Levantamento
global também considerou as funções que mais aprimoram a experiência do
consumidor na interação digital
De acordo
com a última pesquisa Global de Fraude e Identidade, realizada pela Experian,
85% dos brasileiros que realizaram transações bancárias online em 2018
consideram a facilidade de navegação na plataforma e a visível demonstração de
segurança (como login e senha, alertas) os elementos mais importantes nas
interações com as instituições financeiras. Se comparado aos outros países
ouvidos no estudo, Brasil e Colômbia são os que mais dão importância a todos os
quesitos perguntados. Para este levantamento, a companhia ouviu mais de 10 mil
consumidores e mil empresas em 21 países.
Ainda
relacionado à questão da segurança, 82% dos brasileiros disseram obter
facilidade ao reportar perda ou roubo de cartões e suspeitas de fraude, 78%
mencionaram a biometria, 77% gostam da possibilidade de visualizar múltiplas
contas com um único login e 76% se sentem mais seguros com a confirmação
instantânea de um número para transação.
Em relação
ao uso de tecnologias mais avançadas de autenticação, a biometria liderou as
respostas no quesito confiança em relação à segurança das operações de online
banking, 76% mencionaram o reset de senha quando solicitado e 74% o bloqueio de
senha após várias tentativas erradas.
“O
investimento feito pelo setor teve reflexo direto e positivo na visão dos
consumidores e isso pode ser comprovado uma vez que 32% dos brasileiros
entrevistados disseram que “confiam totalmente” nas instituições financeiras.”,
diz o diretor de Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Eduardo Castro.
No cenário
global, o nível de confiança nas instituições financeiras chega a ser três
vezes maior do que em lojas de varejo online (sites e aplicativos). No Brasil,
a diferença chega a 19 pontos percentuais (2,5 vezes maior). Clique aqui
e veja a tabela.
A pesquisa
da Experian também apurou que o método de segurança que os consumidores mais
confiam na hora de se protegerem contra ameaças de fraudes online ainda é a senha.
“No
relacionamento online, seja no segmento dos bancos, no varejo ou demais
atividades, fará cada vez mais diferença para o negócio a capacidade de
conquistar confiança com a redução de riscos de fraudes e o uso transparente e
inteligente de dados pessoais, para entregar experiências que façam sentido
para o consumidor”, acrescenta Castro.
Metodologia
A pesquisa
Global Identity and Fraud Report realizada pela Experian ouviu 10.892
consumidores entre 18 e 69 anos, em 21 países de todas as regiões do planeta.
Também participaram do levantamento 1.097 empresas com receitas anuais médias
que totalizaram US$ 3,4 trilhões, dos quais US$ 2,3 trilhões foram gerados por
meio de canais digitais. Foram analisados ainda cerca de 40.000 dispositivos,
85.000 contas virtuais e mais de 480.000 transações eletrônicas realizadas em
2018.
A íntegra da pesquisa Global Identity and Fraud
Report pode ser acessada pelo link: https://www.serasaexperian.com.br/pesquisafraude2019
Serasa Experian
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