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terça-feira, 2 de julho de 2024

Nas férias, pai precisa pagar pensão alimentícia?

Período na casa do pai não pode ser descontado no valor da pensão alimentícia! Conheça os seus direitos. 

 

As férias escolares começaram e, durante esse período, é comum que crianças filhas de pais divorciados dividam o tempo entre as duas casas. Nestes casos, será que o valor da pensão alimentícia paga pelo pai sofre alteração?  

 

O advogado especialista em Direito de Família Lucas Costa (@escritorioparamaes no Instagram) explica que não: “a pensão alimentícia acordada na justiça é um direito da criança e só pode sofrer alteração se o juiz determinar, ou seja, é necessário um pedido de revisão e uma nova ação para avaliar a necessidade dessa mudança”. 

 

A pensão alimentícia está prevista nos artigos 1.694 a 1.710 do Código Civil Brasileiro de 2002 e é um direito de toda criança ou adolescente menores de 18 anos ou que tenha algum tipo de incapacidade. Filhos matriculados em uma universidade também têm o direito estendido até a conclusão do curso. Apesar do nome “pensão alimentícia”, o valor estabelecido pela justiça leva em consideração não só a alimentação do menor, mas todos os gastos que envolvem moradia, escola e gastos com saúde, por exemplo.  

 

“Esse valor é para cobrir os gastos gerais da criança, então não faz sentido suspender ou diminuir o valor da pensão, já que aluguel, água e energia continuam chegando para a mãe. Se a pensão alimentícia foi homologada pela justiça, o pai precisa arcar com o valor integral independentemente do período do ano”, finaliza Lucas.  

 

Exceção  

Fogem da regra casos em que os pais registraram um acordo diferente para situações específicas, como por exemplo o período de férias. Segundo o especialista, o que vale é o que foi colocado no papel. 

 

“Por isso é tão importante oficializar a guarda dos filhos, todos os detalhes podem ser acordados pelos pais, especialmente aqueles que possuem uma comunicação clara e amigável. Dessa forma, é possível sim determinar regras que funcionem para os dois, claro, sempre levando em consideração o bem-estar da criança”, acrescenta Costa.  

 

E se o pai se recusar a pagar? 

De acordo com Lucas, neste caso a mãe precisa acionar a justiça e fazer valer o que foi definido na decisão judicial. 

 

“Infelizmente isso pode acontecer, inclusive com ameaças usando a própria criança. Para essas situações, o indicado é acionar a justiça para que o genitor cumpra com o que foi definido pelo juiz”.  

O não pagamento de pensão alimentícia implica em uma série de sanções para o devedor. A partir do primeiro mês de atraso é possível requerer em juízo, sob pena de prisão. 


Lucas Costa Advogado - formado pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), com pós-graduação em direito processual civil pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDCONST). Por dois anos foi membro do grupo de pesquisa em Direito de Família da UNICURITIBA. Foi membro do Grupo Permanente de Discussão da OAB/PR na área de Planejamento Sucessório. É membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Tem nove anos de experiência na defesa de mulheres em ações envolvendo violência doméstica e nas áreas de família e sucessões. Possui escritório físico há seis anos na cidade de Curitiba/PR, atendendo em todo o Brasil.


FÉRIAS DE INVERNO: SEIS DESTINOS NA AMÉRICA DO SUL QUE ESTÃO MAIS BARATOS PARA VISITAR EM JULHO COMPARADO COM 2023

 

San Carlos de Bariloche - Argentina

Para os fãs do frio característico do mês de julho, o KAYAK selecionou seis destinos que apresentaram queda de até 17% no preço médio das passagens e que inspiram uma viagem com tudo o que a estação tem a oferecer, até mesmo neve. Confira quais são e quanto custa conhecê-los!

 

De paisagens de tirar o fôlego em Foz do Iguaçu a passeio de esqui em San Carlos de Bariloche, o KAYAK, principal buscador de viagens do mundo com 10 anos de atuação no Brasil, reuniu seis destinos cheios de charme que apresentaram queda no preço médio das passagens para julho em comparação com o mesmo período do ano anterior, para que os brasileiros tenham opções econômicas para se divertirem em um dos meses mais frios do ano. 

“Julho é um período de alta sazonalidade por conta das férias escolares, época em que muitas pessoas aproveitam para viajar em família. E para aquelas que desejam curtir o clima do inverno sem precisar viajar longas distâncias e ainda economizar, temos na América do Sul excelentes opções de destinos com atrações para todas as idades”, comenta Gustavo Vedovato, Country Manager do KAYAK no Brasil.


Foz do Iguaçu, Paraná

  • O preço médio de passagens aéreas durante o mês de julho é de R$1.039
  • Em relação a 2023, o preço médio apresentou uma queda de 5% e as buscas aumentaram 33%

Foz do Iguaçu tem um dos cartões postais mais emblemáticos do país, as Cataratas do Iguaçu, e está no radar dos brasileiros para o mês de férias escolares. Durante o inverno de julho o volume das águas tende a ser menor, assim como a chance de pegar chuvas, o que proporciona uma visão mais nítida das cataratas. O Parque das Aves e a represa de Itaipu, a maior usina hidrelétrica do mundo, são outras atrações turísticas da cidade que também valem a visita.
 

Curitiba, Paraná

  • O preço médio de passagens aéreas durante o mês de julho é de R$838
  • Em relação a 2023, o preço médio apresentou uma queda de 2% e as buscas aumentaram 53%

Curitiba, a capital brasileira mais fria, é outra cidade do Paraná que parece estar no radar dos brasileiros. As temperaturas baixas se devem ao fato de a cidade ficar a 945 metros acima do nível do mar, o que a torna ideal para degustar da gastronomia diversificada e visitar os parques e bosques, que de acordo com a ferramenta Explore do KAYAK, ocupam 26% de toda a área da cidade, sem se cansar pelo calor.
 

San Carlos de Bariloche, Argentina

  • O preço médio de passagens aéreas durante o mês de julho é de R$3.648
  • Em relação a 2023 as buscas aumentaram 50%

Este destino é a cara do inverno. A cidade argentina encanta o viajante que deseja ver a neve de perto por conta de suas paisagens cinematográficas e ainda oferece atividades cheias de aventura com os esportes de inverno e estações de esqui.
 

Santiago, Chile

  • O preço médio de passagens aéreas durante o mês de julho é de R$1.730
  • Em relação a 2023, o preço médio apresentou uma queda de 17% e as buscas aumentaram 78%

Vinícolas, paisagens montanhosas, neve e esqui são alguns dos atrativos que podem fazer o viajante escolher Santiago como seu destino de inverno. Sky Costanera, que é o mirante no topo do prédio mais alto da América do Sul, Plaza de Armas e Parque Metropolitano são opções de passeios que merecem estar no roteiro de viagem.
 

Lima, Peru

  • O preço médio de passagens aéreas durante o mês de julho é de R$2.127
  • Em relação a 2023, o preço médio apresentou uma queda de 6% e as buscas aumentaram 44%

A cidade oferece diversidade gastronômica e a possibilidade de admirar construções históricas. De Lima, o viajante pode aproveitar para visitar Machu Picchu, que por conta do clima seco e ensolarado típicos do inverno, oferece uma vista inesquecível do sítio arqueológico.
 

Ushuaia, Argentina

  • O preço médio de passagens aéreas durante o mês de julho é de R$3.252
  • Em relação a 2023, o preço médio apresentou uma queda de 13% e as buscas aumentaram 112%

Ushuaia é um destino interessante para o viajante que gosta do inverno, de esportes e de aventura. Se tratando de atrações turísticas, a Lagoa Esmeralda pode ser uma excelente opção no roteiro de quem gosta de trilhas. A navegação pelo Canal de Beagle para visitar o Farol Les Eclaireurs, conhecido como o Farol do Fim do Mundo, e um passeio de moto de neve também são alternativas empolgantes que Ushuaia oferece ao turista.
 

