Para que o período
de lazer e diversão não seja motivo de dor de cabeça futura, além de redobrar
os cuidados com os documentos pessoais, é importante saber como agir; o ‘SOS
Cheques e Documentos’ é uma boa opção
Julho chegou
acompanhado das férias para muitos consumidores. E em períodos como esse, em
que a rotina é alterada e a tônica é relaxar, aumentam os extravios e furtos de
documentos e cheques. Fato que pode gerar uma série de consequências para o
bolso e para o nome do consumidor, caso aconteça o uso indevido dos mesmos. Por
isso, a Boa Vista SCPC orienta redobrar a atenção com malas, bolsas e
carteiras, e a comunicar de forma rápida o ocorrido aos órgãos responsáveis
para que o prejuízo não seja ainda pior.
Como explica Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao
Consumidor da Boa Vista SCPC, quando acontece a perda ou mesmo o furto de um
documento pessoal, como RG, CPF, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho,
ou mesmo de cheques, é fundamental registrar um Boletim de Ocorrência (BO), e
também acionar o “SOS Cheques e Documentos”, serviço oferecido gratuitamente
pela Boa Vista SCPC em seu portal Consumidor Positivo - www.consumidorpositvo.com.br.
“Este serviço é uma segurança tanto para os cidadãos quanto para
as empresas, uma vez que um alerta é disparado pelo sistema da Boa Vista SCPC
no momento em que algum credor faz a consulta do número do documento ou do
cheque apresentado por quem está tentando realizar a compra. Como o SOS Cheques
e Documentos repassa a informação de que tal documento foi roubado ou
extraviado, o credor consegue evitar a venda a uma pessoa mal-intencionada”,
explica o superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista.
Para ter acesso ao “SOS Cheques e Documentos” é preciso fazer um
cadastro simples e gratuito no portal Consumidor Positivo. Concluída esta
etapa, no menu “Para Você” é só escolher a opção “Informar Documentos
Roubados”, e seguir o passo a passo. A informação registrada no “SOS Cheques e
Documentos” é repassada a lojistas e a concedentes de crédito, de todo o
Brasil, sempre que o CPF é consultado nos produtos da Boa Vista, notificando a
existência de que há algo errado com aquela documentação.
Segundo Nemirovsky,
a informação fica disponível por cinco anos para quem faz as consultas na Boa
Vista SCPC. “O próprio consumidor pode fazer o pedido de exclusão a qualquer
momento. Se não o fizer, o registro é expurgado do cadastro após cinco anos”,
completa. Caso o cidadão queira continuar com o aviso de extravio do documento
ou cheque após os cinco anos, precisará fazer novo pedido e apresentar o
Boletim de Ocorrência.
Boa Vista SCPC
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