Educadoras
do Ensino Fundamental I e II dão dicas sobre como aproveitar o mês de julho e
sobre como momentos em família são importantes para o desenvolvimento da
criança
As
férias de julho chegaram e o que fazer com as crianças nesse período? Muitos pais
e responsáveis se planejam no trabalho para programar atividades juntos, pois
muitas vezes, por falta de opção, se resumem a jogos de vídeo game, uso da
internet ou programas de televisão. Especialistas dão dicas sobre como
aproveitar esse tempo com os filhos e falam também sobre a importância do
convívio com a família e do descanso para o retorno às aulas.
A sugestão para os alunos
do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Franciscano Pio XII, instituição
de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, é que eles façam um
diário de férias. “A orientação é que a criança faça pelo menos cinco
registros, seja de algum lugar que tenha visitado, uma brincadeira feita, ou de
um filme que assistiu no cinema, em que ela deve escrever uma frase completa
sobre a atividade realizada e apresentar aos colegas no primeiro dia de aula”,
conta Vanessa Gonçalves de Andrade, coordenadora pedagógica do Ensino
Fundamental I.
Para os alunos do 2º ano
do Ensino Fundamental I, um almanaque de férias é confeccionado com várias
atividades para que eles aproveitem o período de maneira divertida. “No
material, damos sugestões de livros para ler, de brincadeiras, jogos,
cruzadinhas, desafios, passatempo, culinária para fazer junto a um adulto e até
um espaço para que eles façam um pequeno comentário, caso tenham assistido um
filme no cinema ou a uma peça de teatro”, diz Vanessa.
Dicas culturais e
sugestões de leituras também são indicadas para as crianças do 3º ano.
“Indicamos visitas ao Sabina Escola Parque do Conhecimento e Planetário e
Teatro Digital Johannes Kepler, MASP, Pinacoteca e a livrarias com programação
para crianças no período de férias”.
As professoras da área de
inglês também dão dicas culturais por série e que sejam semelhantes aos
conteúdos que as turmas estão estudando. “Sugerimos aos alunos do 4º ano ir ao
Zoo São Paulo ou ao Aquário de São Paulo, pois eles vão estudar sobre os
animais e suas características. Assim, eles podem anotar aspectos interessantes
e em sala de aula, compartilhar com seus colegas, comparando as características
e os animais vistos”, comenta a orientadora. Ainda para o 4º ano, outra
proposta é que o aluno escreva uma reportagem de turismo, dando dicas de um
lugar interessante que ele visitou ou viajou com a família.
Aos alunos do 5º ano, as
dicas são brincadeiras lúdicas para que as crianças se divirtam no mês de
julho. Os locais sugeridos são o Museu da Imaginação, em que o aluno pode
apostar uma corrida de saco, ouvir histórias ao redor de uma fogueira, tocar
instrumentos musicais e participar de um caça ao tesouro; o Festival Risadaria
Kids, braço do Festival RISADARIA, maior festival de humor do mundo, que traz
espetáculos circenses, teatro, música e oficinas; e o Escape 60, um lugar de
entretenimento especializado em jogos de fuga, que permite a crianças e adultos
viver de verdade aventuras como nos filmes e games.
“A aprendizagem é
contínua. O aluno tem um distanciamento nas férias da aprendizagem formal,
porém ele deve continuar aprendendo”, diz Janice Pontes, coordenadora do Ensino
Fundamental I do Colégio Humboldt. Ela também indica manter o hábito da
leitura, mas sem formalidades. “Ir a uma livraria, participar de oficinas,
fazer atividades lúdicas, e até cruzadinhas também são indicados”.
Durante o período, ela
também sugere que as crianças façam atividades culturais, como ir ao teatro,
assistir a um espetáculo musical ou visitar museus, assim também como
frequentar espaços ligados à natureza, com projetos de sustentabilidade,
inclusive para os pais fazerem junto aos filhos. “Quanto mais contato com a
natureza, para que eles possam correr, brincar, participar de oficinas ao ar
livre ou uma ida ao parque, melhor”.
Janice também valoriza a
convivência com a família durante as férias. “Fazer coisas em casa, como
cozinhar ou preparar um lanche juntos, fazer uma refeição, seja um café, um
almoço ou uma janta, favorece o fortalecimento do relacionamento da criança com
pais e responsáveis”.
A coordenadora alerta pais
para tratar com seletividade atividades ligada a computador e games. “Quando a
criança sai de férias, ela deve fazer o uso da criatividade e aproveitar as
possibilidades para exercitar o ócio. Descansar e se distanciar das coisas que
as estressam, também são sugestões para o período”.
Dentre as atividades para
se divertir, Cleonice Martini, coordenadora educacional do Ensino Fundamental
II do Colégio Mary Ward, localizado no bairro do Tatuapé, em São Paulo, dá
dicas culturais simples, enriquecedoras, e que não pesam muito no bolso, como é
o caso da visita a pontos turísticos da cidade, como MASP, na avenida Paulista,
a feirinha da Liberdade, e o Mercadão Municipal. “São pontos que podem ser
visitados e explorados por estudantes de todas as séries”.
De acordo com a
coordenadora, os momentos de descontração com a família também são importantes.
Entre as atividades propostas pela coordenadora, encontram-se um Dia de Master
Chef. “A criança pode preparar um jantar para a família ou convidar os avós
para um dia especial”. Outras dicas propostas são: Um dia de piquenique no
parque. “Em São Paulo, há uma variedade de parques, como Parque do Carmo e o
Ibirapuera, que tem ótimos espaços para piqueniques”. Jogos diversos em casa,
como caça ao tesouro ou com os que já possuem em casa. “O importante é usar a
criatividade e envolver-se nesse mundo mágico da imaginação, recheado de muito
amor e desejo de momentos especiais com as crianças”, ressalta a coordenadora.
“Como coordenadora
educacional, oriento nossos alunos a aproveitarem o momento de férias para
realmente descansarem e renovarem as energias para o próximo semestre. Sugiro
que desfrutem de atividades prazerosas, aproveitem momentos diferenciados com a
família e os amigos. No entanto, na última semana, o ideal é que comecem a se
preparar para o retorno às aulas, por isso é sempre bom dar uma revisada nos
conteúdos que já foram trabalhados e reforçar as disciplinas que apresentam
maior dificuldade”, finaliza.
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