Pesquisar no Blog

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Ceias de Natal e Réveillon também podem ser saudáveis


Promessas de emagrecimento para o novo ano exigem metas e planejamento


Emoções, festas e promessas ganham destaque com a chegada do fim do ano. Em cada ceia, os pratos decorados saltam aos olhos e, em muitos casos, as lembranças da infância ficam afloradas, resultando em uma combinação perfeita para exageros.

A psicóloga e especialista em emagrecimento, Aline Del Rio, explica que as festas de Natal e de Ano-Novo estão muito relacionadas a sentimentos de união da família e confraternização. “Isso vai fazer com que a gente tenha recordações muito mais fortes, principalmente em relação a comidas, como o pernil que era feito pela avó, o doce que a tia fazia. Assim como em outras festas, esta época de fim de ano tem essa característica também”, comenta.

Em meio a tudo isso, a dica é tentar, antes da ceia, comer de forma saudável. “Fazer um bom café da manhã e um almoço melhor, para, quando chegar a ceia, você se permitir comer de tudo um pouco. Devemos tomar cuidado quanto ao exagero nas porções, mas temos de nos liberar quanto aos alimentos. Vou pegar um pedacinho disso, saborear, mastigar devagar, sentir o alimento”, orienta ressaltando que uma das práticas que evita a compulsão é o mastigar “Devemos deixar a comida um pouquinho na boca, sentir o sabor e prestar atenção naquilo que está comendo.”

As frutas secas e as castanhas podem ganhar maiores espaços nas mesas durante as festas de fim de ano. Geralmente, são indicadas em qualquer dieta ou reeducação alimentar. “Elas são muito ricas em macronutrientes, como proteínas, carboidratos de boa qualidade e gorduras boas, assim como micronutrientes, que são as vitaminas, sais minerais, alguns agentes naturais anti-inflamatórios. Além de dar saciedade, esses alimentos oferecem todas essas vantagens nutricionais para a pessoa. Por isso, é aconselhável comer entre as refeições frutas secas e castanhas, que ajudarão a pessoa a ingerir menos alimentos. Ainda em relação às frutas secas, como damasco, tâmara e ameixa, elas são ricas em fibras e docinhas, podendo entrar no lugar de algum doce.”

Para a preparação da ceia, a pessoa deve buscar por produtos naturais, e quanto mais natural possível, melhor. A carne, por exemplo, pode ser preparada em casa, com tempero próprio. “Podemos evitar aquela já pronta, de supermercado, com conservantes e produtos industrializados. Nosso investimento também deve ser em vegetais e verduras”, enfatiza Aline.

Já a bebida alcoólica desacelera o metabolismo, atrapalha as funções do fígado, como metabolização de gordura, e é rica em calorias vazias. “Para termos ideia, uma grama de álcool corresponde a sete calorias. Fora isso, trata-se de uma bebida muito inflamatória, tanto que é comum as pessoas ficarem inchadas. Tudo isso acaba prejudicando o processo de emagrecimento em si. A flora intestinal também pode ser afetada e a imunidade atingida pelo álcool. A desidratação também entra na lista das consequências da bebida alcoólica; pois a pessoa acaba bebendo água em excesso e sofre com inchaços. Para isso, a dica é tomar os chás diuréticos, como o de salsinha, cavalinha e amoreira”, comenta.

As promessas que muitas pessoas fazem no fim do ano, principalmente as relacionadas a questões de emagrecimento, estão totalmente ligadas às emoções. “Temos a tendência de lembrarmos das coisas que aconteceram no ano que está terminando, assim como naquilo que não conseguimos atingir. E como se trata de um período em que as pessoas estão mais tranquilas, elas ficam muito mais aptas a terem novas metas. A grande dificuldade é quando a pessoa volta à rotina, ou seja, sempre acaba deixando para depois a busca pela meta. Não basta apenas ter uma meta, é preciso criar estratégias para alcançá-la, como fixar uma data e fazer um planejamento. Para uma mudança de hábito, os passos precisam ser devagar. Não podemos colocar uma meta muito grande para ser atingida. Podemos pegar essa meta e dividi-la em metas menores para se obter maior sucesso. O deixar para depois é o grande sabotador do emagrecimento”, conclui. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados