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quinta-feira, 27 de julho de 2017

Volta às aulas: saiba como montar uma lancheira saudável



Com o final das férias escolares é importante ficar atento às refeições dos pequenos


Para ter uma alimentação equilibrada e de acordo com a pirâmide alimentar, é recomendado ingerir alimentos de todos os grupos alimentares: energéticos, reguladores e construtores. O mesmo princípio é válido na hora de montar a lancheira das crianças.

O primeiro grupo é rico em carboidratos e fornece energia para o corpo. Os alimentos reguladores auxiliam em várias funções do organismo e são compostos por hortaliças e frutas em geral. Já os construtores são ricos em proteínas, como carnes, ovos, leite e derivados.

“O grupo construtor pode ser representado pelo recheio do lanchinho, como um queijo. O dos reguladores por frutas e suco de frutas, enquanto nos energéticos estão o pãozinho ou o bolo de frutas, por exemplo.”, diz Adriana Piva, nutricionista do Hospital São Luiz Jabaquara.

Para conservar melhor a comida, o ideal é que a criança possua lancheira e garrafa térmicas, principalmente para armazenar os alimentos perecíveis. Caso contrário, eles devem ser evitados. Além disso, segundo a especialista, os pais devem sempre evitar os alimentos à base de açúcares e gorduras, como bolos industrializados e com recheio, frituras, processados, doces, chocolates e iogurtes.

Veja algumas sugestões da nutricionista para o dia a dia:

- 01 banana prata + 200 ml de suco de maracujá + 02 pãezinhos com queijo;

- 150 g de cereal sem açúcar + 200 ml de suco de manga + 01 pera; 

- 01 mexerica  + 01 bebida láctea + 01 fatia de bolo simples de maçã;

- 01 barra de fruta de morango + 200 ml de suco de abacaxi + 03 pães de queijo pequenos;

- 01 maçã +  01 bebida láctea + 01 goiabinha 




Hospital São Luiz
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