Pesquisar no Blog

terça-feira, 13 de outubro de 2020

É Chegada a Hora de se submeter a um exame de Tomografia ou Ressonância Magnética, Mas você sofre de claustrofobia, o que fazer?

Dr. Fábio Zanatta, criador do Portal Descomplicando a Medicina fala sobre a fobia que acomete milhares de pessoas.


Você sabia que a claustrofobia impossibilita inúmeras pessoas de realizar alguns exames de imagem como a ressonância magnética pelo medo de ficar preso, sufocado dentro da máquina? Vamos explicar nesse texto, o que é claustrofobia, os sintomas e diagnósticos, assim como, a solução para os indivíduos que sofrem dela poder realizar esses exames sem medos ou prejuízos a sua saúde mental e física! Acompanhe ate o final.

Quando um paciente precisa passar por um exame de ressonância magnética ou uma tomografia, é sabido que o mesmo será submetido a um preparo (venóclise para injetar contraste, muitas das vezes) e logo após, será inserido em uma máquina fechada, como se fosse um “túnel barulhento”, que leva muitas pessoas a sofrerem muito antes de tudo isso acontecer, afinal para quem sofre de claustrofobia, parece que aquele procedimento vai durar por uma eternidade. Como tornar isso menos sofrido?

A claustrofobia, como o próprio nome diz, é considerada uma fobia situacional que envolve o medo de espaços fechados. A pessoa que sofre com a claustrofobia tem ataques de pânico ou receio constante de ter um ataque a qualquer momento. A gravidade disso pode variar de pessoa para pessoa, podendo limitar a vida de quem sente, pois muitas vezes a tira do convívio social fazendo com que a mesma não desfrute de momentos que poderiam ser aproveitados com alegria. 

Segundo estudos, de 4% a 5% das pessoas no Brasil sofrem com a claustrofobia. Grande parcela dessas pessoas (claustrofóbicos) sofrem ataque de pânico quando estão em espaços confinados, a mesma, teme por não ser capaz de sair da situação, achando muita dificuldade em respirar dentro de elevadores, teatros, e inclusive dentro de uma máquina de ressonância quando há necessidade de realizar um exame, como comentado acima. Ficar aprisionada dentro do tubo da ressonância, leva a taquicardia, desespero, agitação, nervosismo e tremores. Isso faz com que a captação das imagens seja impossível, ja que para forma-las, é necessário repouso, imobilidade durante o exame.


Mas afinal, quais são os sintomas?

O claustrofóbico, que se encontra em um espaço fechado, pode sofrer um ataque de ansiedade que muitas das vezes gera pânico, e nesse caso, podem surgir diversos sintomas, de acordo com sua gravidade, nível e intensidade da doença e aprofundamento da crise de ansiedade como por exemplo:

  • Suor;
  • Frequência cardíaca acelerada (taquicardia); 
  • Hiperventilação ou “respiração excessiva”; 
  • Falta de ar; 
  • Sensação de asfixia; 
  • Dor no peito; 
  • Dormência no pescoço, mãos braços e peito; 
  • Boca seca; 
  • Confusão ou desorientação; 
  • Tremores; 
  • Tontura; 
  • Náusea; 
  • Desmaio e
  • Até mesmo o medo de dano real ou morte.


Existe tratamento para a claustrofobia? 

Sim, existem tratamentos para esse tipo de fobia, assim como outros transtornos de ansiedade, a terapia cognitivo-comportamental, terapia de realidade e nos casos mais fortes, o uso de medicação anti-ansiedade (com a sinalização e aprovação do médico de confiança). 

Os profissionais da Psicologia podem muito ajudar as pessoas que têm claustrofobia a desenvolver algumas habilidades que servirão de forma para o enfrentamento e controle do medo e da ansiedade que toma conta da pessoa no momento. Outras terapias podem ser utilizadas, assim como a cognitivo-comportamental, que tem uma abordagem na qual a  pessoa é encorajada a confrontar e mudar os pensamentos e atitudes específicas que levam a esses sentimentos de medo, além da terapia cognitivo-comportamental (TCC), técnica essa  preferida e utilizada para manter a pessoa relaxada.  

De que forma os pacientes que serão submetidos aos exames de tomografia ou ressonância magnética, podem ter sua fobia amenizada, com o auxilio da anestesia? 

Como já mencionado acima, existem diversas intensidades da crise de ansiedade pela claustrofobia. Desde um simples mal estar de estar no ambiente em que se encontra, até a sensação iminente de morte. Como para fazer o exame se necessita total repouso, dependendo do paciente, se possuir uma intensidade leve, uma sedação com ansiolítico irá ajuda-lo a se acalmar, fazer um relaxamento, talvez provocar um sono durante o exame e assim, permitir a entrada na máquina para realizar o exame.

Nos casos mais graves do ataque de ansiedade, não há outra solução do que realizar a anestesia geral. O procedimento do exame da ressonância magnética costuma demorar cerca de 30minutos a 1 hora. Nesse período, o paciente deve ficar imóvel por completo e sendo assim, somente a anestesia geral irá promover esse repouso total.

Estamos acostumados a ouvir que anestesia geral somente é feita para cirurgias e traz riscos a saúde. Realmente a anestesia geral possui seus risco como anafilaxia, broncoaspiração (respirar conteúdo gástrico), alterações do estado clinico cardiovascular, renal e pulmonar. Atualmente os fármacos e técnicas de anestesia promovem enormes seguranças e mínimas chances de eventos adversos. Com tudo, temos que lembrar que os benefícios de realizar o exame sempre devem ser maiores do que os riscos. Todavia, se o paciente necessita realizar esse exame para diagnóstico por exemplo de câncer, hérnia de disco, distúrbios neurológicos entre outros, a descoberta e auxilio no diagnóstico valerá o risco de possíveis complicações da anestesia geral.

Portanto, as técnicas e fármacos que promovem a anestesia geral e sedação, permitem pessoas que sofrem de claustrofobia, a realizarem os exames de imagem permitindo a investigação clínica através dos exames de rastreiros de imagem.

Sabia disso? Pois é, assuntos que descomplicam a medicina você só vê por aqui, no Descomplicando a Medicina. Confira nosso vídeos explicativos e sobre cirurgias no canal do YOUTUBE: DESCOMPLICANDO A MEDICINA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados