Segundo números da
Zapay, a burocracia para realizar pagamentos é responsável pela perda de 30
minutos de hora produtiva do brasileiro
A Zapay,
startup especializada no parcelamento de débitos e na desburocratização dos
processos de pagamentos junto aos órgãos de trânsito, levantou números que
apontam que o brasileiro perde em média 30 minutos de hora produtiva para pagar
os boletos de IPVA, licenciamento e multas. Com uma frota ativa de 55.8 milhões
de veículos, a população do país perde quase 28 milhões de horas por ano
pagando boleto, o que significa um prejuízo monetário de quase R$2 bilhões por
ano ao Brasil.
O Brasil é considerado um dos países mais
burocráticos do mundo. Segundo um estudo do Banco Interamericano de
Desenvolvimento (BID) de 2018, estamos entre os países que estão acima da média
do tempo necessário para a realização do trâmite burocrático, com tempo de de
5,5 horas, de acordo com a pesquisa. Em um contexto de pandemia que estamos
vivendo, alguns processos acabaram ficando ainda mais lentos, como é o caso dos
pagamentos e parcelamentos de débitos de trânsito.
“A Zapay surgiu para atender uma demanda que já
existia no mercado. Quem nunca teve problemas para efetuar pagamentos com o
DETRAN ou teve que ir e voltar várias vezes e enfrentar filas enormes para
conseguir concluir um processo simples? Dentro desse cenário, buscamos uma
solução baseada no uso de tecnologia, para que o consumidor consiga de
maneira fácil e rápida, ter acesso a todos os seus débitos e pagar as dívidas
do seu carro em um só lugar tendo a facilidade do parcelamento em mais vezes”,
ressalta Calleb Mendes, CEO da Zapay.
A startup atua facilitando a consulta dos débitos e
viabiliza a realização do pagamento no cartão de crédito em até 12x, reduzindo
o tempo de realização desse processo para 3 minutos. A empresa também tem
postos físicos, onde consegue ajudar o cliente que não tem intimidade com os
meios digitais a quitar seus débitos de forma rápida.
O CEO destaca ainda a importância da digitalização
deste tipo de processo para acabar com a burocracia no Brasil. “É interessante
ressaltar que a tecnologia é uma aliada para que procedimentos
burocráticos sejam feitos de forma rápida e eficaz, evitando perda de tempo no
deslocamento, filas, ou cumprindo protocolos exagerados, que muitas vezes são
encontrados nas unidades físicas dos órgãos públicos. A digitalização dos
processos públicos veio para facilitar a vida do consumidor”, finaliza.
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