Procon-SP convocará
reunião com principais varejistas do comércio eletrônico para solicitar que
tomem providências para atender melhor o consumidor
O segundo semestre de 2020 ainda não fechou e a
Fundação Procon-SP já registrou 120.714 mil reclamações relacionadas a
problemas sobre compras online, praticamente o mesmo número do primeiro
semestre inteiro que foi de 121.173. Demora ou não entrega do produto e problemas
com cobrança são os questionamentos mais recorrentes.
Até o dia 17 de outubro deste ano já somam
241.887 demandas contra 78.419 de todo o ano de 2019, um aumento de 208%.
Para o diretor executivo do Procon-SP, Fernando
Capez, "Independente do aumento da demanda gerada pela pandemia ou
quaisquer outras ocasiões específicas, os dados demonstram que as empresas não
se preparam para as vendas online. Fornecedores vendem o que não têm no
estoque, atrasam a entrega, não avisam sobre a cobrança do frete, são muitas
reclamações e, por parte das empresas, respostas automáticas e
protelatórias".
Diante desse panorama e, já antecipando os
problemas que poderão se repetir na Black Friday, o Procon-SP convocará uma reunião
com as principais empresas do comércio varejista eletrônico. "Vamos
solicitar que tomem providências para atender aos direitos dos consumidores.
Esses fornecedores precisam investir mais no seu pós-venda, o consumidor não
pode ser refém de empresas que só pensam em vender", afirma Capez.
Veja aqui dicas de como evitar problemas
ao fazer compras online .
Para o consumidor que tiver problemas com
compras pela internet ou outra questão de consumo, o @proconsp disponibiliza canais
de atendimentos à distância: no site (www.procon.sp.gov.br),
aplicativo - disponível para Android e iOS - ou via redes sociais; para as
denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.
Procon-SP
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