Ferramenta gratuita para economizar na viagem de inverno
 

KAYAK PriceCheck 

Com esta ferramenta gratuita disponível no aplicativo do KAYAK, o viajante pode fazer o upload de uma captura de tela de um itinerário de voo, localizado em qualquer site, e o KAYAK verificará rapidamente centenas de sites para identificar se o usuário está conseguindo um ótimo preço.
 

Metodologia de dados 

O levantamento foi realizado no dia 12 de junho de 2024, na base de dados do KAYAK, considerando buscas por voos de ida e volta, em classe econômica, de todos os aeroportos do Brasil, para todos os aeroportos do mundo. Como datas de buscas foram consideradas de 12/12/2023 a 12/06/2024 comparado com 12/12/2022 a 12/06/2023. Para datas de viagem, foram considerados os períodos entre 01/07/2024 e 31/07/2024 comparado com 01/07/2023 a 31/07/2023. Os preços são uma média e podem variar com o tempo. Os destinos foram selecionados pela equipe de PR e Marketing do KAYAK.
 



KAYAK

solução de viagens corporativas.

site

 

Chatbots não são mais os mesmos – agradeça à Inteligência Artificial

 

Simular um ser humano na conversa com pessoas. Não há forma mais resumida de definir o que é um chatbot (ou assistente de atendimento) e como ele impacta a vida das pessoas há quase seis décadas. Com o impulso da Inteligência Artificial (IA), houve um expressivo aumento de eficiência, personalização e acessibilidade. E a tendência é vermos a criação de aplicações ainda maiores e superiores às atuais, a considerar o tamanho dos investimentos em andamento.

 

Um levantamento apontou, por exemplo, que os investimentos em IA ficarão próximos aos US$ 200 bilhões até 2025 em todo o mundo. Indo um pouco mais além no futuro, há uma expectativa de gastos com chatbots de US$ 12 bilhões apenas em 2024, chegando a US$ 72 bilhões dentro de quatro anos. Seria uma ampliação grande dos investimentos, pois atualmente os investimentos em chatbots de IA giram na faixa entre US$ 25 mil e US$ 1,5 milhão anuais, e somente para automatizar e personalizar o atendimento ao cliente.

 

A ideia do chatbot se conecta com o “pai” da IA, Alan Turing, matemático inglês e teórico da era que vivemos hoje na tecnologia. A ideia de não ter que deslocar uma pessoa para atender a outra pessoa, do outro lado da linha e/ou da tela, é perseguido por empresas e negócios há muito tempo. Uma boa experiência do consumidor e do usuário (CX e UX, respectivamente) impacta sensivelmente as companhias, não importa qual seja a sua área de atuação ou o seu alcance.

 

Embarcados em IA, temos chatbots genéricos e muito conhecidos, como o ChatGPT e o Gemini, conhecidos pelos seus sistemas de Grandes Modelos de Linguagem (LLMs), assim como existem os Pequenos Modelos de Linguagem (SLMs), mais especializados, baratos e que podem apresentar respostas mais apuradas. Em comum, a necessidade de treinamento e aprendizado desses assistentes virtuais, para que cada vez mais possam compreender, aprender e adaptar-se às necessidades dos utilizadores, o que melhora significativamente a sua utilidade e eficácia em contextos empresariais.

 

Assim, não é por acaso que 64% dos líderes de CX querem aumentar os investimentos específicos na evolução dos chatbots em 2025. Além dos modelos mais conhecidos e já mencionados, há aqueles menores, mas que fazem a diferença para quem os usa. Vou dar alguns exemplos. Já existe um assistente virtual que auxilia no entendimento dos pedidos de um cliente, com base em uma breve conversa, orientando rapidamente qual é o melhor restaurante para o prato desejado naquele dia, sem passar muito tempo no app de pedidos.

