Desenvolvimento social pode ser impulsionado com a abertura de novos polos educacionais
O
Ensino a Distância (EaD) é uma tendência no Brasil. No período de 2009 a 2018,
foi registrado um aumento total de 145% nas matrículas. Entre 2017 e
2018, o aumento foi de 16,9% enquanto as presenciais tiveram uma queda de 2,1%.
Os dados são da 10ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020, que tem
como base números do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Mesmo
com esse aumento, o acesso à educação ainda tem muito espaço para crescer. O
setor do ensino superior ainda é deficitário no Brasil, atendendo apenas 15,3%
da população, valor bem distante dos índices educacionais dos países que
promovem equidade social.
A
abertura de polos de apoio presencial de instituições de ensino superior a
distância é uma realidade e um modelo aplicado para possibilitar que a educação
de qualidade chegue a todos os cantos do país, como é o caso de Afuá, no Pará.
A cidade fica no extremo norte e é conhecida como a Veneza Marajoara pois não
há circulação de carros, apenas bicicletas. O município está localizado no
delta do Amazonas, na Ilha de Marajó e com a instalação do polo do Centro
Universitário Internacional Uninter, milhares de pessoas tiveram acesso à
educação superior, pela primeira vez, em gerações.
A
gestora do polo de Afuá, Marlene da Silva Brito, explica que foi uma revolução
a chegada da Uninter no local. “Trouxe a esperança para muitos jovens que saiam
do Ensino Médio sem perspectiva nenhuma em cursar o Ensino Superior. Hoje
atendemos pessoas oriundas de diversas localidades da Ilha do Marajó, entre
elas Anajás, Chaves e Breves. É gratificante ver como contribuímos de forma
significativa para o aumento de oportunidades e para a exploração da mão de
obra da região, pois as empresas e os órgãos governamentais conseguem suprir
seus quadros de funcionários com a força de trabalho local. O mais importante
disso, é ver os munícipes dedicarem tudo aquilo que aprenderam na academia ao
município”.
Além
de auxiliar no desenvolvimento do Brasil, a abertura de um polo é uma oportunidade
de negócio para empresários da área educacional, ou para empreendedores
dispostos em investir e prosperar na modalidade de ensino que mais cresce em
território nacional.
“O
crescimento do ensino a distância, há algum tempo, já supera o do presencial.
Por possibilitar mais flexibilidade e praticidade, a modalidade
será, cada vez mais utilizada pelos estudantes. Além disso, é um negócio
para o qual há demanda em todos os municípios brasileiros, pois todos querem
acesso à formação superior”, completa o diretor comercial da Uninter,
Mauro Noé.
Grupo
Uninter
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