Segundo pesquisa da FCDLESP, data
é uma das mais importantes para o varejo e pode dar fôlego para o setor
Apontada pelo pequeno varejo e pelo setor
especializado como a segunda data mais importante do segundo semestre para o
comércio, o Dia das Crianças pode ser mais positivo para o varejo. De acordo
com pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras dos Dirigentes
Lojistas do Estado de São Paulo), para 40% do varejo de São Paulo, a data pode
trazer um aumento de 5% nas vendas do comércio.
“O Dia das Crianças é uma data tradicional para o
comércio, esperamos um impacto positivo nas vendas. É uma grande oportunidade
para os nessa retomada”, explica o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff.
Com a transformação econômica desse ano, cerca de
53,3% dos lojistas supõem que as vendas do Dia das Crianças podem ficar
divididas entre lojas físicas e virtuais. Já para 40%, o e-commerce pode
alavancar as vendas, atingindo os consumidores que preferem receber as compras
em suas casas. Outros 6,7% supõem que as lojas físicas serão as mais
beneficiadas devido ao volume considerável de clientes nas ruas.
Oito em cada 10 lojistas acreditam que facilitar as
formas de pagamento - como aumentar o número de parcelas - é a melhor forma de
atrair os clientes para as lojas, além de oferecer descontos progressivos para
o consumidor levar duas peças, por exemplo.
Para os comerciantes, os setores que mais podem ser
beneficiados são os de brinquedo, vestuário e calçados, além dos eletrônicos,
como celular, tablet, notebook e videogames.
Os lojistas também relatam que por ser uma data
tradicional no varejo, familiares e parentes têm o costume de presentear netos
e sobrinhos e a prorrogação do auxílio emergencial será de grande ajuda para
movimentar o comércio.
A pesquisa foi realizada com a participação das
principais CDLs do Estado de São Paulo.
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