Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Cirurgias plásticas precoces são arriscadas para adolescentes



As mudanças do corpo na fase da adolescência são algo natural, mas nem sempre bem aceitas pelos jovens. A comparação com outras pessoas, ídolos ou ícones da moda, e a ansiedade de alcançar o objetivo estético levam à busca por cirurgias precoces. Uma das formas de auxiliar na compreensão do desenvolvimento corporal desse jovem é procurando um hebiatra, mais conhecido como médico de adolescentes.

A especialidade é focada nesta fase da vida, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), vai dos 10 aos 20 anos. A hebiatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Roberta Machado Bozzetti Cintra, explica que o médico tem o objetivo de trabalhar essas necessidades.

“A consulta com o hebiatra visa trabalhar a aceitação do corpo, explicar as diversas alterações que acontecem no período. Dependendo da faixa etária, com outros profissionais, não serão observadas e nem analisadas essas mudanças de forma dinâmica”, ressalta a hebiatra.

Para se ter uma ideia, dados recentes do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) apontam que, entre 2015 e 2016, cerca de 200 mulheres com menos de 18 anos fizeram cirurgia íntima feminina, a labioplastia. Desse total, 150, o equivalente a 75% tinham menos de 15 anos. No Brasil, esse procedimento cresceu 250% em um ano.

A especialista ainda ressalta que as queixas estéticas são comuns e que nessa fase os adolescentes buscam sempre por resultados imediatos. Mas alerta para o risco de processos cirúrgicos. “Como o adolescente ainda não está com o corpo totalmente desenvolvido, alguns tipos de intervenção são arriscados, sob a pena de não apresentarem resultados satisfatórios no futuro. Mas cada caso deve ser analisado individualmente”, explica. “Por exemplo, a correção da orelha em abano, também chamada de otoplastia, é permitida na adolescência, mas a cirurgia íntima é muito precoce.”

A hebiatra salienta que esses procedimentos devem ser feitos no fim da adolescência e início da fase adulta, para que o jovem tenha a certeza da necessidade e decidir com mais clareza se é viável ou não realizar qualquer tipo de cirurgia plástica.




Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados