As profissões estão mudando a uma velocidade
exponencial, demandando atualizações constantes. No marketing, isso não seria
diferente. Com um consumidor cada vez mais bem informado, as relações com as
marcas, definitivamente, não são mais como eram antigamente.
De acordo com Phillip Kotler, um dos maiores gurus
do marketing, a área vem passando por profundas transformações. Segundo ele, o
chamado marketing 1.0, que surgiu logo após a revolução industrial, ficou
conhecido como a “era dos produtos”. Nela, eram os clientes que precisavam se
adaptar aos produtos. As empresas faziam poucos esforços para atender às
necessidades do consumidor. Já o marketing 2.0 marcou o período em que as
empresas começaram a se preocupar mais com os consumidores. Com o crescimento
da concorrência, o cliente começou a ter mais opções de escolha.
Depois, surgiu o marketing 3.0, reconhecido como a
“era do valor”. Nessa fase, o marketing estava sustentado sobre três pilares:
colaboração, cultura e espiritualidade. Esse modelo tinha como foco os valores
e entendia o consumidor como um ser humano. Logo, ele deveria estar totalmente
atrelado ao planejamento estratégico da empresa. Mais recentemente, o próprio
Kotler cunhou o termo marketing 4.0, que tem sido chamado de a “era da
sociedade criativa”.
Segundo ele, as empresas continuarão a fazer o
marketing tradicional, centrado na TV e na mídia impressa, mas também centrando
seus esforços e recursos no marketing digital, representado pelas mídias
sociais e navegação mobile. As empresas vão precisar saber
como misturar e conectar o marketing tradicional ao marketing online. E é nesse
contexto que surge a necessidade de atualização desse profissional, que deve
ser capaz de criar uma ponte entre os consumidores e as marcas, aumentando a
conexão e o engajamento entre eles.
O profissional de marketing 4.0 deve ter um perfil
mais estratégico, sendo capaz de circular por várias áreas. Hoje, a comunicação
entre os departamentos é muito mais fluída. Isso quer dizer que esse
profissional vai lidar diretamente com diversas áreas, tendo que circular com
facilidade entre os setores de tecnologia, finanças, logística e muitas outras,
devendo desempenhar um papel mais estratégico e abrangente do que no passado.
Estar atento a tudo o que acontece se tornou um fator imprescindível e de
sobrevivência dentro das organizações.
Por esse motivo, quem deseja sustentar uma carreira
de sucesso no marketing 4.0 precisa estar sempre aprendendo. É preciso ser
inquieto e buscar atualização constante. Não é possível saber tudo, mas é
preciso sempre observar o que faz mais sentido para a sua profissão e para os
seus objetivos de crescimento. Participar de lives, webinars, fóruns de discussão,
ler livros e ouvir podcasts sobre os cases do momento pode
ser muito interessante.
A educação formal, como cursos de graduação e
especialização, ainda são importantes, mas eles já não são mais as únicas
alternativas. Hoje, a própria internet oferece muitas opções de conteúdo pago e
gratuito. Além disso, existem muitos cursos de curta duração, que ajudam na
busca por conhecimentos mais técnicos e específicos, já que a própria
universidade, muitas vezes, não tem conseguido acompanhar as novas necessidades
que o mercado tem demandado dos profissionais de marketing.
A troca de ideias também é imprescindível. Faça
benchmarking. Marque cafés e almoços com colegas de profissão.
Descubra o que as outras empresas e os outros profissionais da sua área estão fazendo.
Normalmente, as pessoas têm muito receio de compartilhar informações, mas é
importante mostrar um pouco do seu negócio e estar aberto para conhecer o que
está sendo implementado em outras empresas. Contextos diferentes ajudam na
oxigenação das ideias. No fim, todos saem ganhando.
É importante que o profissional de marketing 4.0 se
perceba como um agente de mudanças. Não basta mais ser um especialista em sua
área de atuação. É preciso ser generalista, saber conectar informações de áreas
diferentes. A multidisciplinariedade ajuda a desenvolver visões mais apuradas.
No fundo, o que o novo profissional de marketing mais precisa ter é garra,
determinação, curiosidade e força de vontade. O sucesso chega para aquele que
sabe aplicar seus aprendizados de uma maneira estratégica, envolvendo a
companhia como um todo.
Felippe Virardi - formado
em administração de empresas, executivo com mais de 10 anos de experiência na
área de marketing e vendas e headhunter na Trend Recruitment,
consultoria boutique de recrutamento e seleção para marketing e vendas.
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