Recomendações
apresentadas pela Lomadee mostram como essa época pode trazer um retorno
financeiro favorável para quem trabalha com vendas on-line
O mês de dezembro carrega uma das datas mais
esperadas do ano pelos vendedores digitais: o Natal. Apesar do impacto
econômico causado pela pandemia, a data segue próspera para o comércio on-line,
visto que números de um estudo desenvolvido pela Neotrust|Compre&Confie revelam
que, no terceiro trimestre de 2020, o setor chegou a faturar R$ 33,4 bilhões,
aumentando 85,1% em relação ao ano passado.
Pensando nisso, a Lomadee, startup de consultores
digitais especializados do Movimento Compre&Confie, apresenta algumas
recomendações de como aproveitar o período do Natal para alavancar as vendas no
ambiente digital da melhor forma, utilizando estratégias que permitem aos
consultores adquirirem renda extra e, inclusive, independência financeira.
Agora, veja quais são as 5 dicas para tornar a data
ainda mais promissora, visto que já costuma ser sinônimo de boas vendas.
- Destaque
o Natal em suas vendas
Com o propósito de atrair mais consumidores,
destaque o Natal como tema de suas divulgações, descrições e imagens dos
produtos. Essa técnica pode servir como chamariz para que os clientes digitais
se sintam mais interessados no momento de comprar. As cores e enfeites típicos
da data, quando ressaltados em anúncios, despertam mais atenção à chegada do
período.
- Invista
seu tempo em criação de conteúdo
Além de deixar a temática de Natal em evidência, é
essencial aproveitar a data para produzir conteúdo diferenciado para as redes
sociais ou blogs. Assuntos como “presentes de Natal para mães” ou “presentes de
Natal para namorado” estão sempre entre as pesquisas mais realizadas em sites
de busca. Neste caso, utilizar essas palavras-chave em seus materiais irá
aproximar ainda mais os compradores.
- Utilize
ferramentas de marketing digital
Como forma de trazer campanhas personalizadas, o
marketing digital é um ótimo recurso para ser aplicado no e-commerce. Uma das
ferramentas que o método dispõe é o e-mail marketing, que busca avisar aos
clientes sobre lançamentos de produtos que tenham ligação com o perfil de
compra deles. Ademais, é possível fazer uso do histórico da Black Friday para
oferecer produtos de interesse para cada um deles. Por exemplo, se alguém
comprou um hidratante corporal na Black Friday, talvez queira um perfume no
Natal.
- Entrega
garantida antes do Natal
É de extrema importância que os clientes recebam
seus produtos a tempo de presentear as pessoas queridas. Dessa forma, você pode
facilitar o processo de decisão dos compradores e sugerir que as compras possam
ser realizadas com a maior antecedência possível a fim de garantir a entrega
dentro do prazo esperado. Sempre ficar atento com os prazos de entrega
prometidos pelos varejistas.
- Bom
atendimento e carta de agradecimento
Como alguns consumidores ainda se sentem inseguros
em comprar no e-commerce, é importante que os vendedores digitais tenham um
olhar mais sensível em relação à essas pessoas, para que elas voltem a comprar
mais vezes. Um atendimento mais pessoal e com maior intimidade é fundamental
para transmitir segurança aos clientes. Além disso, algumas ações adicionais
como envio de um agradecimento pela confiança ou solicitar uma foto do
consumidor com o produto comprado, são ações de engajamento importantes que
podem mudar a percepção dos compradores e incentivar a recompra.
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