Pesquisar no Blog

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Beleza e durabilidade: os cuidados necessários com impressões fine arts para preservação de pinturas e fotografias



Técnica que utiliza deposição de pigmento mineral em papel enaltece imagem e favorece a longevidade dos impressos


Sabe aquela foto rica em cores, registrada em uma paisagem de serra, que você deseja emoldurar e guardar como recordação? Ou até mesmo aquela pintura que você admira, cujos tons e texturas carregam propriedades de uma técnica artística? Pois então, atente-se a esta observação: os aspectos originais dessas obras de arte correm sérios riscos de deterioração pelo tempo, caso detalhes não sejam reparados na hora de pensar na conservação.
Não basta apenas emoldurar, uma impressão fine art exige certos cuidados para ser preservada. 
Suhmaya Bernstein

O chamado de fine art consiste em imprimir fotografias, pinturas, desenhos e artes digitais por processo de deposição de pigmento mineral em papéis de fibra de algodão ou alfa celulose. Essa técnica favorece a durabilidade do trabalho e preserva suas características originais, impedindo imperfeições em traçados ou alterações nas cores, por exemplo. É o modelo de impressão que atende aos critérios exigidos por museus e galerias.

Porém, uma obra fine art exige certos cuidados para que o trabalho seja conservado, principalmente na hora de emoldurá-lo. É necessário usar materiais que sejam livres de ácido, para não causar amarelamento na imagem. Vale lembrar que é importante isolar a madeira da obra. Para isso, é colocada uma fita de conservação dentro da moldura. Dessa maneira, você impede que o papel seja atacado pela lignina, polímero orgânico encontrado nas plantas terrestres.

O vidro também não pode estar em contato com a arte. O ideal é que seja utilizado um sistema que o afaste da tela, podendo ser o paspatur, que permite uma camada de ar protetora fundamental para a conservação a longo prazo. Por fim, para o resultado de uma obra ainda mais vívida e bonita, a sugestão é a utilização de um vidro art glass, devido suas propriedades de transparência, durabilidade e proteção ultravioleta.

O processo de fine art consiste em impressões por deposição de pigmento mineral em papéis de fibra de algodão ou alfa celulose. 
Suhmaya Bernstein

 “Há um zelo no manuseio e trabalho de emoldurar uma fine art. O tocar no papel é feito com luvas de algodão, para evitar marcas de digitais e contato da oleosidade da pele com a tela.  Devemos isolar a arte do vidro e moldura, e utilizar materiais de conservação de ph neutro. Por fim, o armazenamento deve ser realizado em infraestrutura adequada, evitando locais com altos níveis de umidade. Dessa forma, será possível preservar a beleza da obra final”, explica a empreendedora da Art Molduras Morumbi, Suhmaya Bernstein.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados