Segundo uma
pesquisa recente com 850 brasileiros, a possibilidade de continuar trabalhando
remotamente ainda é incerta para muitos funcionários
Muitos países já estão retomando suas atividades e
algumas regiões brasileiras também estão adotando esse ritmo e liberando a
abertura de escritórios e estabelecimentos comerciais, mesmo que as taxas de
contágio da Covid-19 ainda estejam crescendo. Com isso, gestores analisam as
mudanças e decidem sobre o futuro do trabalho.
Em pesquisa da Toluna encomendada pela Zoho com 850
brasileiros - dentre eles 450 empresários e tomadores de decisão - sobre
business continuity, trabalho remoto e o futuro do home office, 49% das
empresas entrevistadas ainda estão incertas em relação ao futuro dos
colaboradores após esse período de isolamento social e trabalho remoto.
Segundo Rodrigo Vaca, Diretor-Geral da Zoho Brasil,
é possível notar que as decisões sobre trabalho remoto serão tomadas após a
normalização das atividades empresariais e controle da pandemia mundial.
“Segundo nossa pesquisa, uma das grandes dificuldades dos empresários e
tomadores de decisão foi acompanhar o que seus colaboradores estavão fazendo.
Portanto, essa retomada acontecerá, grande parte, para suprir as necessidades
da empresa de manter a excelência no trabalho dos colaboradores e a segurança
ao lidar com documentos internos sem comprometer a segurança”, disse ele.
Embora a decisão de continuar com o trabalho
home-office ainda não tenha sido tomada por grande parte dos gestores, alguns
hábitos serão mantidos e serão essenciais para garantir o desempenho e
continuidade dos negócios.
Cerca de 67% dos entrevistados estão em regime de
trabalho remoto: 55% migraram para essa rotina por conta da COVID-19
e 12% já trabalhavam remotamente. Os 33%
restantes afirmaram não estarem trabalhando de casa. Para
Rodrigo Vaca os dados demonstram que a maioria das empresas acabou se adaptando
ao trabalho remoto, mesmo no curto prazo.
Com o avanço da doença e a necessidade de migrar
para o trabalho remoto, a fim de que as empresas pudessem continuar
desempenhando suas funções, a Zoho ofereceu gratuitamente o Zoho Remotely, uma
plataforma composta por 11 softwares de produtividade, como Zoho Meeting (para
reuniões virtuais), Cliq (comunicação interna), ShowTime (apresentações),
Projects (gerenciamento de equipes e projetos), WorkDrive (armazenamento e
compartilhamento de documentos), Writer (editor de textos) e Sheet (planilhas).
“As empresas com maiores possibilidades precisam
auxiliar os pequenos e médios empresários a manterem seus negócios. Acreditamos
que as PMEs sejam o coração das comunidades e por isso, disponibilizamos
gratuitamente nossos softwares para qualquer um que precise de ferramentas de
ponta e que preza pela segurança de dados e informações”, concluiu o executivo.
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