Pesquisar no Blog

terça-feira, 6 de junho de 2017

Mapeamento digital de couro cabeludo é exame essencial para estudo de doenças nesta parte do corpo e dos fios



Dermatologista explica importância de uma análise minuciosa para diagnóstico preciso


O mapeamento digital de couro cabeludo é o exame padrão-ouro para estudo das doenças do couro cabeludo e dos fios, realizado por médicos dermatologistas. Ele fornece imagens detalhadas, de alta resolução, das áreas estudadas, amentando a chande de diagnóstico correto de 20 a 120 vezes. Por isto, a maioria dos estudos científicos sérios, publicados em revistas médicas renomadas, utiliza este método diagnóstico que tem respaldo e credibilidade.

Sabe-se, contudo, que o diagnóstico de uma doença capilar é baseado em quatro pilares: uma boa anamnese, um exame clínico dermatológico minucioso, avaliação de exames laboratoriais quando necessários e o mapeamento digital de couro cabeludo. Este exame permite análise estatística dos diâmetros dos fios, número dos mesmos em cada região do couro cabeludo, características morfológicas, fase do ciclo capilar em que eles se encontram por meio do software TrichoScale e imagens extremamente precisas.

Também é possível fazer um estudo comparativo das imagens obtidas em diferentes consultas do mesmo paciente facilitando o seguimento adequado e verificação do sucesso do tratamento em vigência. Como se vê, a Tricologia (área da Dermatologia que estuda os distúrbios capilares) evoluiu muito nos últimos 20 anos. Até então, o que havia de mais moderno era a análise através do tricograma, o qual exigia o arrancamento de pelo menos 50 fios de cabelos e seus estudos em microscópio óptico. Este exame ainda é feito e tem suas indicações clínicas, porém não é mais exame de rotina na prática da maioria dos médicos dermatologistas.






Cristiano Kakihara - membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. É médico dermatologista da Clínica Kakihara (São Paulo - SP), tem título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/Associação Médica Brasileira e é preceptor da residência médica em Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes, serviço credenciado da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados