Pesquisar no Blog

terça-feira, 25 de julho de 2017

PROA LISTA DICAS VALIOSAS PARA JOVENS EM BUSCA DO PRIMEIRO EMPREGO



Dicas são importantes para que o jovem se saia bem na entrevista


O grupo mais impactado pelo desemprego hoje no Brasil é o formado por jovens com idades entre 14 e 24 anos. Segundo o IBGE, a taxa chegou a 28,7% - ou seja, a cada quatro jovens, um está desempregado. O dado é alarmante, pois quanto mais tarde entram no mercado de trabalho, menores chances de crescimento profissional têm esses jovens adultos.

“Em um momento de alto desemprego, uma qualificação adequada faz toda diferença na hora de conseguir um trabalho. Infelizmente os mais atingidos acabam sendo os meninos e meninas de baixa renda e que estudaram em escola pública”, afirma Rodrigo Dib, Diretor Executivo do Instituto ProA, referência em educação voltada ao mercado de trabalho.

A ONG atua justamente para reverter esse quadro e elenca aqui algumas dicas para os jovens que querem se dar bem na entrevista de emprego:

1. Currículo atualizado sempre
Mantenha o currículo sempre atualizado. Mesmo sem experiência, o documento é importante para o entrevistador, pois funciona como uma carta de apresentação. Além disso, sempre leve uma cópia com você para a entrevista.


2. Vista roupas adequadas
A escolha da roupa deve seguir a ocasião. Não dá para ir à praia de salto alto ou terno. Por isso, tente descobrir como as pessoas que trabalham na empresa que você vai fazer a entrevista se vestem. Na dúvida, roupas mais sociais são a melhor pedida.

3. Evite gírias
As gírias e os erros de português não são bem recebidos no ambiente corporativo, por isso o cuidado com a forma de falar é extremamente importante.

4. Reforce suas qualidades
Por ainda não ter experiência profissional, você não terá muito que falar sobre o assunto. Então aproveite para falar sobre sua experiência escolar e os desafios enfrentados que indiquem qualidades que podem ser aproveitadas pela empresa. Mas lembre-se, nada de se gabar de algum feito, isso não é bem visto.

5. Estude sobre a empresa
Antes da entrevista é valioso pesquisar missão, valores e principais pontos sobre a empresa. Isso mostrará ao entrevistador o seu interesse na companhia

6. Aguarde
Depois da entrevista é comum sentir ansiedade aguardando a resposta da empresa. Algumas companhias entram em contato para retornar sobre a vaga, mesmo que seja para avisar que não foi aprovado. Caso não entrem em contato, você pode ligar para o entrevistador para ter um retorno, mas não seja insistente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados