Foto: Renato Mangolin
Experiência lúdica e repleta de efeitos especiais
entra em cartaz no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) em 09/05;
im.fusion é apresentada pelo Ministério
do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e a Youse Caixa Seguradora,
incentivado pela Secretaria Municipal de Cultural por meio do Programa
Municipal de Apoio a Projetos Culturais - PROMAC
Visitas seguem protocolos das autoridades
sanitárias no combate à pandemia
Lúdica e
interativa, a instalação im.fusion chega ao Museu da
Imagem e do Som de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia
Criativa do Governo do Estado de São Paulo, para propor uma reflexão sobre a
forma como interagimos com o micro e o macro, em diferentes ambientes e
contextos. A experiência estará aberta ao público em 09/05. As visitas seguem
protocolos das autoridades sanitárias no combate à pandemia e podem ser feitas
de terça-feira a domingos, das 11h às 16h30. Os ingressos devem ser adquiridos
antecipadamente. (Confira mais detalhes em www.mis-sp.org.br.)
Tudo
acontece em uma sala escura, com 5,7 metros de largura, 4 metros de altura, e
10,4 metros de profundidade. Do micro ao macro, três cenários são explorados. A
experiência começa pelo “contato” com moléculas, depois segue para a
diversidade de um ecossistema e, por fim, explora a imensidão do universo.
Em 12
minutos, os visitantes estão imersos em formas coloridas, interagindo por meio
de sensores com projeções plenas de efeitos especiais – gráficos e sonoros. “As
câmeras e os sensores instalados nestes três cenários captam a movimentação das
pessoas que passam a interferir randomicamente nas exibições. É como uma
metáfora da interação do Homem com a natureza”, explica Felipe Reif, um dos
idealizadores da experiência, criada em colaboração com mais dez pessoas entre
Brasil, Chile e Estados Unidos.
Sem contato
Desde o
princípio, im.fusion previa a interação do público sem
necessidade de contato físico, num trajeto de sentido único para os visitantes,
impedindo o retorno ao início. Com a pandemia, novas medidas foram
adotadas como a cortina de tecido, com distanciamento seguro, tratamento
antibacteriano, e equipamentos de filtragem do ar.
Outro
cuidado é o limite de oito pessoas por sessão, respeitando o distanciamento
social. “Essas características foram essenciais para a escolha do projeto,
produzido pela Dellarte e co-realizado pela BM Produções”, aponta Steffen
Dauelsberg, CEO da Dellarte.
Quarta etapa
im.fusion estreou no Rio de Janeiro, em
dezembro, e depois seguiu para Belo Horizonte e Niterói. “Tem sido um momento
desafiador, mas procuramos seguir todas as medidas de segurança para que o
público tenha a melhor experiência possível”, observa Byron Mendes, da BM
Produções.
im.fusion é apresentada pelo Ministério do
Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e a Youse Caixa Seguradora,
incentivado pela Secretaria Municipal de Cultural por meio do Programa
Municipal de Apoio a Projetos Culturais - PROMAC
A
instalação criada pela Deeplab Project e produzida pela Dellarte Soluções
Culturais em parceria com a BM Produções, conta com o apoio da On Projeções.
SERVIÇO
Data: de 09/05 a 20/06/2021
Horário: Terça a domingo, das 11h às
17h00 (última
entrada às 16h30).
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$ 5,00
(meia-entrada)
gratuito às terças e para crianças até 5 anos
Compra e reserva: exclusivamente online. Informações em
www.mis-sp.org.
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) -
Avenida Europa, 158, Jd. Europa, SP
SOBRE A DELLARTE
Produtora
de soluções culturais, a Dellarte atua em parceria com os setores público e
privado, há quase 40 anos, realizando a curadoria, coordenação e consultoria de
grandes eventos de arte, festivais de música, projetos educacionais e digitais.
Reconhecida como uma das maiores produtoras da América Latina, vem realizando,
nos últimos meses, novos projetos de tecnologia, streaming e redes digitais com
a criação do Digital Dellarte.
SOBRE A DEEPLAB
DEEPLAB
PROJECT é um estúdio colaborativo que combina inovação, design e tecnologia,
criando experiências digitais em escala de arquitetura. Fundado por Felipe Reif
e Marcelo Pontes, tem sede no Rio de Janeiro e escritório em São Paulo,
desenvolveu experiências para diversos clientes como Museu do Amanhã, Sesc, Oi
e H-Stern.
SOBRE O MIS
O
Museu da Imagem e do Som de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e
Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, foi inaugurado em 1970.
Além de grandes exposições nacionais e internacionais, oferece variedade de
programas culturais, com eventos em todas as áreas e para todos os públicos:
cinema, dança, música, vídeo e fotografia estão presentes na vida diária do
Museu.
SOBRE A BM PRODUÇÕES
Com
múltiplas experiências no desenvolvimento de projetos no Brasil e exterior,
realizou exposições em galerias e instituições culturais dos Estados Unidos,
Alemanha, Espanha e em Londres. Fundou e administrou a Kunst, galeria com
acervo de artistas brasileiros. Atualmente foca sua expertise em projetos de
arte e tecnologia em parceria com a Dellarte Soluções Culturais.
SOBRE A YOUSE
Criada em 2016, a Youse é pioneira entre as
insurtechs no Brasil. Oferece seguros para carro, casa e vida de maneira 100%
digital. Empodera seu cliente para que ele personalize seu seguro com
coberturas e assistências que quiser, quando quiser, na palma da mão. Com a
possibilidade pagamento mês a mês, o cliente também tem acesso à um clube de
vantagens exclusivas com programa de recompensas, como o Youse Friends, o
Convide e Ganhe R$ 50, além de descontos em empresas e estabelecimentos
parceiros.
SOBRE PROMAC
O
Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais - PROMAC existe desde de 2018
e é a lei de incentivo municipal de São Paulo que permite que os contribuintes
destinem parte do ISS e IPTU para projetos culturais.
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