|
Diana Garbin e Tiago Leifert, idealizadores da Campanha De Olho nos Olhinhos Foto: Danilo Borges |
Em sua terceira edição, campanha criada pelo casal
Daiana Garbin e Tiago Leifert tem como foco o diagnóstico precoce e a
conscientização sobre o câncer ocular infantil
Mais de 150 milhões de brasileiros
foram impactados ano passado com o apelo de um pai e uma mãe. Tiago Leifert e
Daiana Garbin criaram a Campanha de Olho nos Olhinhos com a missão de
conscientizar sobre os sinais e sintomas do Retinoblastoma, câncer ocular que
atinge crianças de 0 a 5 anos. Uma dessas crianças é Lua, filha do casal. Aos
11 meses Lua foi diagnosticada já num estágio avançado da doença. Os pais
decidiram falar publicamente sobre o diagnóstico para que outras famílias
consigam chegar ao tratamento mais rapidamente do que Tiago e Daiana
conseguiram com a pequena Lua.
A campanha virou ONG para não só promover a
conscientização sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, mas
também trabalhando na prática, auxiliando famílias do Brasil inteiro a encontrar
médicos, realizar exames e chegar aos centros de referência em caso de
diagnóstico confirmado.
"Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico
antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental fazer a informação
chegar em cada vez mais pessoas para todo mundo ficar de olho nos olhinhos.
Como é uma doença traiçoeira, também auxiliamos casos suspeitos a confirmar o
diagnóstico e encontrar um centro de referência com rapidez”, afirma Tiago.
Daiana adverte: “Ficar atento a sinais como um reflexo branco nos olhos,
conhecido como "olho de gato”, e estrabismo é fundamental para ajudar a
detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças oculares. O
diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida das crianças”.
Os sintomas mais comuns do retinoblastoma são a leucocoria, ou
“olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no
contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor
nos olhos e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo)
também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação
dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de
exames completos. A realização do Teste
do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira
infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente. O
Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de
retinoblastoma, de forma integral e gratuita.
Apesar do enorme alcance da campanha em 2023, Tiago e Daiana
querem ir mais longe, uma vez que casos avançados seguem aparecendo nos centros
de referência. No Hospital do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança
com Câncer), referência no tratamento da doença, cerca de 12 a 15% dos novos
casos de retinoblastoma são extraoculares, ou seja, escaparam de dentro do
olho. "Quando diagnosticado precocemente, e tratado em centros de
referência, a chance de cura é de 90%, mas a grande preocupação é quando
demoramos muito para detectar e esse tumor sai do olho, surgindo as metástases,
que colocam em risco a vida desta criança. Quanto mais cedo identificar a
doença, maior é a chance de cura", alerta a Dra. Carla Macedo, oncologista
pediátrica do GRAACC.
A Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Dra.
Wilma Lelis Barboza, diz que para ter diagnóstico precoce é necessária uma avaliação
oftalmológica. Ela lembra que desde 2015, a realização do teste do olhinho nos
recém-nascidos ainda na maternidade é garantida por lei e os pais ou
responsáveis precisam ter acesso ao resultado. "Como o tumor pode surgir
no primeiro ano de vida, é importante que a criança seja avaliada. O teste
precisa ser repetido três vezes no primeiro ano de vida. Quanto mais cedo o
diagnóstico, melhor o prognóstico. Com diagnósticos mais tardios, as crianças
podem perder a vida", explica. Ela cita, ainda, que nas últimas décadas os
tratamentos melhoraram e atualmente, é possível tratar a doença de forma mais
direta e menos agressiva, o que reduz os transtornos causados às
crianças.
Campanha cresce
e chega a todos os estados do Brasil
|
Mascote Flash estará disponível em materiais informativos da campanha De Olho nos Olhinhos. Divulgação |
Em 2024, a campanha "De Olho nos Olhinhos" chega
mais forte, com presença em todos os estados do Brasil e grandes apoiadores,
como RD Saúde, Genesis Genomics, Johnson & Johnson e ALLOS. Além disso,
terá um novo integrante, o mascote Flash, um gato que simula um dos sintomas
visíveis da doença - o olho de gato - que estará nas cartilhas e materiais
distribuídos ao público e à comunidade médica.
A ALLOS, junto com seu braço de mídia HELLO,
cedeu telas em todos os 57 shoppings da rede, além de espaço físico em 44
shoppings da ALLOS em 30 cidades brasileiras, que sediarão os eventos
presenciais do dia 21 de setembro, das 10h às 22h. Nesta
data, Daiana e Tiago estarão nos shoppings Taboão, em Taboão da Serra (SP), e
no Eldorado, na capital paulistana, para falar sobre a campanha e divulgar
informações sobre o retinoblastoma. Médicos voluntários também vão levar a "De
Olho nos Olhinhos" para várias outras cidades do Brasil. A
data desta mobilização nacional foi escolhida em alusão ao 18 de setembro, Dia
Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do
Retinoblastoma, estabelecido por lei em 2012.
Por meio da RD Saúde, detentora das redes Drogasil e Raia, a campanha
estará presente em mais de 3.100 farmácias em todos os estados do Brasil. Os
endereços terão totens contendo um QR code que dá acesso à cartilha e
informações da campanha. Além disso, 1.333 telas das farmácias passarão vídeos
sobre a campanha.
A Genesis Genomics, que oferece soluções avançadas em genômica
para pacientes, médicos e parceiros, irá ceder exames genéticos para
identificação da predisposição ao retinoblastoma, em apoio à campanha.
A Eletromidia também apoia a campanha e veiculará a iniciativa nas
telas de abrigos ônibus, aeroportos, transportes, edifícios comerciais
e residenciais e shoppings, disponibilizando mais de 10 mil telas por todo
o Brasil. Além disso, ao longo do mês, o público do Rio de Janeiro poderá
ver adesivos da campanha em um ônibus envelopado da Itabus.
Neste ano, a "De Olho nos Olhinhos" vai
apoiar outras ações: no dia 16 de setembro, atividade realizada em São Paulo/SP
pelo Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP) voltado para mães,
gestantes e equipe multiprofissional da área de saúde do PECP; no dia 19, Tiago
Leifert estará no Rio de Janeiro para participar da ação promovida pela TUCCA -
Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer -, em que a estátua do
Cristo Redentor será apagada para chamar atenção para o retinoblastoma.
O médico oncologista pediatra e presidente da TUCCA, Sidnei
Epelman, explica que a parceria com o Cristo Redentor existe desde 2012 e, de
lá pra cá, em todos os anos há uma ação de apagamento momentâneo da estátua,
para simbolizar como podem ficar as crianças que perdem a visão por causa do
retinoblastoma não tratado ou diagnosticado tardiamente. Ele reforça a
importância de fazer com que mais gente procure atendimento médico rapidamente
ao menor sinal suspeito. "Iniciativas como a da TUCCA ou a da Campanha De
Olho nos Olhinhos reforçam a nossa missão de olhar não apenas para o
tratamento, mas também buscam formas de chamar atenção do público do que é
realmente importante, especialmente no caso do retinoblastoma, que é o diagnóstico
precoce. Hoje nós temos tratamentos com condições de salvar a vida e também a
visão das crianças. Queremos que mais gente saiba disso, que mais gente se
beneficie desses conhecimentos", explica. A TUCCA mantém um ambulatório de
oncologia pediátrica em parceria com o Santa Marcelina Saúde, localizado na
Zona Leste de São Paulo, e além de atender dezenas de crianças, também tem
inspirado outros países, como França e Espanha, a adotarem campanhas populares
de conscientização sobre o retinoblastoma.
Na edição online, durante as próximas semanas, Daiana Garbin vai
publicar vídeos em seu canal no Instagram (@garbindaiana) e Youtube
(@daianagarbin) entrevistando médicos. O casal vai divulgar uma cartilha
digital contendo sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce do
retinoblastoma. Um filtro de instagram também estará disponível para as pessoas
compartilharem a campanha nas redes sociais.
Sobre
a De Olho nos Olhinhos e apoiadores
De Olho nos Olhinhos é uma campanha sem fins lucrativos e conta com
a ajuda de diversos profissionais que abraçaram a causa e trabalham de forma
voluntária. A criação dos materiais ficou sob responsabilidade da agência
Ogilvy, uma empresa do grupo WPP, maior conglomerado de publicidade do mundo,
que também cedeu o talento de seu braço de produção audiovisual, a Hogarth. A
Sailor Studio é a responsável pela ilustração do gatinho "Flash" e
também pela animação 2D e edição dos vídeos com o novo mascote da campanha.