 

Para o setor de Seguros, é muito provável que, em pouco tempo, um chatbot de IA possa fazer o atendimento em tempo real, com a incorporação de fotos, vídeos e áudios na própria conversa do sinistro. É o chamado modelo multimodal, uma das tendências com esse tipo de assistente virtual. Existe ainda chatbots que nos ajudam a melhorar textos em outros idiomas, ou que permitem que funcionários resumam atividades diárias de forma automática, liberando-os para atividades mais importantes e criativas.

 

Uma outra tendência verificada por especialistas do mercado demonstra que a maneira com que as pessoas utilizam mecanismos de busca está mudando – e “graças” à IA. De acordo com um estudo indicou que, em dois anos, mecanismos como Google e Yahoo! vão perder um quarto da sua participação, tendo chatbots de IA em seus lugares.

 

Apenas no Brasil, a demanda pela produção de arquiteturas para chatbots mais do que dobrou nos últimos 12 meses, de 317 mil para 671 mil. Isto faz do país um dos que mais está lançando mão desse mecanismo para o aumento de eficiência, redução de custos e otimização dos resultados juntos aos clientes. Um dos setores que mais vem investindo nisso é o de varejo. Outro importante player é o bancário. Segundo dados da Febraban, 96% dos bancos possuem tecnologias de inteligência artificial e 54% dizem já usar a GenAI (IA Generativa). Tecnologias como robôs de conversação com IA ganham o adendo de outras, como a biometria facial, automação robótica de processos, IA e inteligência cognitiva.

Embora ainda exista quem seja resistente em falar com uma máquina e não com um humano, cada vez mais será difícil notar a diferença. Veremos mais e mais a evolução do Processamento de Linguagem Natural (PLN), com respostas mais naturais, fluídas e intuitivas, permitindo mais precisão, complexidade e personalização ao usuário. Ou seja, as interações caminham para se tornarem mais humanas, sobretudo pela capacidade de rápido aprendizado. E tudo isso em tempo integral, sete dias por semana, 24 horas por dia.

 

Todos os dados e informações gerados dessas interações com chatbots de IA servirão tanto para melhorar produtos e serviços, como o próprio atendimento ao cliente – a importante análise de sentimento é um aspecto central aqui, para identificar problemas e atuar em melhorias. A participação do elemento humano em assistentes virtuais, desta forma, seria apenas em casos particulares e excepcionais.

 

Mesmo com tanto potencial, o uso da IA em chatbots não deve ser vista como a solução de todo e qualquer problema. Como já se sabe, a IA de maneira geral não é imune a erros. Há preocupações consideráveis em torno da ética, transparência e segurança no manuseio de dados, assim como pela responsabilização diante de respostas erradas fornecidas por um chatbot de IA – um caso recente no Canadá reforçou que o tema é bastante sério.

 

Como toda evolução tecnológica, ajustes se fazem e se farão necessários. A ampliação dos chatbots de IA, que são altamente escaláveis e podem trabalhar com um alto volume de conversas simultâneas, é uma realidade que a procura por mais desempenho e menos custos impôs, principalmente em um mundo pós-pandêmico. Há quem diga que, em um futuro não muito distante, trataremos assistentes virtuais como mentores e confidentes. Será? Está resposta eu ainda não tenho, mas o cenário é animador. 




Alessandro Buonopane - CEO Brasil da GFT Technologies


Aprovada na Alesp, Lei estadual que garante vagas em estacionamentos para idosos completa 20 anos

Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Costa

Legislação de São Paulo vai ao encontro do Estatuto do Idoso e determina que 5% das vagas em estacionamentos em prédios públicos e privados sejam reservadas para pessoas com 60 anos ou mais

 

A aposentada Laís Bonfá, de 74 anos, chegou com pressa na unidade do Poupatempo localizada no prédio anexo ao da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ela teve a possibilidade de estacionar bem em frente ao portão de acesso ao prédio, já que duas vagas para pessoas com mais de 60 anos estavam disponíveis.

