@cansei_vendi vai na contramão da retração do mercado mundial de luxo e investe em produtos sustentáveis para complementar acervo de seminovos de grife
O consumo
consciente ganhou força durante a pandemia; é uma consequência positiva e que
vai permanecer no "novo normal". Inserido na tendência de economia
circular, o brechó de luxo @cansei_vendi ( www.canseivendi.com.br)
registrou um crescimento de 30% de abril a julho em comparação ao mesmo período
do ano passado e expande o acervo de seminovos com a criação da seção New
But Sustainable, que traz produtos sustentáveis novos para complementar o
portfólio.
"Essa
temporada de isolamento consolidou a mudança de mindset das pessoas. O cliente
não quer apenas uma bolsa bacana, quer aquela que também está atrelada a uma
prática consciente e à redução do impacto ao meio-ambiente. É um pensamento que
veio pra ficar", afirma Leilane Sabatini, CEO da empresa. Recente pesquisa
do Instituto Locomotiva comprova a análise, ao mostrar que 42% dos entrevistados
confirmaram uma maior preocupação com as marcas em si.
Enquanto
as vendas globais do mercado de luxo tiveram uma queda estimada de 25% no
primeiro trimestre e devem somar um encolhimento entre 20% e 35% em 2020 -
segundo a consultoria Bain & Company -, o @cansei_vendi registrou um
aumento expressivo nas transações e atingiu recorde de faturamento mensal em
agosto. "As pessoas não estão viajando, por conta das restrições para
conter o coronavírus, e a alta do dólar tornou os importados inviáveis",
analisa Leilane.
Para
compensar o prejuízo durante a crise, grifes como Chanel e Louis Vuitton
aumentaram os preços mundialmente. E o reflexo foi sentido na plataforma
brasileira, em que as bolsas lideraram as saídas nos últimos meses -
especialmente as dessas duas marcas -, seguidas por relógios e joias.
Brechó de luxo aposta em sustentabilidade e consumo consciente pós-pandemia
Mais
exigente, o consumidor mudou os hábitos de compras e leva em conta fatores
ambientais e sociais em suas escolhas. O New But Sustainable contempla peças de moda sustentável e produtos naturais e
artesanais. "Somos pioneiros em fomentar a moda circular. Estávamos
focados em seminovos de alta-costura, por conta da qualidade e durabilidade, e
decidimos ampliar para abranger o conceito como um todo", conta Leilane,
que criou o @cansei_vendi
em 2013.
Enquanto
os itens do segmento second hand passam por minuciosa curadoria e controle de autenticidade -
tanto da equipe interna quanto da empresa americana Real Authentication, que é
especializada em artigos de luxo - para evitar falsificações, a nova categoria
tem marcas locais também selecionadas a dedo, para garantir que a origem das
matérias-primas e os processos de fabricação sejam coerentes com a proposta
eco-friendly.
O
marketplace tem mais de quatro mil peças seminovas de mais de 120 grifes, distribuídas
nas seções de vestiário feminino, masculino, infantil e home & decor, com
valores até 80% menores aos das lojas. "A moda é cíclica, os produtos
invariavelmente voltam a ficar em alta. E o futuro do consumo é a economia
circular. É um caminho sem volta, uma consequência positiva desse momento em
que passamos", diz Leilane.
@cansei_vendi
www.canseivendi.com.br
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