Setor
faturou 1,8% a menos nos sete primeiros meses do ano em comparação ao mesmo
período de 2019; julho, porém, teve melhor resultado desde 2008
O segundo semestre do ano começou positivo para o varejo paulista: o setor
registrou um crescimento de 6,8% nas receitas em julho em relação ao mesmo
período de 2019 – o melhor resultado da série histórica para um mês de julho.
No total, o setor faturou R$ 66,3 bilhões no mês, segundo a Pesquisa
Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), da
FecomercioSP.
Considerando o acumulado dos últimos 12 meses, entre julho do ano passado e o
mesmo mês de 2020, a alta foi de 1,7%.
Das nove atividades analisadas pela pesquisa, seis registraram recordes para o
mês dentro da série histórica, configurando o melhor julho dos últimos 13 anos
para dois terços dos ramos varejistas pesquisados. Além dos supermercados, os
destaques de julho ficaram por conta das atividades de materiais de construção
(alta de 25,7% em relação a 2019) e lojas de eletrodomésticos (17,1%).
Os resultados se mostram animadores após um primeiro semestre de baixas: o
varejo paulista encerrou o período de janeiro até julho com queda de 1,8% no
faturamento real, em comparação ao mesmo período (janeiro a julho) do ano
passado. Em números absolutos, isso significa um montante de R$ 7,5 bilhões a
menos nas receitas do setor no estado.
Encabeçado pelos bons resultados dos supermercados durante a pandemia de
covid-19, pela retomada do ritmo em atividades como as das lojas de
eletrodomésticos e de móveis, principalmente a partir de junho – e pelos
resultados históricos registrados em julho –, o encolhimento das vendas nos
primeiros sete meses do ano foi menor do que se esperava: até maio, essa queda
era de 4,5%; em junho, de 3,3%; e, agora, 1,8%.
A recuperação lenta do setor, apesar de comemorada, torna remota a possibilidade
de qualquer retorno generalizado a um cenário de movimento mais intenso, como
nos padrões pré-pandemia, diz a FecomercioSP.
Entre janeiro e julho, o varejo paulista vendeu pouco mais de R$ 414 bilhões –
liderado pelos supermercados, cujas receitas se mantiveram dentro da média de
R$ 22,6 bilhões por mês.
O que explica os resultados?
Segundo a FecomercioSP, os números apresentados pela pesquisa refletem as
consequências das restrições nos fluxos de pessoas por causa da pandemia,
implementadas gradativamente desde março. Neste cenário, a população manteve o
consumo de bens essenciais (em supermercados e farmácias) e reduziu a demanda
por produtos como roupas e móveis, por exemplo.
É possível notar também a influência da chegada do auxílio emergencial às
famílias a partir de abril, principalmente em atividades como materiais de
construção. Os resultados apontam que o último trimestre do ano, em que as
pessoas normalmente fazem as compras de Natal, será determinante para o
resultado do varejo paulista em 2020 – isso em um cenário cujo valor do auxílio
emergencial do governo federal já terá caído pela metade.
Para a Entidade, os empresários do varejo deverão levar em conta ainda aspectos
muito relevantes: décimo terceiro salário menor do que em 2019, redução do
valor do auxílio, aumento do endividamento de famílias e empresários, apreensão
quanto ao futuro do emprego em 2021 e tendência de menos pessoas circulando,
ainda preocupadas com a pandemia.
PRINCIPAIS NÚMEROS DA PCCV
Faturamento real do comércio varejista do Estado de São Paulo (1º semestre de
2020):
R$ 414.015.964.793
Faturamento real do comércio varejista do Estado de São Paulo (julho de 2020):
R$ 66.349.437.000
Variação de faturamento (comparação entre julho de 2019 e julho de 2020):
6,8%
Faturamento acumulado no ano até julho de 2020:
-1,8%
Faturamento acumulado nos 12 meses entre agosto de 2019 e julho de 2020:
1,7%
Nota metodológica
A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV)
utiliza dados da receita mensal informados pelas empresas varejistas ao governo
paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) e a Federação do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
As informações, segmentadas em 16 Delegacias Regionais Tributárias da
Secretaria, englobam todos os municípios paulistas e nove setores (autopeças e
acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de
eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamentos; lojas de móveis e
decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção;
supermercados; e outras atividades).
Os dados brutos são tratados tecnicamente de forma a se apurar o valor real das
vendas em cada atividade e o seu volume total em cada região. Após a
consolidação dessas informações, são obtidos os resultados de desempenho de
todo o Estado.
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