"Oceano em
transformação", iniciativa da Australian Gold no Brasil criada pela
artista paulistana Beatriz Chachamovits, convida o público a refletir sobre a
situação das espécies ameaçadas. Instalação artística ocupará o Parque
Ibirapuera entre os dias 11 e 20 de dezembroObra "Oceano em transformação" da Artista Beatriz Chachamovits
A obra "Oceano em
transformação" ocupará o Parque Ibirapuera, em uma ação promovida pela
marca de proteção solar Australian Gold, criada pela artista visual paulistana
Beatriz Chachamovits. Entre os dias 11 e 20 de dezembro, a instalação inédita e
gratuita, deve chamar a atenção do público para a importância da proteção dos
corais, tão essenciais para a preservação da fauna marinha e da vida no
planeta.
Chachá, como a artista também é
conhecida no circuito das artes, é pesquisadora marinha, e tem os corais como
tema recorrente em seu trabalho, buscando retratar e investigar as causas que
colocam em risco a vida desses seres marinhos. Para esta ação, a artista
construiu com massa de modelar cerca de 300 pequenas esculturas de corais, que
estarão dispostas sobre uma camada de areia. A obra apresenta um degradê de
transição: inicialmente representa os corais vivos e coloridos, depois em uma
fase mais avançada, brancos e doentes. Em uma etapa posterior, é possível ver
os corais destroçados na cor castanho escuro. E, em uma etapa final, mortos. O
público ainda poderá ter mais informações sobre o assunto no totem explicativo
que estará disponível no local.
Segurança para Corais
"Oceano em transformação"
convida o visitante a se informar sobre os cuidados que devemos ter com a vida
marinha. É assinada por Australian Gold, marca de protetores solares pioneira
no Brasil a obter o selo Seguro para os Corais (Reef Safe), e referência em
produtos que garantem um bronzeado protegido. É sabido que os protetores
solares comuns podem gerar efeitos nocivos aos corais, por conta de químicos
existentes em suas fórmulas. Quando acumulada no tecido dos corais, ela acelera
seu branqueamento, danifica o DNA das espécies, causa deformações e até mesmo
sua morte.
"Estou há mais de 7 anos nessa
pesquisa intensa sobre a situação dos recifes de corais, e percebo o quanto
esse problema ainda é desconhecido pela sociedade. Ao saber de todo o trabalho
que Australian Gold e a Fundação Boticário realizam, aceitei a parceria na
hora! Precisamos cuidar dos nossos corais e de todo o ecossistema
afetado", explica Chachamovits, que também é pesquisadora marinha.
"É importante que as marcas se
adequem a um mundo em constante transformação, e invistam em produtos e ações
que gerem impacto positivo, ajudando as pessoas a consumir de forma mais
consciente. Criamos essa intervenção no Parque Ibirapuera com a Chachá para
engajar as pessoas na preservação dos corais junto ao Grupo Boticário. Nossa
linha de produtos Australian Gold já atende a essa necessidade do consumidor
contemporâneo, e acreditamos que a arte pública pode funcionar como um
catalisador das mudanças positivas que queremos ajudar a promover junto à
sociedade", explica Cristiane Irigon, diretora de Marketing da unidade de
varejo multimarcas do Grupo Boticário.
Ao final da exposição, a obra será
descartada de forma correta por uma empresa especializada em gestão de
resíduos.
Corais em degradação
Estima-se que, a cada ano, até 14 mil
toneladas de filtro solar sejam levadas para os recifes de corais em todo o
mundo. O impacto de alguns dos ingredientes presentes na composição desses
cosméticos está sob controvérsia científica porque podem gerar o branqueamento
de corais - uma condição que os deixa vulneráveis e impede que obtenham os
nutrientes necessários para sobreviver. O ecossistema dos recifes de corais, é
uma das maiores vítimas da atividade humana nos oceanos. Em 2016, segundo
pesquisa desenvolvida pelo Projeto Coral Vivo, 70% dos recifes do mundo estavam
em processo de degradação. No Brasil, pelo menos 50% já estavam ameaçados.
Apesar da controvérsia cientifica em
relação a ação dos ingredientes nos corais, pouco se tem confirmado
cientificamente se o processo de branqueamento está correlacionado com
substâncias químicas.
Neste contexto, pensando em evitar a degradação deste ecossistema a Australian Gold Brasil, marca do Grupo Boticário, lançou a linha Gel Creme, primeira linha nacional de protetores solares que não comprometem integridade dos corais. O lançamento é resultado da parceria com um laboratório de Ecotoxicologia localizado na França, no desenvolvimento de uma metodologia de teste pioneira e inovadora que garante que a formulação completa do protetor solar não branqueie ou agrida os corais, protegendo assim o ecossistema marinho.
O
Grupo Boticário tem um longo histórico com a preservação de corais, por meio da
Fundação Boticário, com apoio a diversos projetos relacionados a este tema ao
longo dos anos.
A ação "Oceano em transformação" faz parte da campanha da marca Australian Gold para o lançamento de sua nova linha de alta proteção. Essa, conta também com embalagem feita de plástico vegetal, fórmula vegana, sem realização de testes em animais, além de ser a primeira do Brasil com segurança para corais comprovada. Essa novidade é reflexo de toda a preocupação da marca com questões ambientais e sustentáveis.
Beatriz Chachamovits - nascida em 1986,
é uma artista brasileira e pesquisadora marinha. Se apaixonou pelos oceanos
ainda na infância e levou isso para sua vida profissional. Estudou artes plásticas
e decidiu combinar a arte com a paixão pelo fundo do mar. Seu trabalho consiste
em lidar com o declínio dos ecossistemas dos recifes de corais, como o
branqueamento, por meio de desenhos, instalações e esculturas, buscando
retratar e investigar as causas que colocam em risco a vida dos corais
marinhos.
Multi B.
Australian Gold
@australiangoldbrasil
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#SeguroParaCorais
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