No Brasil, o SPC Brasil estima que temos cerca 110 milhões de cadastros positivos e esse número só aumenta. Após à inclusão dos dados do sistema bancário, vivemos a inserção dos dados de consumo continuados, água, luz, gás, operadoras de telefonia e TV à cabo. O ingresso dessas informações no Cadastro Positivo é muito importante porque contribui para a pontuação de bons pagadores desbancarizados - brasileiros que não movimentam a conta bancária há mais de seis meses ou preferem não ter conta em banco.
A
adoção do Cadastro Positivo injetará na economia até R$ 1,3 trilhão e poderia
incrementar cerca de R$ 790 bilhões em geração de novos negócios, de acordo com
a estimativa pré-pandemia feita pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito
(ANBC).
Na
próxima fase do Cadastro Positivo, serão inclusos os dados do varejo,
principalmente do private label, conhecido como marca própria, que concede
crédito na “praça”. Além disso, pessoas com outras naturezas jurídicas, como as
do ramo de construção civil, que se auto financiam, também serão adicionados
nessa nova etapa. É importante frisar que, as compras relacionadas a imóveis ou
terrenos, quando pagas em dia, por meio de um instrumento particular, impactam
positivamente, pois esses tipos de transações podem ser ingressos para o Cadastro
Positivo.
As
estimativas espelham-se na experiência do modelo no restante do mundo, após à
implantação do Cadastro Positivo nos Estados Unidos, a taxa de acesso de
crédito mais que dobrou, alcançando 80% dos consumidores, segundo a Corporação
Financeira Internacional (IFC). Além disso, efeitos positivos também foram
acompanhados na Argentina e Alemanha.
O que é o Cadastro Positivo?
Também
conhecido por CP, é um mecanismo de pontuação (score), onde os bancos de dados
ranqueiam o consumidor por meio da análise dos seus pagamentos e não mais
aquilo que foi deixado de pagar. Dessa forma, temos uma maneira mais
inteligente de avaliar a capacidade de endividamento e, portanto, conceder
crédito.
Nesse
modelo são avaliados tópicos relacionados aos pagamentos, como a pontualidade e
o histórico, essa análise ultrapassa as relações bancárias, pois também se
avalia o hábito de pagamento, no que ajuda a alcançar também os
desbancarizados, negativados e o conjunto familiar.Instituído por lei, o
Cadastro Positivo propõe uma relação mais transparente entre credor e
consumidor, como diminuir de taxas de juros, facilitar à entrada das fintechs
no mercado com propósito de aumentar à concorrência e baratear o serviço
financeiro, e no momento atual, após à proibição da publicidade da negativação,
o CP se mostra a melhor solução de análise de crédito para o mercado.
Como saber se o Cadastro Positivo é efetivo para o mercado?
No
início do ano, foi dada à largada para apresentação do relatório sobre impacto
do Cadastro Positivo na concessão de crédito no Brasil. De acordo com a
legislação do BC (Banco Central) um relatório será produzido, 24 meses
após o início das consultas desse cadastro, para assim poder avaliar os
impactos do mecanismo na democratização do crédito, oportunidade que poderemos
avaliar o sucesso da implementação do Cadastro Positivo e o avanço no aumento
do crédito direto e crédito bancário.
Diante
desse cenário, podemos considerar o CP como um caminho para um custo do crédito
mais barato e democrático, pois o acesso ao crédito deve ser entendido como
instrumento de democracia e de fomento à riqueza.
Alexandre
Damasio Coelho - presidente da CDL São Caetano do Sul e advogado.
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