O mercado que já estava em processo de intensa mudança, migrando cada vez mais do meio físico para o digital, teve um gatilho inesperado nos últimos seis meses com o advento da Covid-19 e sua avassaladora consequência em relação a cuidados com a saúde e mudança de hábitos de consumo no mercado, bem como a adequação de necessidades básicas antes passadas de forma desapercebidas, que culminaram com o isolamento social necessário para os devidos cuidados sanitários que chegaram a fechar o comércio por períodos, em um nível nunca antes vistos pela sociedade moderna.
O
fato é que os padrões de consumo virtuais já estavam em uma fase crescente, e
com a aceleração exercida pela pandemia fez aflorar e amadurecer rapidamente
mercados antes mais resistentes e tradicionais, tais como serviços médicos,
educação, lazer, bem-estar, entretenimento e até exercícios físicos, ou seja a
qualidade de vida apenas mudou sua forma e está se adequando aos novos
consumidores.
Bem-vindo
(a) ao novo momento do mercado mutante digital e suas amplas possibilidades.
Toda
essa mudança ocorre em meio a uma das maiores taxas de desemprego já percebida
no Brasil, gerando grande inquietação por parte dos trabalhadores sobre qual
seria o melhor caminho para amadurecer uma carreira em meio a um cenário que
mistura caos e boas oportunidades mercadológicas, uma vez que cerca de 12,7
milhões de brasileiros estão fora do mercado de trabalho e ávidas por dias
melhores.
Nessa
linha de pensamento, podemos destacar que todas essas mudanças e novos hábitos,
tecnologias e possibilidades emergentes têm o conhecimento e adaptação na área
tecnológica como fator essencial para sobrevivência não somente em tempos
atuais, mas no pós pandemia que está próximo e com certeza nos apresentará uma
demanda reprimida em vários setores da economia.
Sendo
assim, reafirmamos que, conhecimentos de conceitos de análise e tendência de
mercado, marketing internacional, redação para web, ferramentas de marketing
digital, Google Ads,
Facebook e Instagram Ads, Neuromarketing, Internet das Coisas – IOT, IA, BI – Business Inteligence, Big Data, E-Business e E-Commerce
e Processos de Design
Thinking devem fazer parte do dia a dia de gestores e
empreendedores nesse novo mundo que presenciamos em 2020.
Prepare-se
e tenha uma grande vantagem competitiva no novo momento que o mundo nos
apresenta, seja um profissional acima da média, afinal, como diria Walter Elias
Disney, todos seus sonhos podem ser realizados, se não nos faltar coragem para
persegui-los.
Achiles Batista Ferreira Junior - coordenador do Curso de Graduação em Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter
Nenhum comentário:
Postar um comentário