Solução adotada por todas empresas em função da crise do Covid-19, o home office passará nos próximos meses por uma grande transformação, passando de uma necessidade para uma opção para as empresas. Contudo, muitas já sinalizaram que manterão esse modelo de trabalho em função dos benefícios observado.
Para quem não tomou
essa decisão ainda, será necessário muito cuidado para a tomada de decisão
acertada, levando em conta que o sucesso do modelo em um período de
confinamento e crise não significa que terá o mesmo resultado em condições
normais. Para o momento que chega alguns novos cuidados deverão ser tomados
pelas empresas, principalmente em relação a segurança e saúde do trabalhador.
"É complicado
avaliar os resultados do home office apenas pelo período da pandemia, pois foi
um momento de urgência, com a tomada de medidas emergenciais, isso, fez com que
muitos ponto relacionados às leis trabalhistas não fossem analisados em sua
profundidade, o que deve mudar com a retomada, com maior preocupação com a
adequação das estações de trabalho, saúde do trabalhador e fiscalização",
analisa Tatiana Gonçalves, sócia da SST Home Office .
A especialista se
refere ao fato de que, segundo a legislação trabalhista, também é preciso ter
atenção especial aos postos de trabalho e a saúde dos colaboradores que estão
em home office. Ponto importante é que muitas das regras usadas para empresas
terão que ser replicadas nas residências.
Ações que foram
tratadas por poucas empresas no período de pandemia terão que ser replicados
nas demais, minimizando problemas trabalhistas, e Tatiana Gonçalves cita alguns
destes:
• Estação de trabalho
- será preciso montar estruturas adequadas para os colaboradores nas casas,
levando em conta local, mobiliário e demais estruturas. Muitas vezes a empresa
terá que arcar com parte destes custos;
• Ergonomia - Será
preciso que a empresa tenha suporte de profissionais como fisioterapeutas para
adequar a ergonomia, que proporcionam conforto e saúde no home office. Cuidados
básicos colaboram para que a rotina de trabalho não seja prejudicial.
• Acompanhamento - a
empresa deverá fazer um acompanhamento constante do trabalhador, educando para
que ele faça constantemente um checklist do mobiliário do home office e uma
autoavaliação da postura no trabalho, para enxergar a forma que se está
trabalhando e identificar sintomas como dores e estresse.
• Higienização e
organização - mais um importante processo educacional que a empresa deverá
aplicar aos colaboradores é em relação aos cuidados para manter os ambientes de
trabalhos higienizados e organizados, minimizando problemas de saúde, erros e,
até mesmo, uma imagem inadequada em caso de reuniões virtuais;
• Bem-estar físico -
será fundamental orientações sobre postura e ensinamentos sobre exercícios que
possam relaxar o físico de possíveis estresses ocasionados no trabalho.
"Esses são apenas
os cuidados básicos que toda empresa terá que ter com os trabalhadores no
momento do home office. Tomando parte desses cuidados a empresa já estará
assegurada de boa parte de possíveis problemas futuros", explica Tatiana
Gonçalves.
Para facilitar esse
caminho para a empresa se adequar a essa nova realidade, a SST Home Office
criou um curso online especial SST em Home Office, que aborda os
principais pontos sobre o tema, com três módulos de vídeo aula, onde
especialistas orientam como os colaboradores deverão se adequar a essa nova
realidade.
Os cursos estão em uma
plataforma totalmente segura e o aluno é monitorado via CPF para comprovação em
relação ao cumprimento da carga horária, junto com uma avaliação para ser
respondida e arquivada em um sistema, para comprovação futura em possíveis
fiscalizações trabalhistas. Para saber mais sobre o curso basta acessar o site:
http://materiais.moemaassessoria.com.br/ssthomeoffice .
Nenhum comentário:
Postar um comentário