Assim como Laís, milhões de paulistas têm esse direito e podem utilizar as vagas reservadas em estacionamentos nas ruas, prédios públicos, supermercados, shoppings, entre outros estabelecimentos comerciais. "Utilizo sempre. Facilita bastante a nossa vida", reconhece a aposentada.

A reserva de vagas em estacionamentos para pessoas com mais de 60 anos teve início com o Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.471, de 2003). Após essa legislação, o Brasil avançou consideravelmente na proteção dos direitos das pessoas com mais de 60 anos.

Em São Paulo, o direito foi reforçado e garantido por meio da
Lei 11.759/2004, aprovada pela Alesp. O texto da norma, proposta pelo deputado Emidio de Souza (PT), estipula o mínimo de 5% das vagas nos estacionamentos para os idosos, sendo que a escolha das vagas deve ser feita priorizando o fácil acesso do público.

"Na época, houve um grande debate sobre os direitos dos idosos e a ideia foi trazer essa discussão para implantarmos em São Paulo", comenta o deputado, que faz parte da atual Legislatura da Casa.

Hoje, a medida integra a
Lei Estadual 12.548/2007, que reuniu e consolidou diversas normas estaduais relacionadas aos idosos. A legislação é conhecida como a Política Estadual do Idoso e tem como missão facilitar o acesso do público à legislação relacionada ao tema.



Políticas Públicas

O olhar do legislador para os idosos tem se mostrado cada vez mais necessário no País. Segundo dados do IBGE, o total de brasileiros com mais de 60 anos superou 15% da população, sendo que a estimativa é de que essa parcela cresça nos próximos anos.

"Há vinte anos, o envelhecimento era muito pouco observado por políticos, médicos e pesquisadores. Após a criação do Estatuto do Idoso à época, as visões começaram a mudar. Hoje, ainda há muita exclusão dos idosos no Brasil, mas, com trabalho atento e estudioso, nosso país, atualmente, é um dos mais acolhedores para os idosos", comentou Alexandre da silva, secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em evento organizado na Alesp.



Como garantir o benefício?

Para ter acesso ao benefício, a pessoa com 60 anos ou mais deve solicitar o cartão para estacionamento em vaga especial no Detran ou na prefeitura do seu município. Não se faz necessário que o solicitante seja o motorista do veículo.

O cartão deve ser colocado no para-brisa de forma visível, sempre que utilizar a vaga especial. O benefício tem validade em todo o território nacional. Lembrando que estacionar o veículo nas vagas reservadas aos idosos, sem o cartão, é considerado infração gravíssima (7 pontos na CNH), além de multa e possibilidade de remoção do veículo.



Solicitação pela Internet

Além de presencialmente, há prefeituras que disponibilizam o serviço pela internet. A Prefeitura de São Paulo é um exemplo. A solicitação é feita por meio do Portal de Atendimento SP156. Foi o que fez o aposentado João Benites, 60.

"Solicitei super rápido. Imprimi e já estou usando", comentou.



Pesquisa Pulso aponta que 52% dos líderes financeiros no Brasil planejam implementar IA na detecção de fraudes

Dados revelam a integração da tecnologia no cenário financeiro em relação à digitalização atual, a satisfação do cliente e as prioridades de investimento futuro de líderes financeiros e de tecnologia na América Latina

 

O levantamento Pulso 2024 - Experiência Digital: A Evolução dos Serviços Financeiros na América Latina, conduzido pela Topaz, uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais da América Latina, em parceria com a Celent, líder em pesquisa e assessoria tecnológica para instituições financeiras em todo o mundo,traz os resultados sobre a percepção das lideranças regionais em relação a diferentes inovações em tecnologia e modelos de negócios e como essas implementações estão impactando o setor de serviços financeiros de diferentes perspectivas para os próximos dois anos. Dentre os principais resultados, 52% dos líderes entrevistados no Brasil planejam implementar Inteligência Artificial na detecção de fraudes em comparação com o resto da região, que prioriza a inovação em IA nos chatbots de atendimento ao cliente (54%). O país também vai investir em aplicativos de IA para avaliação de risco (49%).

O Pulso foi realizado em dezembro de 2023 com 1.079 líderes de diferentes organizações financeiras e de tecnologia de 20 países da região. Cerca de 64% dos entrevistados são de bancos digitais e tradicionais e instituições de microfinanças e 36% são de empresas de tecnologia e fintechs. O estudo explora a inserção do Digital Banking, panorama da evolução da experiência digital nos canais financeiros e planos de implementação de IA e prioridades futuras de investimento em tecnologia.


“Embora o setor financeiro tenha sido transformado pela digitalização nos últimos anos, devido a políticas e estruturas regulatórias de apoio, adoção de internet móvel e uma rápida expansão de serviços digitais, os desafios permanecem, resultando em diferentes prioridades e planos para investimentos futuros em todos os países da região. E é isso o que exploramos em profundidade no Pulso, bem como o poder catalítico da IA na otimização de experiências e jornadas financeiras digitais e as futuras prioridades de investimento em tecnologia”, diz Jorge Iglesias, CEO da Topaz.

Os principais resultados da pesquisa Pulso indicam que 80% dos líderes acreditam que seus clientes estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os canais digitais - embora o nível seja ligeiramente menor para clientes de empresas de microfinanças do que para instituições bancárias maiores. As campanhas automatizadas são a maior prioridade (38%) para investimentos adicionais, seguido de integração do cliente (35%) e sistemas de prevenção de fraude (27%).

Os planos para desenvolver recursos de IA para atendimento ao cliente e automação de processos em 2024 foram relatados por mais da metade dos entrevistados. Também, a existência de uma rede de pagamentos digitais madura, os níveis de participação bancária e a qualidade da conectividade digital são fatores que impulsionam diferentes prioridades em diferentes países: alguns têm vantagens geográficas ou econômicas e de sistemas bancários robustos para o consumidor. O levantamento reitera que o Brasil tem sido um epicentro de inovação financeira e tecnológica na região há vários anos, abrigando cinco dos dez maiores bancos da América Latina e uma promissora indústria de fintechs também está crescendo no México.

Globalmente, a pesquisa indica que o envolvimento digital do cliente é importante para bancos e empresas de microfinanças. Os bancos têm focado cada vez mais em estratégias de produtos e canais que oferecem suporte à integração fácil, já que a maioria dos latino-americanos acessa a internet com smartphones, e os pagamentos têm sido uma experiência de produto móvel na maioria dos casos de uso.


Alta satisfação atual dos clientes

Os entrevistados foram questionados "quão satisfeitos vocês acham que seus clientes estão?" e, como resultado, as respostas são indiretas de satisfação do cliente, em vez de pesquisa direta do sentimento do cliente. Bancos relataram 84% de satisfação; clientes de empresas de tecnologia, 82%, enquanto para cooperativas de crédito/instituições de microfinanças, 78% estão satisfeitos, com um nível de quase 20% de baixa satisfação. A satisfação dos clientes parece ser menor para os clientes de cooperativas de crédito e instituições de microfinanças.  

Para a função de onboarding digital, quase um quarto de todos os entrevistados disseram estar insatisfeitos ou apenas ligeiramente satisfeitos com as capacidades de sua instituição.



