Pesquisar no Blog

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Alertas necessários para aproveitar os dias de verão sem fungos



Com a chegada das férias de verão, em um país tropical, é necessária atenção redobrada para mantermos a saúde em dia. Doenças como a micose são muito comuns principalmente em lugares como piscinas e praias, devido ao calor e à umidade. O Observatório Nacional de Onicomicose destaca que quase três em cada dez pessoas avaliadas portavam a doença em unhas das mãos ou dos pés. Micose é uma infecção fúngica que pode acometer pele, couro cabeludo e unhas. 

O contato direto com a lesão ou com um objeto infectado transmite com facilidade por meio da umidade e calor. O dermatologista Alessandro Guedes faz um alerta aos grupos com maior vulnerabilidade para desenvolver a doença, como os casos dos pacientes com Diabetes Mellitus. “Uma infecção fúngica nas unhas ou planta dos pés pode, sobretudo em diabéticos, servir de porta de entrada para bactérias causando infecções como erisipela ou mesmo infecção óssea, chamada de osteomielite”, afirma. Pessoas acima de 40 anos, portadoras de microtraumas decorrentes de atividades físicas, com sistema imunológico debilitado ou que faz uso prolongado de antibióticos também podem desenvolver o problema com mais frequência.
  
O tratamento pode durar até seis meses com uso de medicamento via oral, uso tópico ou terapia combinada. Para prevenir a doença, o dermatologista recomenda não compartilhar os objetos de uso pessoal como o material de manicure, evitar andar descalço em locais que sempre estão úmidos, como vestiários, saunas e lava-pés de piscinas, secar-se sempre muito bem após o banho, principalmente nas dobras, como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés e evitar o uso de roupas molhadas por muito tempo. “Como medida essencial para evitar a infecção é importante manter as unhas curtas e limpas, cuidando para que não haja condições para o acúmulo de resíduos que favoreçam a proliferação de fungos”, ressalta o dermatologista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados