A gestão centralizada do trabalho, ou seja, quando o gestor tomar todas as tarefas para si pode impactar negativamente nos resultados da empresa. A dificuldade de delegar tarefas acaba interferindo tanto na saúde do profissional, por estresse desnecessário, como na baixa produtividade, por maiores chances de descumprimento de prazos e de erros no processo devido ao acúmulo de funções. Nesse sentido, o melhor caminho para o gestor descentralizar as tarefas
O trabalho da secretária
remota é trazer agilidade, segurança e credibilidade no processo, assumindo
serviços burocráticos, como atendimento, suporte, financeiro, vendas, entre
outros, garantindo ao empresário uma melhor gestão do tempo e maior atenção ao
seu objetivo e a seus clientes.
Além disso, o serviço
tem flexibilidade na contratação, com aproveitamento total das horas acordadas,
uma vez que a empresa contrata o serviço pelo tempo que necessitar.
Apesar da importância da
descentralização ainda há muita dificuldade em delegar. Em uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, nos
Estados Unidos, 35% dos executivos afirmaram que precisam aprender a delegar
tarefas para melhorar, enquanto 37% declararam que
buscam ativamente desenvolver essa habilidade.
Dentre os principais motivos
para a descentralização ainda estar engessada nas empresas estão: espírito
paternalista, medo de perder o controle das atividades, aflição na hora de prestar
as contas, falta de tempo e de treinamento e falta de confiança em sua equipe.
Nesse sentido, apesar do
secretariado remoto ser uma alternativa para a descentralização de tarefas, o
gestor também precisa mudar a sua mentalidade e entender a importância de
delegar trabalho para seu time de profissionais. Para isso, é preciso conhecer
bem sua equipe, e a forma de descobrir os pontos fortes e fracos de cada um é
se comunicando de forma ativa.
Além disso, é importante
o gestor observar a maneira com que cada um desempenha suas funções, entendendo
quais são as principais dificuldades da equipe para tentar reduzi-las. Dessa
maneira, é possível saber exatamente o que esperar dos colaboradores e quais
tarefas poderá delegar para cada um, trazendo mais eficiência e confiança em
todo o processo.
Assim, o secretariado
remoto aliado a uma boa gestão descentralizada tira o peso do gestor que
consegue pensar de forma mais produtiva, fortalecendo sua capacidade para
tomada de decisões.
Rachel C. F. Neves - franqueada responsável pela unidade cidade de São Paulo da D.Zortéa Secretariado Remoto, sendo Secretária Executiva Remota Trilíngue. Entre suas características tem uma excelente comunicação verbal e escrita, relações interpessoais fundamentadas na empatia e no profissionalismo e a interculturalidade faz parte do desenvolvimento pessoal dela, com experiência no estrangeiro, visitando diversos países e culturas em três continentes.
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