Níveis de digitalização hoje

Como resultado, 51% das empresas pesquisadas afirmaram ter solicitação e aprovação de crédito, seguidas por aberturas de contas digitalizadas (41%) e atendimento às reclamações (39%). Os bancos superaram em muito as instituições menores e outros setores, com 77% deles tendo digitalizado a abertura de contas. Menos da metade (42%) das instituições de microfinanças o fizeram.


Prioridades futuras

A segunda prioridade de investimento para bancos e cooperativas de crédito/instituições de microfinanças são os sistemas de onboarding online, enquanto para as empresas de tecnologia, é a implementação de soluções de atendimento ao cliente em um fluxo "phygital" (equilíbrio entre canais físicos e digitais).



Implementação de IA

Cerca de 60% dos bancos e instituições de microfinanças dizem que se concentrarão em aplicativos de IA para atendimento ao cliente e chatbots, o mais alto de todos os casos de uso de IA. Em países com redes de pagamento digital mais sofisticadas, como o Brasil, espera-se que o foco da inovação em IA priorize a detecção de fraudes, a automação de processos e a avaliação de risco de crédito.

As ferramentas de gestão financeira pessoal são a próxima maior prioridade voltada para o cliente para o avanço da IA, com 22% para bancos e instituições de microfinanças. O Brasil está ligeiramente atrás do resto da LATAM em prioridade de IA para planejamento financeiro.

Globalmente, bancos e instituições de microfinanças já estão adotando recursos generativos de IA em ferramentas de suporte a banqueiros, marketing e desenvolvimento e teste de software, e explorando com cautela casos de uso voltados para o cliente, como bots de bate-papo.


Diferentes prioridades em diferentes países

Os dados da pesquisa mostram que vários países implantaram redes de pagamento digital com altos níveis de adoção pelo consumidor e essas redes são, provavelmente, um dos principais diferenciais das futuras prioridades de digitalização.
O Pix atingiu 133 milhões de usuários cadastrados, realizando mais de 2 bilhões de transações por mês até o fim de 2022. Esse método se junta ao CoDi no México e ao Transferencias 3.0 na Argentina como redes modernas de pagamentos em tempo real destinadas a estimular a carteira digital e a inovação bancária.

Algumas soluções tecnológicas, como prevenção a fraudes e sistemas de onboarding digital, têm maior prioridade no Brasil, assim como os níveis de satisfação com essas ferramentas, a digitalização da abertura de contas, processos de solicitação de crédito e renovações de cartões, em comparação com o restante dos países da América Latina.



O acesso aos serviços bancários varia muito entre os países da região. Comparar as prioridades de investimento digital em países em extremos opostos desse espectro revela diferenças: Brasil, Venezuela e Chile têm três das maiores taxas de adultos bancarizados da região. O Brasil está focado na automação de campanhas, na mensuração do valor do cliente e nos recursos de segmentação como prioridades do top-3. A Venezuela prioriza pagamentos de contas eletrônicas e pagamentos QR. Os entrevistados chilenos classificam a gestão de patrimônio como uma prioridade top 2.
Já no outro extremo, no Peru, onde mais de 40% dos adultos não são bancarizados, Wealth Management e Conversational Banking foram classificados como prioridades 1 e 3, respectivamente. No México, com a maior taxa de adultos desbancarizados da região (54%), as prioridades de investimento são campanhas automatizadas e capacidade de integração.


O caminho para o futuro

Os bancos e as instituições de microfinanças precisarão se concentrar cada vez mais na integração efetiva após a abertura da conta e na melhoria do envolvimento contínuo, para a retenção de clientes.

Além disso, os recursos alimentados por IA oferecem possibilidades para aumentar a integração e o engajamento. Os bancos da LATAM foram mais propensos do que qualquer outra região a informar que planejam lançar novos serviços voltados para o cliente usando IA generativa em 2024.

