Não adianta mais "apenas" ser
muito bom no que você faz. É claro que é importante que sua empresa seja
reconhecida no mercado pela qualidade dos produtos que ela oferece, e também
não faz mal ter aquele produto ou serviço que só você faz, porém, essas
características eram muito mais significativas há 20 anos atrás do que hoje.
Atualmente, é preciso ser inovador e ter uma consciência de mercado mais forte
do que nunca.
Com consumidores conectados na web o tempo
todo, a informação viaja muito rápido, o que confere um ritmo muito mais
dinâmico para tudo. Embora estar à frente da concorrência nem sempre seja uma
tarefa fácil, é essencial estar a par das tendências para que você não seja
deixado para trás.
Pode ser muito difícil deixar de lado
preceitos e elementos tradicionais da sua marca ao seguir em busca de um
posicionamento mais alinhado com a atualidade e com o que os consumidores
esperam, mas esta atitude pode ser a diferença entre o sucesso e a falência.
Ao perceber que sua empresa não está tendo
uma performance tão boa quanto o desejado, ou que as coisas que você oferece já
não têm tanto efeito no público, um bom primeiro passo é ouvir quem já está ali
pela sua empresa, os seus funcionários, por exemplo. São eles que estão na
linha de frente da sua companhia e são quem interagem com seus potenciais
consumidores, entendendo as necessidades e desejos deles. Eles têm toda a
capacidade de apontar quais são os acertos e erros da sua empresa, às vezes
conseguindo até dar ideias do que pode ser melhorado ou implementado.
A partir daí, é ir se preparando para estar
afinado com o que o mercado busca, sem medo de investir na inovação, tendo o
cuidado de se destacar dos concorrentes e manter a sua identidade de marca ao
longo desse processo.
Ser inovador não é apenas adicionar
produtos e serviços novos na sua empresa, é entender em quais aspectos
realmente é necessária uma mudança, e como casar todos os elementos, novos e
antigos, de uma forma que o público se identifique e veja valor na sua marca.
Você quer atingir um público mais
requintado? Talvez seja a deixa para criar produtos Premium na sua marca. Quer bater
de frente com a concorrência? Uma boa ideia pode ser equivaler a sua oferta com
a deles, adicionando produtos que façam frente aos oferecidos por terceiros.
Mudar a forma de atendimento, implementando
novas atitudes para os funcionários, ou mesmo fazer mudanças visuais na sua
empresa podem parecer ações pontuais e pequenas, mas podem produzir um impacto
significativo para o público. Também não precisa ter medo de inovar e inserir
produtos específicos para nichos de público, uma vez que dar ao cliente o que
ele quer, é importante para fidelizá-lo, mesmo que o produto não converse de
uma maneira geral com todos os mercados que você atenda.
Tudo sempre vai depender do segmento que
você atua e o quão disposto você está a questionar as certezas do seu negócio.
Com determinação e método, é possível revolucionar a sua posição no mercado,
sempre para melhor.
Fabiana Suiti - Diretora de Culinária e Inovação na Subway
Brasil
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