Em meio ao cenário de incertezas que o
mundo está vivendo em meio à pandemia e ao cenário econômico, as empresas
enfrentam ainda o desafio de mais do que motivar seus colaboradores, conseguir
engajá-los. Afinal, todos buscam profissionais comprometidos com resultados,
mas muitas empresas não se atentam ao papel e importância do endomarketing para
ajudar nesse objetivo.
Segundo Rodrigo Bonissato, o diretor da
Intramark, agência especializada em endomarketing e eventos, as ações de
marketing interno devem ter como meta proporcionar um ambiente em que os
profissionais possam produzir mais e melhor. Para isso, ele enumera cinco
dicas de como otimizar as ações internas de uma empresa.
1- Tenha o colaborador como
foco
Endomarketing
é o marketing direcionado ao público interno da empresa tem como objetivo
central focar nas pessoas para gerar resultados. Ao trabalhar o marketing
interno você está trabalhando a evolução de seus funcionários, que são os
principais responsáveis pelo sucesso da empresa e precisam ser os primeiros a
entender toda a sua atuação.
2- Trabalhe o endomarketing em
várias frentes
Existem
diversas formas de se fazer endomarketing e o ideal é utilizar mais de uma
delas, trabalhando em várias frentes. Por exemplo, realizando ações com a
finalidade de promover a interação do funcionário juntamente com a empresa,
criando métodos motivacionais, eventos, treinamentos, premiações que mostram
valorização do profissional, não apenas ao atingir metas, mas por comemorar mais
um ano de empresa, por exemplo.
3- Alinhe suas ações com o
propósito da empresa
O
Endomarketing é feito para aumentar índices de produtividade, níveis de
qualidade e alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. Por isso,
as ações precisam estar alinhadas sob a mesma cultura e objetivos. De uma
maneira clara, a empresa precisa viver o que prega, pois, discursos vazios, sem
aplicação prática, são percebidos pelos colaboradores e isso que faz toda a
diferença no dia a dia.
4- Implante as ações de acordo
com as necessidades da empresa
Para
saber a melhor abordagem o ideal é uma pesquisa com o time de RH da empresa e
os funcionários solicitando feedbacks anônimos sobre a empresa e ambiente de
trabalho, identificando as fraquezas fica mais fácil planejar uma ação
personalizada para aquele ponto de melhoria, ressaltando que o endomarketing é
um processo contínuo e não pontual, deve ser constantemente engajado com o
público.
5- Mensure os resultados
Toda
empresa que tem como objetivo otimizar seus resultados e aumentar a
produtividade estabelece metas a serem atingidas e mensura seus resultados. No
endomarketing isso pode ser feito por meio de comparações de desempenho antes e
depois do engajamento de endomarketing, além de pesquisas de feedback dos
funcionários em relação à empresa.
Os resultados destas ações se traduzem
em um bom clima organizacional, perspectivas de carreira e identificação
pessoal com a empresa e seu propósito, a motivação surge naturalmente. Os
colaboradores ficam mais felizes e realizados e dão o melhor de si para crescer
junto com a organização. O resultado disso é o aumento na produtividade das
equipes. Consequentemente, isso também gera uma melhora nos serviços e no
atendimento aos clientes. Todos saem ganhando com essas ações: empresas,
funcionários e clientes.
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