Pesquisar no Blog

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Sociedade Brasileira de Cancerologia alerta: mudanças no estilo de vida podem evitar câncer de pâncreas



Manter o peso ideal e abrir mão do cigarro podem ajudar a evitar a doença em quatro a cada 10 pacientes 


Quatro a cada 10 casos de câncer de pâncreas poderiam ser evitados se o tabagismo fosse deixado de lado, por ser extraordinariamente danoso para a saúde, seguidos de má alimentação, excesso no consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo e poluição, por exemplo. O desafio da medicina é identificar a doença precocemente. “O diagnóstico do câncer de pâncreas costuma ser difícil, já que não há exames para rastreamento. Em geral, a doença só é diagnosticada quando os sintomas se manifestam já em estágio avançado”, explica o cancerologista Robson Moura, presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC).

A força dos fatores externos aumenta o risco de câncer. Sabe-se que 85% dos cânceres são considerados evitáveis. “Fumantes, pessoas com histórico familiar e portadores de pancreatite têm pré-disposição para desenvolver câncer de pâncreas. Adotar um novo estilo de vida é capaz de mudar, rapidamente, a incidência de um determinado tumor”, orienta Dr. Moura.



Como evitar


O pâncreas é responsável pela produção de hormônio que controla o nível de glicose na corrente sanguínea e pelas enzimas que agem na digestão de alimentos. Para evitar agravos significativos ao órgão, algumas medidas simples, devem ser adotadas. Confira!

· Saiba sobre seu histórico familiar;


· Evite o cigarro e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;


· Pratique atividade física com regularidade;


· Faça um check-up clínico frequentemente;


· Mantenha uma alimentação saudável e balanceada, à base de frutas, verduras e legumes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados