Pesquisar no Blog

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Dia dos Pais será marcado por soluções criativas no comércio


Especialista faz uma previsão sobre como o comércio deve reagir nesta data comemorativa e lista dicas para os consumidores


O Dia dos Pais, que acontecerá no próximo dia 12, vai movimentar o comércio, mas este ano os comerciantes têm a missão de atrair a atenção do consumidor que está com orçamento reduzido, explica Leila Rocha Pellegrino, coordenadora do curso de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas. "Em uma breve pesquisa, é possível perceber que tanto o comércio físico tradicional como o eletrônico oferecem boas opções de compra, neste caso, o consumidor deve pesquisar e evitar comprar por impulso, e sim optar por presentes criativos".

A economista explica que as datas comemorativas geralmente injetam dinheiro na economia e, no caso do Dia dos Pais, que é uma das datas tradicionais de movimento no comércio varejista, ajuda a impulsionar o comercio no mês de agosto, um mês comumente caracterizado como de baixo consumo. No entanto, Leila lembra que o fraco desempenho da economia brasileira e as altas taxas de desemprego, que afetam diretamente o comércio e a intenção de consumo, são fatores mais complexos. "A recuperação demanda ações que impactem em diversos setores da atividade econômica de forma abrangente e sistemática e, neste caso, a data considerada de forma isolada e pontual é incapaz de promover a recuperação da atividade econômica brasileira. A recuperação precisa de outros fatores para voltar ao ciclo do crescimento".

De acordo com a especialista, as incertezas que acometem o ambiente político brasileiro em meio às eleições, certamente reduzem as possibilidades de retomada de investimentos, pelo menos até o final do ano. "Por fim, é preciso considerar que a economia internacional tem grande impacto sobre nosso ambiente de negócios e a expectativa de desaceleração do comércio internacional no segundo semestre deve ser outro limitador importante".


Confira, abaixo, algumas dicas para não cair em armadilhas na hora das compras.
  • Tenha cautela com o apelo emocional da data que impulsiona o gasto;
  • Faça as contas e busque o equilíbrio orçamentário do que será gasto;
  • Analise a saúde financeira da família, que deve ser a prioridade antes de ter despesas que podem desequilibrar o orçamento para o período;
  • Evite presentes caros que podem limitar as opções de consumo da família nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados