Pesquisar no Blog

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Mais de 80% de brasileiros GenZ já deixaram de utilizar aplicativos por preocupação sobre privacidade, aponta pesquisa levantada pela Luzia

 Pesquisa exclusiva realizada em países da América Latina, incluindo o Brasil, apontou ainda que 72% do público GenZ se preocupa com a falta de controle sobre os dados




Uma pesquisa inédita da Luzia, principal plataforma de assistente de IA do Brasil, revela que 81% dos usuários brasileiros da Geração Z pararam de usar aplicativos devido a preocupações com privacidade. A pesquisa, realizada em toda a América Latina, destaca uma preocupação crescente entre os usuários jovens sobre a falta de controle sobre seus dados pessoais. Notavelmente, 72% dos entrevistados expressaram preocupações significativas sobre como as principais empresas de tecnologia usam suas informações sem consentimento, especialmente para treinamento de IA.

Completando seu primeiro ano no país com mais de 20 milhões de usuários brasileiros, a Luzia, assistente de AI que busca democratizar o acesso à inteligência artificial, convidou usuários da Geração Z para uma pesquisa que pudesse elencar suas principais preocupações sobre grandes plataformas e privacidade. A pesquisa, com mil entrevistados em toda a América Latina, 58,7% desses só no Brasil, aponta um preocupante insight sobre uso de dados não consentidos por grandes plataformas, em especial para o treinamento de AI.

Os usuários foram convidados dentro da própria plataforma da Luzia para participarem da pesquisa, que teve como foco o comportamento da Geração Z, sendo 51,45% de usuários entre 13 e 17 anos; 14,48% entre 18 e 24 anos e 34,07% entre 25 e 30 anos.

Com os insights apontados pelos usuários foi possível descobrir que:

- 74% afirmam não saber que algumas big techs em redes sociais utilizam seus dados para treinar modelos de AI.

- 60% não autorizaria caso seu app favorito solicitasse dados para treinar AI.

- 81% dos entrevistados indicam ter deixado de utilizar aplicativos por preocupações com sua privacidade;

- 72% dizem preocupados pela falta de controle sobre como seus dados são utilizados.

- 61% estariam dispostos a utilizar outras plataformas se oferecessem melhor privacidade de dados.

Anunciada no Brasil em julho de 2023 com interações exclusivas via WhatsApp e Telegram, a Luzia conquistou os brasileiros pela facilidade de uso, estudos, transcrição de mensagens de voz e uma companheira para conversar. Atualmente, com seu próprio aplicativo e mais de 8 milhões de downloads no Brasil, Luzia segue com seu objetivo de democratizar o acesso à IA buscando entender as expectativas e necessidades dos usuários, oferecendo uma taxa de serviço totalmente gratuita, com 60% do uso dedicado ao suporte educacional.

“Se tivéssemos continuado oferecendo Luzia por aplicativos externos, seria impossível continuar democratizando o acesso à IA devido aos altos custos. Este é um elemento-chave da missão da Luzia: ser acessível a todos. A transição para nosso próprio aplicativo também nos permitiu aprimorar a experiência do usuário, que suporta recursos mais avançados, não viáveis ​​em outros mensageiros”, aponta Álvaro Higes, CEO e cofundador da Luzia. “Embora um retorno não esteja planejado neste momento, estamos abertos a possibilidades futuras se o modelo de preços se tornar mais favorável.”, finaliza o CEO.

A pesquisa levantada pela Luzia se encontra no momento em que a plataforma reforça seu compromisso com a proteção da privacidade dos usuários, tendo em vista essa análise de comportamento, em especial da Geração Z, que busca uma relação mais transparente com as empresas que consome. Alinhada com as expectativas e necessidades dos usuários, a IA da Luzia não é treinada com mensagens dos usuários, nem coleta dados demográficos dos usuários.

“A Luzia está especialmente próxima da Geração Z e, como uma amiga, visa apoiar o crescimento educacional e o desenvolvimento pessoal, além de oferecer uma vasta gama de ferramentas desenvolvidas para agilizar a escola e as tarefas de forma inteligente, se tornando uma aliada ao desenvolvimento pessoal dos nossos usuários.”, reflete Pablo Delgado, Head de Marca e Comunicações na Luzia.

Disponível nas lojas de aplicativos da Apple e Android, Luzia conta com diversas ferramentas para ajudar os usuários a chegarem ao próximo passo de sua educação e crescimento pessoal, como: Matemática (resolvendo problemas matemáticos complexos por meio de uma foto, obtendo não apenas o resultado, mas também a explicação); Leitor de documentos (resuma ou resolva dúvidas a partir de uma foto de um documento); criação de imagem exclusiva a partir de uma descrição; reconhecimento de imagem (descreve, traduz ou resolve questões em torno de uma imagem); transcrição e tradução de áudio; entre outras funções.

 


 


Luzia
luzia@ideal.pr

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados