquisadores descobriram que 900 mililitros de gás são liberados em apenas 250 mililitros de água. Por isso, a bebida causa uma dilatação do estômago, causando de forma geral aumento da pressão dentro do estomago, causando falha na válvula entre esôfago e estômago, aumentando os episódios de refluxo;

Ou seja para quem tem o diagnóstico de doença do refluxo o melhor é evitar o consumo de líquidos ou ingerir água durante as refeições, e dar preferência à ingestão das frutas por conterem maiores quantidades de fibras.




Felipe Borges - Gastrocirurgião da Gastrofig

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados