Pesquisar no Blog

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

15 sugestões para contribuir na alfabetização das crianças

De acordo com a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite devemos desenvolver consciência fonológica antes de apresentar as letras para as crianças. “As crianças precisam aprender que as letras têm sons, que existem palavras que começam com o mesmo som e outras palavras terminam com o mesmo som. Essa percepção dos sons, ou seja, essa sonoridade, tem que ser ensinado na primeira infância e  antes do processo de alfabetização. Por isso, é tão importante trabalhar rimas,  aliteração e segmentação silábica.“

Para Lidiane Leite, é muito importante trabalhar também na primeira infância, os pre-requisitos da matemática. “Muitas crianças têm dificuldade em calcular porque não possuem os pré-requisitos para desenvolver um raciocínio matemático, tais como: atenção sustentada e memória de trabalho. “

A especialista ressalta ainda que muitas crianças estão indo para o ensino fundamental sem ter aprendido valor numérico, representação numérica e também não estão conseguindo evocar fatos numéricos básicos como 2 + 2 ou ainda 5 - 2 com rapidez.  Por essa razão, Lidiane Leite lançou o livro-caixinha " Cadê o Resultado? " pela Editora Matrix para ajudar as crianças a desenvolver as habilidades da aritmética. 

Segundo a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite, problemas psicomotores podem afetar e muito a escrita da criança. “Aprender a ler é mais fácil do que escrever,  porque para escrever a criança utiliza mais regiões do cérebro e também porque a criança precisa ter uma maturidade neuropsicomotora adequada. Ou seja, para escrever por exemplo, e necessário ter desenvolvido um bom tônus e um bom equilíbrio.“

Lidiane Leite explica que as habilidades para ler e escrever não são inatas." Não nascemos com essas habilidades preditoras da leitura e escrita e muito menos elas vão surgir de um dia para outro em nosso cérebro. Não existe milagre. O nosso cérebro precisa ser preparado e desenvolvido. Habilidades como fluência de leitura e compreensão de texto tem que ser praticado e muito bem estimulado."

A Neuropsicopedagoga orienta que se tiver atraso na linguagem oral da criança deve procurar uma fonoaudióloga e se a criança tiver problema na escrita, procurar um psicomotricista ou ainda um terapeuta ocupacional para avaliar todos os fatores psicomotores. 

Lidiane Leite finaliza dizendo que 60% das crianças estão terminando o ensino fundamental I sem conseguir ler e escrever palavras bisilábica. Por isso, a especialista recomendando 5 livros, 5 jogos e 5 aplicativos que vão auxiliar e ajudar no processo de alfabetização.

 

Livros

01 - Livro-Caixinha Era uma vez  

02  - Livro O Prato de Trigo do Tigre

03-  Livro-Caixinha Trio de Rimas

04 - Livro-Caixinha Cadê o Resultado?

05 - Livro Eu conto!

 

Jogos

01 - Jogo Dança dos Ovos  

02 - Jogo Trava Letras

03 - Jogo Toca do Coelho

04 - Genius

05 - Hora do Rush  

 

Aplicativos

01 - Silabando

02 - Edu Edu

03 - Same Same

04 - Color Shape

05 - ABC nas Caixas

 

 

Lidiane Leite - Jornalista, pedagoga e neuropsicopedagoga. Atualmente está cursando pós-graduação em psicomotricidade. Possui vários cursos de aperfeiçoamento na área da Educação e da Psicologia. Atualmente, faz avaliações e intervenções no seu consultório. Ministra palestras e cursos sobre educação e comportamento infantil. Escreve artigos e é autora do livro-caixinha "Cadê o Resultado?" publicado pela Editora Matrix. 

Site:lidianeleite.com.br - Instagram: @lidiane_neuropsicopedagoga - Youtube: Neurociencias com Lidiane Leite 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados