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sexta-feira, 7 de julho de 2017

Aprender brincando: o caminho para fazer a criança gostar de matemática



 Matemática pode ser algo prazeroso para as crianças
Divulgação: Editora Positivo

Disciplina considerada tediosa no passado, a matemática segue sendo um problema que passa de pai para filho. Pais resistentes aos cálculos e números acabam, mesmo sem querer, transferindo para as crianças uma visão negativa da matéria, o que influencia no aprendizado da disciplina. Mas como fazer para evitar que os alunos encarem a matemática com tanta desconfiança? Especialistas explicam que interagir com a disciplina de maneira amigável e prazerosa, como fazem com qualquer outra disciplina, facilita a compreensão. Segundo o coordenador da área de matemática da Editora Positivo, Carlos Wiens, o estudante precisa entender o problema para então elaborar suas ideias, desenvolvendo estratégias, levantando hipóteses e tomando decisões. “A discussão dos conteúdos colocada de maneira prática estimula o aluno a vivenciar o que está sendo estudado, permitindo uma compreensão mais ampla dos conceitos e sua aplicação”, afirma Wiens. Segundo ele, os conteúdos que os alunos precisam aprender devem fazer sentido. "É preciso atribuir a eles um significado prático, para que os estudantes consigam responder ‘para que’ estão aprendendo a matéria em questão", completa. 

E para facilitar o aprendizado, o ensino da matemática deve ser iniciado sempre com uma discussão sobre a matéria, levando em conta a visão do aluno, a interação com colegas, professores e o conteúdo apresentado, deixando que a curiosidade do estudante seja sua própria ferramenta. A professora Marilda de Souza Fagundes, que ensina matemática no colégio Positivo Júnior, em Curitiba (PR), acredita que por meio de atividades que fujam do padrão convencional é possível desmistificar a disciplina e conquistar a atenção e o envolvimento dos alunos. Em suas aulas são comuns abordagens inusitadas como a aula “Mergulho na matemática”, realizada na piscina do colégio, em que são trabalhadas questões de medidas, como comprimento, área e espaço. Outra aula que faz sucesso com os alunos é a “Matemática e Pizza”: a professora reúne a turma - em horário de contraturno - numa pizzaria. Lá são abordadas todas as questões ligadas à atividade do estabelecimento como custos, consumo, frações e porcentagens, fazendo os estudantes exercitarem os cálculos. A professora costuma realizar também atividades mais simples, na própria sala de aula, como, por exemplo, a brincadeira da bomba, em que alunos vão passando de mão em mão um “artefato” cheio de papeizinhos com questões sobre a matemática que precisam ser respondidas por eles. Outra atividade simples e que faz muito sucesso entre as crianças é o uso do tangram, um quebra-cabeça chinês que ajuda a trabalhar noções geométricas. 

A interação com os pais e a rotina diária do aluno também podem contribuir para o aprendizado. “Fora da sala de aula, os pais devem ajudar os filhos a utilizarem os conceitos matemáticos”, reforça Wiens. Aprender brincando pode ser o caminho para fazer a criança gostar de matemática. Brincadeiras que promovem a interação em grupo motivam, desafiam e desenvolvem o raciocínio lógico. Jogos como amarelinha e pega-pega envolvem conceitos de espaço, forma e tempo. Algumas histórias infantis trazem questões que chamam a atenção para noções de quantidade e medidas. Dobraduras e quebra-cabeças também ajudam a desenvolver o raciocínio geométrico. Com o tempo, as crianças já podem auxiliar os pais, fazendo contas durante as compras no supermercado, por exemplo. Wiens ressalta ainda que os adultos devem sentar com seus filhos para fazer a lição de matemática - lembrando que, hoje, o ensino da disciplina parte do ponto de vista do aluno. 





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