Levantamento mostra que 82% dos
varejistas pretendem oferecer QR Code como meio de pagamento nos próximos 12
meses
Cartões de crédito e débito, ao lado
do dinheiro, são onipresentes no varejo brasileiro. Com a digitalização da
sociedade, porém, novos meios de pagamento vêm ganhando espaço. Do uso de
aplicativos aos QR Codes, passando por carteiras digitais, biometria,
dispositivos contactless e wearables, novas possibilidades se abrem, com foco
na conveniência dos clientes. Segundo o estudo “Meio de pagamento: QR Code – Na
visão dos consumidores e das empresas varejistas”, desenvolvido pela Sociedade
Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e pela AGP Pesquisas, 82%
dos varejistas pretendem adotar aplicativos e QR Codes como meios de pagamento
nos próximos 12 meses.
“O
uso de aplicativos e de QR Codes abre para o varejo possibilidades inéditas de
interação e conhecimento dos clientes. Em uma economia cada vez mais movida a
dados, isso é fundamental”, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC. O estudo
mostra que pagamentos via App (24%) e Qr Code (17%) já aparecem com números
significativos como meios de pagamento usados em lojas físicas. No estudo
“Novos meios de pagamento”, realizado pela SBVC em 2018, pagamentos via App
apareciam com apenas 4% e QR Code sequer obtiveram respostas. “A relevância do
meio de pagamento é muito mais cultural do que tecnológica e a sua evolução
dependerá do comportamento das próximas gerações (nativas digitais) e de sua
aceitação de meios de pagamento mais convenientes, integrados ao smartphone ou
a wearables”,
explica Terra.
O
estudo verificou que, apesar da utilização de QR Codes por parte dos
consumidores, o varejo ainda não adotou esse recurso. As principais barreiras
apontadas são a pouca utilização pelo mercado (50%), por ser de difícil
implementação (25%) e a falta de informação (25%). Para superar essas
barreiras, o varejo e os provedores de soluções de pagamento devem investir na
expansão da rede de lojas que aceitam esses meios de pagamento. Estimular a
utilização, incorporando benefícios como descontos e pontuação em programas de
fidelidade, fará com que as barreiras do desconhecimento e da desconfiança
sejam derrubadas. “Consumidores que não têm o hábito de comprar online têm
menor propensão a adotar meios de pagamento mais inovadores. O momento ainda é
de desenvolvimento do mercado e, por isso, o foco no público mais digitalizado
tende a oferecer um melhor retorno”, analisa o presidente da SBVC
Metodologia
O estudo ouviu os mais importantes
segmentos do varejo nacional, entre eles Supermercados, Moda, Eletromóveis,
Lojas de departamento e Foodservice. Também foram entrevistados 500
consumidores em todo o país, sendo que 91% deles costumam fazer compras online.
O estudo teve como objetivo quantificar aspectos relacionados à utilização dos
meios convencionais e eletrônicos de pagamento, aprofundando meios de pagamento
aceitos pela loja física e online, hábitos de pagamentos dos consumidores e
pagamentos via QR code na visão das empresas e dos consumidores.
A íntegra do estudo está disponível no
site da SBVC: http://sbvc.com.br/qrcode/
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