A necessidade de encontrar uma solução para um
problema, de criar algo ou mesmo de reinventar conceitos ou práticas são pontos
que exigem criatividade. E, embora essa seja uma capacidade humana, nem todas
as pessoas conseguem estimulá-la ou mesmo potencializá-la. O fato é que
qualquer um pode ser criativo. Essa é uma habilidade que pode ser aprendida,
aprimorada e utilizada diariamente tanto no campo profissional, quanto no
pessoal.
Algumas pessoas conseguem estimular a criatividade
escutando música, lendo, ou conversando com alguém. Tem outras que encontram no
silêncio um grande aliado. A questão é que estar em lugares diferentes estimula
a mente, desperta sensações, emoções distintas das sentidas em espaços
habituais, o que propicia o desenvolvimento de novas ideias.
Outra forma de trabalhar a criatividade é não focar
nos problemas e sim nas soluções. É importante olhar os acontecimentos por
outro ângulo, não apenas pela perspectiva inicial. É preciso ainda ousar,
experimentar. O ser humano, em geral, tem medo de errar, e esse receio “sabota”
a criatividade.
Para inovar ou encontrar uma solução diferenciada é
necessário arriscar, pensar em mais de uma alternativa, tentar ir para um
caminho talvez nunca imaginado ou escolher um rumo já conhecido, mas pegando
novas curvas. O medo do desconhecido ou do fracasso poda as ideias. Por isso, a
criatividade exige vencê-lo.
Além disso, para criar é necessário sair do lugar
comum ou, em algumas vezes, “nadar contra a corrente”. É o famoso “pensar fora
da caixa”, fugir das ideias comuns e descobrir novos caminhos.
Uma pessoa criativa surpreende os outros, consegue
enxergar além. Encara desafios com outros olhos. Não apenas tem boas ideias,
mas as realiza.
Por isso, é importante trabalhar a criatividade
constantemente. Quando alguém consegue identificar o que a estimula, o que “dá
liberdade” à sua mente, ela deve investir nisso. Ter foco, organização,
disciplina, estratégia e dedicação.
A criatividade deve ser uma estratégia para viver
melhor no campo pessoal e no profissional. Por exemplo: se queremos manter uma
pessoa que amamos por perto e agradá-la, podemos fazer alguma coisa que não
tínhamos pensado antes, como surpreender a esposa com um dia de beleza num salão,
ou o marido com um tour numa cervejaria especial. No ambiente corporativo,
estratégias criativas podem gerar novos produtos, formas diferentes de fazer
negócios, de vender serviços ou menos de atrair mais clientes.
O mundo está em frequente transformação, e não
podemos nos restringir às mesmas ideias. As soluções devem acompanhar as
mudanças e a criatividade é fundamental nesse processo.
Patrícia Lisboa - Head Trainer e Hacker
Comportamental
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