Aumenta também número de lares que combinam
alimentos industrializados e alimentação caseira para pets, aponta levantamento
da Kantar
Hoje, 4 de outubro, é celebrado o Dia Mundial dos Animais. No Brasil,
os pets têm ganhando cada vez mais espaço nos lares. De acordo com a
multinacional de painéis de consumo Kantar, 56,6% das famílias
brasileiras têm pets, sendo 47,7% cães e 20,1% gatos. Além disso, os
filhotes têm ganhado relevância dentro dos lares no último ano.
Com esse aumento da população, amplia-se também o consumo de produtos
voltados para eles. Nos últimos 12 meses, terminados em junho, a categoria teve
resultado positivo de 18,9% em volume, 24,7% em valor e 5,4% em ticket médio a
cada ida do ponto de venda.
No Brasil, uma média de 2,8% do orçamento familiar vai para cuidados
com pets. Neste universo, quase 70% dos gastos vai para alimentação com média
anual de R$270,15. Depois, consultas, vacinas e outras despesas veterinárias
equivalem a 13,7% do orçamento do pet. Em seguida, acessórios e artigos de
higiene abocanham 12,7% da verba. E, por último, a importância em gastos fica
com compra de animais domésticos com 3,7%.
Com a imensa importância que os animais de estimação têm nos lares, a
alimentação deles faz parte da preocupação da família quando o assunto é
equilibrar o orçamento. “Com a redução do consumo devido à instabilidade
econômica nos últimos anos, o brasileiro tem feito escolhas antes de encher o
carrinho e, neste cenário, algumas categorias perdem espaço enquanto outras
ganham penetração. Neste movimento, alimentos para cães e gatos estão entre os
produtos que registraram aumento de lares compradores,”, analisa Giovanna
Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.
Gatos
As famílias de gatos aumentaram no último ano, especialmente as que
possuem dois. Dos lares que abrigam estes animais, 60% têm apenas um, 23%
possuem dois gatos e 17% têm três ou mais.
Contudo, 38,9% dos lares mixam ração e alimento caseiro. Deste total,
25% dos donos dividem a própria comida com os pets. Em relação as classes
sociais, 61,9% dos grupos AB priorizam apenas ração, enquanto apenas 34,3% das
classes DE fazem o mesmo.
Cães
Quando se trata da alimentação de cães, o levantamento da Kantar
também aponta um aumento no mix de alimentação caseira e ração. Esta combinação
está presente em 48,7% dos lares que têm cachorro, enquanto 35,6% usam apenas
ração e 15,7% apenas alimentos caseiros. Estes números variam quando analisadas
as classes sociais. Nos lares de classe social AB, 46% utilizam apenas ração,
enquanto esta taxa cai para 23% entre as classes DE.
Kantar
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