Muitas vezes temos a concepção errada de que mídias sociais são plataformas fáceis de se lidar, muito por se tratar de ferramentas das quais todos temos acesso. Porém, usar de forma pessoal é diferente de usá-las para os negócios. Existem métodos e estratégias que facilitam nosso desempenho nas mídias sociais e é possível identificar erros muito comuns cometidos tanto por empresas quanto por marcas em seus perfis. Falta de frequência, perfis-vitrine e posicionamento apenas em uma mídia social são exemplos comuns do que não se deve fazer. Evitar esses erros contribui para a potencialização do alcance, a visibilidade da sua marca e a conquista de clientes. Listei alguns tópicos que tratam de erros que você pode já ter cometido, e pode se atentar para não repetir as falhas.
Frequência, consistência e conteúdo de valor
Um dos maiores erros cometidos por marcas e
empresas nas mídias sociais é a falta de frequência e consistência em seus
perfis. Postar e alimentar o perfil com conteúdo de valor é muito importante
para a visibilidade da marca nas mídias sociais, principalmente naquelas que
possuem bilhões de usuários ativos. Quando queremos atingir um certo público nas
mídias sociais, mas não possuímos frequência, não seremos vistos e não
conseguiremos ser relevantes para o nosso nicho. Frequência e consistência
contribuem colaboram para que você se torne uma referência, melhoram a
reputação da sua marca e gera retorno.
Entretanto, um alerta: quantidade não é qualidade.
É preciso que você crie e compartilhe conteúdos de valor em seu perfil. Eles
devem ser relevantes, gerar valor inspirar sua audiência.
Perfil-vitrine
Muitas vezes encontramos perfis de marcas e lojas
nas mídias sociais que parecem vitrines, possuem apenas os produtos e serviços
oferecidos, sem nenhum conteúdo de valor, posts interativos ou interessantes.
Isso é um erro muito comum cometido pelos perfis de negócios. É necessário ter
em mente que nossos perfis nas mídias sociais não são um portfólio só de
produtos. É claro que, hoje em dia, existem ferramentas, como a do Instagram e
do WhatsApp Business, que permitem a exposição e a venda de produtos através da
plataforma.
Contudo, a maioria das pessoas não visita as mídias
sociais no intuito de comprar, mas sim de se entreter, se inspirar e aprender.
A compra é uma consequência de uma experiência que a pessoa teve ao visitar o
seu perfil. Portanto, é preciso mesclar, em seu perfil, conteúdo de valor e
solução de problemas com a exposição dos seus produtos, serviços, descontos,
etc.
Feedback demorado
As mídias sociais são plataformas que foram
transformadas em um canal de conexão com potenciais clientes de marcas e
negócios, plataformas onde ambos podem se conectar de maneira rápida fácil e
prática. Por isso, o feedback rápido é muito importante para o desempenho do
seu negócio. E o que não falta é opção nas mídias sociais. Logo, se você não
responde o seu cliente de forma rápida, ele pode procurar outras opções que
ofereçam produtos ou serviços similares aos seus. É importante checar as mídias
sociais mais de uma vez ao dia. Desenvolver um planejamento vale a pena para
aqueles que atuam em diversas áreas do negócio, seja na gestão, comercial ou
financeira.
Outro erro muito comum em relação ao feedback
ocorre, principalmente, no Instagram. Muitas vezes os perfis de marcas recebem
mensagens de clientes em suas DMs e apenas curtem aquela mensagem ou enviam
respostas padronizadas. É claro que, quando se trata de marcas grandes ou
perguntas recorrentes, vale a pena criar atalhos com mensagens programadas.
Mas, na maioria dos casos, desenvolver uma relação e confiança via um bom
atendimento com o seu cliente, usando ferramentas, como mensagens
personalizadas, é extremamente relevante na decisão final de compra dele. Além
disso, a própria plataforma do Instagram, nesse caso, entende que você está
dando uma atenção especial à sua audiência e potencializa a entrega dos seus
posts.
Se posicione em todas as mídias sociais
Estar presente em mais de uma mídia social
contribui para o alcance e para a visualização da sua marca, porque facilita
que mais pessoas encontrem o seu perfil. Mídias sociais, como o Instagram e o
Facebook, são essenciais para o desenvolvimento de estratégias de marketing
efetivas e de conexão com clientes, mas também é possível e valioso se
posicionar em mídias sociais como Pinterest, TikTok e LinkedIn.
Se posicionar em várias mídias sociais não é fácil,
pois demanda planejamento e organização, mas é necessário. Além disso, se você
só utilizar uma mídia social e, porventura, ela acabar ou cair em desuso, você
perderá toda a sua audiência.
A lição que fica é: tente identificar esses
gargalos nas suas mídias e evitá-los ao máximo. Você vai poder construir um
perfil mais engajado e, com planejamento e técnicas simples, já perceber um
retorno melhor.
Paula Tebett - criadora de conteúdo, especialista
em marketing digital e empreendedora apaixonada por comunicação. Graduada pela
FACHA (jornalismo) e Fundação Getúlio Vargas (marketing). Tem experiência de
mais de 10 anos em Marketing e hoje atua como consultora e palestrante,
ministrando treinamentos em mídias sociais.
Site: paulatebett.com.br
Instagram:
@paulatebett
Podcast: OS MAIORES ERROS NAS MÍDIAS SOCIAIS |
Paula Tebett
https://www.youtube.com/watch?time_continue=18&v=iheZUUW5hHU&feature=emb_title
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