Levantamento da
AirHelp, maior empresa global especializada em direitos de passageiros aéreos,
apontou que 8 entre os 10 principais aeroportos brasileiros tiverem piora no
índice de pontualidade nos cinco primeiros meses deste ano frente a igual
período do ano anterior. Afonso Pena, em Curitiba, e Viracopos, em Campinas,
registraram uma queda significativa nos índices de pontualidade. Os dois
aeroportos haviam entrado na lista dos dez melhores do mundo, segundo o ranking
AirHelp Score, divulgado em maio e que avaliou os melhores do mundo em 2018.
Entre as companhias aéreas, a Gol piorou a pontualidade dos voos, enquanto a
Latam teve melhora no quesito. A Azul manteve os mesmos níveis de
performance do ano anterior.
No período
analisado, a Gol teve aproximadamente 22% dos voos com atraso, piorando o
resultado frente ao ano passado (19%). Por causa disso, o OTP (On-time
Perfomance), que é o índice de pontualidade que mensura voos que pousam com
até 15 minutos de diferença do horário previsto de chegada, caiu de 81% para
78%.
Por outro lado,
a chilena Latam Airlines, que tem forte atuação no Brasil, melhorou a sua
performance nos cinco primeiros meses do ano, diminuindo atrasos de voos de 19%
para 9%, registrando uma melhora do índice de OTP de 81% para 91%. Já a Azul
teve cerca de 17% de voos impontuais e um OTP de 83%, mantendo os mesmos
índices de desempenho do ano anterior.
Em maio, o
ranking internacional AirHelp Score anunciou a lista dos melhores aeroportos e
companhias aéreas referentes ao desempenho em 2018. As empresas brasileiras não
entraram no top 10. A Azul Airlines ficou no 29º lugar, enquanto a Gol
Intelligent Airlines ficou na 58ª posição e a chilena Latam ficou em 6º lugar.
Apesar de terem pontuação satisfatória em termos de serviço e performance de
partida e chegada no horário, as companhias aéreas brasileiras foram mal
avaliadas no atendimento a queixas de passageiros – por exemplo, quando um voo
sofreu atraso, cancelamento ou superlotação.
A companhia
aérea mais bem cotada no ranking AirHelp Score foi a Qatar Airways, seguida
pela American Airlines e Aeromexico. O ranking avaliou as 72 principais
companhias do mundo em 2018, levando em conta informações de voos da base de
dados da AirHelp e centenas de pesquisas com passageiros. No total, cerca de 40
mil usuários contribuíram com a pesquisa, que contou com a participação de
cerca de 2,5 mil brasileiros.
Companhia aérea
|
Pontualidade (OTP)
em 2018
|
Pontualidade (OTP)
de janeiro a maio de
2019
|
Gol Intelligent Airlines
|
81%
|
78%
|
Latam Airlines
|
81%
|
91%
|
Azul
|
83%
|
83%
|
Aeroportos
registram mais atrasos em 2019
Oito dos 10
aeroportos analisados no levantamento tiveram queda de performance. Entre os
dois que apresentaram evolução estão: o Aeroporto Internacional de
Brasília–Presidente Juscelino Kubitschek, que teve alta do OTP de 82% para 83%;
e o Aeroporto Internacional São Paulo–Guarulhos (SP), que variou de 75% para
76%.
De acordo com o
levantamento, o Aeroporto internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), que
ficou em 4º lugar no ranking AirHelp Score, teve uma queda no desempenho. As
disrupções de voo cresceram de 16% para 20% nos cinco primeiros meses do ano e
o índice OTP caiu de 84% para 80%.
Em relação ao
Aeroporto Internacional de Viracopos, que ficou em 10ª posição no ranking, a
queda foi ainda maior. O desempenho caiu de 84% para 78%, com disrupções de
voos saltando de 16% para 22%.
O Brasil foi o
único país a ter dois aeroportos na lista dos dez melhores do mundo no ano de
2018, segundo o ranking AirHelp Score. No total, 12 aeroportos brasileiros
ficaram entre os Top 50, como o Aeroporto Internacional de Recife (11º lugar),
o Tancredo Neves - Confins (15º) e o Santos Dumont (17º), no Rio de Janeiro.
De acordo com o
ranking, o melhor do mundo é o Aeroporto Internacional Hamad, no Catar, seguido
pelo Aeroporto Internacional Tóquio Haneda, no Japão, e o Aeroporto
Internacional de Atenas, na Grécia.
Evolução da
performance dos aeroportos brasileiros
Aeroporto
|
Pontualidade (OTP)
em 2018
|
Pontualidade (OTP)
de janeiro a maio de
2019
|
Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba (PR)
|
84%
|
80%
|
Aeroporto Internacional Viracopos - Campinas (SP)
|
84%
|
78%
|
Aeroporto Internacional de Recife (PE)
|
81%
|
79%
|
Aeroporto Internacional de Brasília–Presidente Juscelino
Kubitschek
|
82%
|
83%
|
Aeroporto Internacional Tancredo Neves - Confins (BH)
|
81%
|
81%
|
Aeroporto Santos Dumont - Rio de Janeiro (RJ)
|
82%
|
76%
|
Aeroporto Internacional Pinto Martins - Fortaleza (CE)
|
80%
|
79%
|
Aeroporto Internacional Salgado Filho – POA (RS)
|
81%
|
79%
|
Aeroporto Internacional Rio-Galeão (RJ)
|
81%
|
80%
|
Aeroporto de Congonhas - São Paulo (SP)
|
80%
|
79%
|
Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães –
Salvador (BA)
|
80%
|
75%
|
Aeroporto Internacional São Paulo–Guarulhos (SP)
|
75%
|
76%
|
Sobre a AirHelp
A AirHelp é a
maior organização do mundo especializada em direitos de passageiros aéreos,
ajudando viajantes a obterem compensação por atrasos ou cancelamentos de voos e
por casos de recusa de embarque. A empresa também toma medidas legais e
políticas para apoiar o crescimento e a aplicação dos direitos dos passageiros
aéreos em todo o mundo. A AirHelp auxiliou mais de 13 milhões de pessoas, está
disponível em 30 países e possui mais de 700 funcionários.
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