Além disso, a Pridea Comunicação assumiu a parte de imprensa e Relações
Públicas da campanha. A execução dos eventos está a cargo da agência 828.
A campanha tem o apoio das mais importantes entidades médicas do
Brasil: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB),
Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria
(SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Sociedade
Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO), Sociedade Brasileira de
Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e Sociedade Latino-Americana de Oncologia
Pediátrica (SLAOP). Também são apoiadores o Departamento de Oftalmologia e
Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Grupo de Apoio
ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAACC), Associação para Crianças e
Adolescentes com Câncer (TUCCA), St. Jude Children's Research Hospital, Aliança
Amarte, Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLA) e
Associação Acadêmica de Pediatria (AAP).
Sobre as parcerias: Sobre a RD SaúdeA RD Saúde foi formada em 2011, a partir da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam mais de 200 anos de história no varejo farmacêutico. Hoje, o grupo está presente em todos os estados do país, com 3.000 farmácias. Em 2024, ao adotar uma nova marca corporativa, a companhia reforçou a sua atuação como ecossistema de saúde voltado para prestação de serviços e cuidados com o bem-estar da população. Por isso, continua ampliando sua capilaridade física e digital, disseminando um novo conceito de farmácia em um modelo de negócio multicanal. Sobre Genesis GenomicsGenesis Genomics é a união da expertise do Grupo Fleury e do Hospital Israelita Albert Einstein para revolucionar a medicina por meio da genômica. A iniciativa tem como objetivo liderar o desenvolvimento da medicina de precisão na América Latina, proporcionando soluções genômicas inovadoras que permitam diagnósticos mais precisos, tratamentos mais eficazes e uma melhor qualidade de vida para os pacientes. Com investimentos em pesquisa e desenvolvimento, busca constantemente expandir os limites da genômica e oferecer as melhores soluções para médicos, pacientes e demais parceiros. Sobre a ALLOSSomos a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do Brasil. Nosso portfólio tem 58 shoppings próprios e administrados - referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa também foi reconhecida com o selo I-Diversa (B3) e o selo ouro GHG Protocol. Sobre a Eletromidia A Eletromidia conversa mensalmente com mais de 53 milhões de pessoas através de mais de 67 mil pontos de contato, sendo destes 50 mil ativos digitais. Presente nas ruas dos 11 maiores mercados publicitários do Brasil, a Eletromidia constroi conexões urbanas entre marcas e pessoas levando conteúdo, serviços e experiências que inovam diariamente o conceito de OOH. Única companhia do setor com atuação nas cinco verticais do OOH: ruas, prédios residenciais e comerciais, shoppings, aeroportos e transportes, a Eletromidia possui o maior inventário digital do País e é a primeira empresa de mídia do Brasil a ser listada na B3. Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis - PECP Serviço:
Site da campanha: www.deolhonosolhinhos.org
Em caso de suspeitas de retinoblastoma, entre em contato por e-mail: ajuda@deolhonosolhinhos.org ·
21 de setembro: Mobilização nacional - Campanha De Olho nos
Olhinhos 2024
10h às 22h - 44 Shoppings da ALLOS em 30
cidades do Brasil. Shopping Eldorado (São Paulo/SP) e Shopping Taboão (Taboão
da Serra/SP) terão a presença de Daiana Garbin e Tiago Leifert
Shopping
Taboão
10h às 11h: Atendimento à imprensa
11h às 12h30: Atendimento ao público
Shopping
Eldorado
15h às 16h30: Atendimento ao público
16h30 às 17h30: Atendimento à imprensa
Lista completa de shoppings em: bit.ly/deolhonosolhinhos24 ou no QR
Code:
·
16 de setembro: Ação do Programa Einstein na Comunidade de
Paraisópolis (PECP) voltado para mães, gestantes e equipe multiprofissional da
área de saúde do PECP - Paraisópolis - (São Paulo/SP)
·
19 de setembro: Ação na estátua do Cristo Redentor (Rio de
Janeiro/RJ) em parceria com a TUCCA - Entre 19h30 e 20h30, com a presença de
Tiago Leifert