Se
você já participou de algum tipo de negociação, muito provavelmente já ouviu a
frase “nem para mim nem para você, vamos fazer um meio a meio”. Essa é uma
tática básica, porém, o vendedor profissional não precisa ceder logo na
sequência. Aquele que sabe negociar de fato opta por trocar uma concessão por
algo que garanta benefícios tanto para si quanto ao cliente, de modo que todos
alcancem seus objetivos e, principalmente, seus interesses.
O
vendedor no papel de negociador profissional pode adotar estilos diferentes na
mesma negociação. Existe o “competitivo”, que foca apenas nos seus interesses e
ganhos; o “concessivo”, aquele que abre mão de muita coisa para agradar o
cliente; o “evasivo”, o qual adia o próximo passo, dependendo da situação, pede
algum tempo para pensar; o “conciliador”, que intermedia o “nem para mim nem
para você”; e o estilo “colaborativo”, que foca tanto em seu interesse como no
outro.
E
qual dos estilos é o melhor? A resposta é muito simples: depende da sua
estratégia, objetivo e táticas a serem utilizadas com os interlocutores.
Abaixo,
listo cinco sinais fundamentais de um vendedor que sabe negociar:
1)
Não cede imediatamente: a velocidade das concessões está
relacionada à importância que o cliente demonstra para comprar um produto ou
serviço. Ou seja, um bom negociador não cede só porque o cliente apertou, mas
quando identifica que isso também pode render algo vantajoso para si. A
sugestão é fazer trade-off, ou seja, trocar uma concessão por alguma
coisa;
2)
Racionaliza: geralmente, a negociação torna-se
emocional, pois comercializamos com pessoas. Porém, o vendedor profissional
consegue visualizar a negociação como um processo, assim, administra o medo de
perder e a ansiedade de ganhar, com estratégias para fechar o acordo;
3)
Investiga bem: o bom profissional avalia minuciosamente
qual são as reais necessidades, o real interesse do cliente. Assim, tem acesso
às informações que precisa e sabe qual tática usar para fechar o negócio;
4)
Identifica onde pode ceder: para atingir o objetivo, é preciso
listar quais são os itens negociáveis em uma barganha. Será o preço? O tempo de
garantia? A quantidade? Ao ter todos esses aspectos definidos, o vendedor sabe
quais são as suas melhores estratégias;
5)
Tem um plano B e identifica o do cliente: e se o consumidor
não aceitar a proposta, por melhor que ela seja, qual é o plano B dele? E
qual é o seu plano B? O negociador procura ter outras opções para fortalecer os
acordos.
Negociar
é a principal atividade de um vendedor. Porém, muitos têm medo da rejeição, e a
ansiedade não os deixa racionalizar durante o processo. Assim, demonstram
incerteza e outros sentimentos que podem provocar tanto a desistência do
cliente ou o fechamento de um negócio que não é interessante. Para evitar
os equívocos e a insegurança, as capacitações são fundamentais: bem treinado,
um vendedor profissional encara com tranquilidade todas as situações do dia a
dia de trabalho.
Carlos
Cruz
- diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas) – www.ibvendas.com.br
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