Ganhar espaço no mercado, atualmente, não é a tarefa mais fácil do mundo. Será que tudo o que é diferente chama a atenção? É importante ressaltar a palavra ‘diferente’, porque para ganhar espaço é essencial ter um diferencial competitivo, que se destaque de maneira positiva entre os concorrentes. Pode parecer complicado visto que há muitos profissionais realizando os mesmos procedimentos, mas lembre-se que os pacientes geralmente não entendem a questão técnica do trabalho clínico, mas sabem o que podem atribuir como positivo ou negativo.
Com isso em mente, é necessário colocar em prática o
pensamento empático, de estar na posição de uma pessoa que não é perita em
determinada área, mas tem experiência com a parte prática de qualquer
estabelecimento. Nesses casos, o ideal é engrenar a sua capacidade com os
desejos do cliente (e também do mercado). Pessoas compram o preço baixo ou o
diferencial competitivo? Então pense nos diferenciais que a sua empresa
oferece.
Mas o que fazer para alavancar a sua clínica e
melhorar o desempenho? Existem muitas coisas que podem afetar o rendimento
financeiro e também a eficiência do seu time, e é preciso avaliar, de forma
minuciosa, para encontrar formas de crescer.
Muitas vezes, ao realizar a análise de um negócio,
percebemos que há ociosidade entre os colaboradores, onde existem muitos
trabalhos atribuídos de forma, além da falta de aproveitamento da carteira de
clientes, já que muitas vezes não há controle sobre o retorno dos pacientes.
Para toda alta, deve existir um retorno, porque isso também resulta em
diagnósticos precisos que geram a retribuição financeira. Para combater esses
problemas, é necessário vê-los como oportunidades para mudança e crescimento.
No Brasil, vemos muitos profissionais que tratam a
questão como uma diferença entre caro e barato. Caro costuma ser o que não vale
o preço e não é assim que os tratamentos devem ser abordados, o ponto principal
é fazer com que o cliente entender o valor. Além disso, existem muitas outras
variáveis que impactam nesse quesito, como a qualidade do serviço e dos
produtos, o atendimento, o ponto da clínica, a equipe, entre outras coisas.
Algo que também prejudica um espaço, e o seu
trabalho, é deixar de verificar constantemente a situação do caixa. Clínicas
sempre sofrem com inadimplência, e não observar isso é extremamente negativo
para os negócios, mas uma vez que essa inconsistência é notada é preciso
retomar o contato com os clientes e oferecer opções de pagamento, além de
trazê-los de volta ao consultório.
Vale destacar que valor e preço são coisas
diferentes. O valor pode ser calculado envolvendo o benefício e o custo,
lembrando que o custo não é necessariamente monetário. Alguns pontos que podem
impactar nessa equação são atrasos, a falta de um estacionamento, o atendimento
da equipe, consultas distantes ou mesmo poucas opções de pagamento, portanto
nem sempre o quesito financeiro é o maior impedimento para o cliente seguir com
o seu serviço, é necessário agregar valor em cada detalhe.
E como a sua clínica está se desempenhando na área
de inovação? É preciso estar em evidência e as redes sociais ajudam muito
nisso, além de procurar meios de comunicação para ganhar mais público e estar
dentro do contexto social da área em que atua. Quem é visto é lembrado, então
investir no seu negócio é uma oportunidade de crescimento.
Toda análise pode levar tempo, mas é fundamental
saber que todo processo de gestão implementado na sua empresa é uma atividade
de meio. Isso significa que a consultoria não faz mágica, sem que o gestor
realize as mudanças necessárias. É necessário somar estratégias com ações, e é
apenas dessa forma se atinge os resultados.
Dr.
Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da
saúde começou a sua carreira em Assis. Após alguns anos, notou a abertura de um
nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de
negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto,
abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS
Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
SIS Consultoria
https://www.sisconsultoria.net/
instagram @sis.consultoria
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