Pesquisar no Blog

domingo, 23 de julho de 2017

Haja ouvidos!



 Em um show de rock ou utilizando um aparelho eletrodoméstico, a exposição prolongada a altos níveis de ruídos pode causar problemas de saúde. A questão é abordada em várias normas técnicas.




           Foi comemorar o Dia Mundial do Rock, 13 de julho, e ficou com uma sensação estranha nos ouvidos? Isso é consequência do alto nível de ruído causado por uma banda: de 115 a 130 decibéis (dB), o mesmo de um avião a jato e uma britadeira. Mas para quem se identifica com o famoso refrão dos Rolling Stones - It´s only rock´n´roll (But I lik it) –, pode ser apenas rock, o que importa é gostar.

            De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o limite para ruído contínuo, sem efeitos negativos, é de até 50 dB. Desse nível até 65dB a pessoa fica em estado de alerta e com menor poder de concentração. E afinal, ninguém vai a show de rock para meditar. Para quem busca sossego, melhor apreciar o canto de um passarinho, que gera só 5 dB.

            Em ambientes como fábricas, oficinas e obras de construção civil, por exemplo, a partir de 115 dB os ouvidos devem estar protegidos. O excesso de ruído, por sinal, é uma das principais causas de incapacitação no trabalho.

            A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dispõe de um consistente conjunto de documentos relacionados ao ruído causado por máquinas, veículos e aparelhos eletrodomésticos, entre outros, em diferentes ambientes. 

            A norma mais lembrada é a ABNT NBR 10151:2000. Versão Corrigida:2003 - Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento, que  fixa as condições exigíveis para avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades, independentemente da existência de reclamações.


Confira outras normas:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados