Pesquisar no Blog

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Como as eleições americanas podem afetar o mercado financeiro?

Profissional em investimentos responde as principais perguntas sobre o cenário pós-eleições e aponta os 15 melhores fundos internacionais com mais rentabilidade

 

A menos de vinte dias das eleições americanas e da disputa entre Trump e Biden, o mercado financeiro no geral começou a colocar no preço a incerteza nos ativos de riscos, segundo a iHUB Investimentos.  

“O principal índice norte americano, o S&P 500, já caiu quase 8% desde a máxima realizada no período do final de agosto e começo de setembro. Porém, vale ressaltar que as ações vinham em um ritmo forte de aumento, o que resulta em uma realização natural na área de investimentos”, explica o sócio fundador da iHUB Investimentos, Paulo Cunha.

Para investidores que estão expostos ao mercado americano, a vitória de Donald Trump ou Biden pode repercutir no mercado financeiro nacional. Abaixo, confira as principais perguntas e respostas sobre possíveis cenários futuros.


  • Quais podem ser os impactos no Brasil?

Quando tratamos do território nacional o contexto é um pouco diferente, devido às preocupações internas como, desajuste fiscal, saída de integrantes da equipe econômica governamental e a falta de integração entre o congresso e o governo, que já vinham penalizando os preços dos papéis, de acordo com Cunha.

“Atualmente, o mercado está começando a olhar mais diretamente para as eleições dos Estados Unidos, o que insere um peso a mais para os ativos de riscos do Brasil”, comenta.


  • Como estão os fundos internacionais?

Existem duas categorias de fundos internacionais: os dolarizados e não dolarizados. Nesse momento de incerteza, o tipo dolarizado pode se beneficiar uma vez que o dólar costuma subir, e isso por sua vez traz resultados positivos aos fundos. Já os não dolarizados podem sofrer um aumento na volatilidade das ações e outras classes de ativos, sem o benefício de surfar a alta do dólar, explica o sócio fundador da iHUB.

Para ilustrar esse cenário, Paulo Cunha lista os 15 fundos que mais performaram até agora, em 2020:

Fundos internacionais

Rentab. Set/20

Rentab. 2020

Morgan Stanley Global Opportunity Dolar Advisory FIC FIA IE

3,00%

86,27%

Western Asset FIA BDR Nivel I

-1,39%

65,29%

JP Morgan Dólar Global Macro Opportunities FIM - IE

2,68%

47,79%

Trend Bolsa Americana Dolar FIM

-1,56%

46,52%

PIMCO Income Dólar FIC FIM IE

2,51%

39,94%

Western Asset Macro Opp Dólar FIM IE

1,43%

37,93%

Neuberger Berman US Multi Cap Opportunities Advisory FIM IE

-0,85%

33,89%

BNP - Access Europe FIA - IE

0,09%

32,02%

AXA WF Framlington Digital Economy Advisory FIC FIA IE

-3,02%

26,89%

Dahlia Global Allocation FIC FIM

-1,86%

24,79%

Trend Tecnologia FIM

-5,38%

21,48%

Geo Empresas Globais FIC FIA IE

2,00%

20,65%

Legg Mason Clearbridge US Large Cap Growth FIA IE

-4,00%

18,67%

AXA WF Framlington Robotech Advisory FIC FIA IE

-1,08%

17,18%

JP Morgan Global Macro Opportunities FIC FIM IE - Classe A

-0,07%

7,02%

Fonte: iHUB Investimentos


  • Qual a importância do hegde para as eleições?

 “Ter uma carteira diversificada é o ideal, para que contenha um hedge natural para as oscilações do mercado. Os ativos que mais podem se beneficiar de um ambiente mais avesso a risco é o dólar e o ouro, por exemplo. Por isso, recomendamos que a carteira de um investidor com perfil agressivo tenha boa parte do portfólio em ações que contenham dólar e ouro como forma de proteção, conhecido como hedge”, explica Cunha. 


  • Como fica o mercado de ações pós-eleições?  

De acordo com uma pesquisa da XP Investimentos, cerca de 89% dos assessores acreditam que o Ibovespa deve terminar 2020 acima dos 110.000 pontos. A projeção da XP está em torno de 115.000 pontos, com isso, é possível ter um potencial de valorização entre 15 e 19%, considerando o patamar atual de 96 mil pontos.

Devido a essa volatilidade causada na bolsa de valores, o investidor pode usar essa situação ao seu favor, para realizar novas aplicações. “Muitas ações voltam ao preço de meses atrás e começam a chamar atenção dos analistas por estarem muito descontadas, como as ações da Marfrig (MRFG3)”, explica Cunha.

Segundo o especialista, quando tratamos do S&P 500 os números são positivos. De junho a setembro os números foram: junho + 1,84%, julho + 5,51%, agosto +7,01% e setembro -3,92%. “Nos próximos meses pode ser normal vermos alguns ajustes negativos, por conta das incertezas referentes as eleições americanas, porém, o viés de longo prazo continua sendo de alta para a bolsa norte americana”, finaliza Cunha.

 



Paulo Cunha - sócio fundador da iHUB Investimentos, empresa especializada em assessoria de investimentos, com mesa de operação atuante em ações, derivativos e câmbio em tempo real. Possui mais de 1,5 mil clientes no Brasil e em 2014, firmou parceria com a maior plataforma de investimentos da América Latina, fundando a iHUB e sendo um escritório credenciado a XP Investimentos. Desde então, é diretor executivo da empresa, que possui matriz na Vila Olímpia e Alphaville, em São Paulo e Barueri. Também é palestrante e professor sobre investimentos de cursos em plataformas EAD.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados