Especialista
apresenta três alternativas para empreendedores começarem a vender online
Não é novidade que a
Black Friday é uma das mais importantes e consolidadas datas do varejo
nacional. Realizada sempre na última sexta-feira de novembro, este ano ela será
no dia 27. Com o crescimento do e-commerce em 2020 em disparada - no primeiro
semestre de 2020, o setor já faturou 47% a mais do que no mesmo espaço de tempo
12 meses antes, segundo dados da E-bit Nielsen - neste, as vendas online podem
bater recordes em comparação com os períodos anteriores.
De acordo com uma
pesquisa de intenção de compra realizada pela Méliuz, 58% dos que pretendem
comprar na Black Friday, farão isso em lojas online. Apesar da alta
digitalização nos últimos meses, alguns varejistas e empreendedores ainda não
adaptaram suas vendas para o mundo digital. Por isso, Thiago Santos, CEO e
fundador da e-thinkers , empresa de gestão de e-commerce, aborda abaixo
algumas alternativas para os varejistas não ficarem fora de uma das melhores
datas do varejo.
• Vender em um
marketplace
Marketplaces como
Mercado Livre, Amazon e Enjoei, são boas opções para quem deseja vender um
único produto ou para quem não quer investir na construção do próprio site.
Estes são canais de vendas já estabelecidos, que contam com um bom tráfego e
são populares. Há, no entanto, algumas desvantagens, como taxas e percentuais
cobrados sobre as vendas realizadas na plataforma.
• Criar seu próprio
site
Pode parecer que em
menos de 60 dias é difícil ter seu próprio site personalizado no ar. Mas
atualmente existem algumas empresas que conseguem entregar o projeto pré-pronto
para que o cliente personalize o layout e consiga fazer as vendas online. A
e-thinkers, por exemplo, oferece o projeto DIY, onde o cliente tem acesso a uma
plataforma acessível e de fácil usabilidade, templates e funcionalidades
originais. Além disso, a e-thinkers oferece treinamento por vídeos gravados com
conteúdos segmentados por áreas.
• Use as redes sociais
As redes sociais são
fortes aliadas para as vendas online. Thiago Santos, CEO e fundador da
e-thinkers, explica que para seus clientes, o Instagram é a melhor ferramenta
de divulgação e a plataforma que mais gera vendas digitais, sendo responsável
por aproximadamente 16% das vendas, entre postagens orgânicas e patrocinadas.
"Para criar sua lojinha dentro da plataforma você precisa ter uma conta
comercial e uma página do negócio no Facebook. Em seguida, basta vincular o
perfil do Instagram ao seu catálogo do Marketplace ou do Gerenciador de
Negócios e fazer a marcação dos produtos nos posts", explica Santos.
O especialista destaca
que independente da maneira que você começar a vender o mais importante é
garantir excelência pós-venda. "A entrega precisa chegar na casa do
cliente no prazo combinado, se possível em um prazo até menor para que ele seja
positivamente impactado, assim você poderá conquistar novos clientes
fiéis", finaliza.
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