Segundo Isabel Grimm, Coordenadora do Programa de Mestrado do ISAE Escola de Negócios, destinos de curta distância e a lazer são tendência no setor
Voos
suspensos, hotéis fechados e atrações turísticas canceladas marcaram o ano de
2020. No Brasil, dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços
e Turismo sinalizam que as restrições impostas pela pandemia correspondem a uma
perda de R$ 261 bilhões. Já a perda de empregos no setor é estimada em 1 milhão
de vagas, incluindo funcionários diretos e indiretos.
A
pandemia exigiu mudanças e obrigou o setor de turismo a implantar protocolos
sanitários buscando oferecer ao turista segurança e satisfação em suas
experiências de viagem. Agora, considerando a necessidade de retomada econômica
do setor, algumas tendências para o turismo mundial se destacam. É o que
explica Isabel Grimm, Coordenadora do Programa de Mestrado em Governança e
Sustentabilidade do ISAE Escola de Negócios.
“Entre
os destaques do turismo para o pós-pandemia está o aumento das viagens de
lazer, haja visto uma demanda reprimida em virtude das restrições de deslocamento
impostas pela pandemia, principalmente para espaços de natureza”, afirma. De
acordo com a especialista, os deslocamentos de longa distância e o turismo
internacional devem ficar para um segundo momento. “A tendência é que os
turistas busquem por espaços ao ar livre, com uma alta para os destinos
regionais de curta distância e para as viagens de carro próprio”, diz.
Segundo
ela, os turistas querem opções mais próximas de casa por serem mais seguras e
acessíveis. “Hospedagens mais baratas ou de médio porte devem ver o fluxo de
caixa se movimentar mais rápido nesse momento de retomada econômica”, diz. Para
empresários e comerciantes do setor, algumas dicas simples podem ajudar. “Maior
flexibilidade nas reservas, flexibilização na montagem dos pacotes e ajuste das
viagens ao interesse de cada compra, acrescentando dias ou passeios que não
estavam previstos, podem ser diferenciais”, sugere.
A
criatividade e a tecnologia também têm criado soluções para a retomada da
atividade turística. Destinos turísticos preocupados com a segurança do cliente
passam a oferecer atendimento e transações totalmente online. “É preciso
conhecer o comportamento de quem consome determinado produto ou serviço
turístico, especialmente quando se considera a retomada do setor em meio a
pandemia. Saber o que oferecer para então reconquistar o turista”, completa
Isabel Grimm.
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