O estudo Pulso diz que globalmente, a IA generativa provavelmente será implementada em várias ondas: a 1ª onda já está em andamento e inclui ferramentas de assistência bancária, kits de ferramentas de desenvolvimento e teste e geração de conteúdo de marketing. Em seguida, é provável que insights generativos sejam produzidos para apresentação ao cliente, como recursos de gerenciamento financeiro pessoal. Mais tarde, é provável que interfaces conversacionais interajam diretamente com os clientes em tempo real.



Topaz - uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais, destacando-se como líder no mercado brasileiro e latino-americano. Como parte do Grupo Stefanini, atua em mais de 25 países com mais de 300 clientes de diversos portes e segmentos.


Portabilidade do saldo devedor do cartão de crédito começa a valer

IMAGEM: DC
Quem tem dívidas no cartão poderá transferi-las para uma instituição financeira que ofereça melhores condições para o pagamento

 

A partir desta segunda-feira, 1/7, os donos de cartão de crédito poderão transferir o saldo devedor da fatura para uma instituição financeira que oferecer melhores condições de renegociação. É que entra em vigor uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) - aprovada em dezembro do ano passado - que busca diminuir o endividamento e melhorar a capacidade de o consumidor se planejar.

A resolução é a mesma que, desde janeiro, limitou os juros do rotativo do cartão de crédito a 100% da dívida. Não estava prevista na lei do programa Desenrola a portabilidade do saldo devedor da fatura que foi aprovada na última reunião do CMN do ano passado.


Operação de crédito - A medida também vale para os demais instrumentos de pagamento pós-pagos, modalidades nas quais os recursos são depositados para pagamento de débitos já assumidos. A proposta da instituição financeira deve ser realizada por meio de uma operação de crédito consolidada (que reestruture a dívida acumulada). Além disso, a portabilidade terá de ser feita de forma gratuita.

Caso a instituição credora original faça uma contraproposta ao devedor, a operação de crédito consolidada deverá ter o mesmo prazo do refinanciamento da instituição proponente. Segundo o Banco Central (BC), a igualdade de prazos permitirá a comparação dos custos.


Transparência - O CMN também aumentou a transparência nas faturas do cartão de crédito. Também a partir de hoje, as faturas deverão trazer uma área de destaque, com as informações essenciais, como valor total da fatura, data de vencimento da fatura do período vigente e limite total de crédito.

As faturas também deverão ter uma área em que sejam oferecidas opções de pagamento. Nessa área deverão estar especificadas apenas as seguintes informações: valor do pagamento mínimo obrigatório; valor dos encargos a serem cobrados no período seguinte no caso de pagamento mínimo; opções de financiamento do saldo devedor da fatura, apresentadas na ordem do menor para o maior valor total a pagar; taxas efetivas de juros mensal e anual; e Custo Efetivo Total (CET) das operações de crédito.

O CMN também obrigou as instituições financeiras a enviar ao titular do cartão a data de vencimento da fatura por e-mail ou mensagem em algum canal de atendimento. O aviso terá de ser remetido com pelo menos dois dias de antecedência.

Por fim, as faturas terão uma área com informações complementares. Nesse campo, devem estar informações como lançamentos na conta de pagamento; identificação das operações de crédito contratadas; juros e encargos cobrados no período vigente; valor total de juros e encargos financeiros cobrados referentes às operações de crédito contratadas; identificação das tarifas cobradas; e limites individuais para cada tipo de operação, entre outros dados.


  Agência Brasil


segunda-feira, 1 de julho de 2024

Sete estações da CPTM recebem ação em referência à campanha Julho Amarelo

Na terça-feira (02/07), sete estações terão serviços de saúde ao passageiro sobre a conscientização da hepatite

 

Nesta terça-feira (02/07), quem passar pelas estações Jardim Helena-Vila Mara, Dom Bosco, Guaianases, Mauá, Estudantes, Guarulhos-CECAP e Tamanduateí da CPTM terá a oportunidade de participar da ação em referência ao Julho Amarelo. 

Em parceria com a Proz Educação, os serviços ocorrerão nos seguintes horários: das 9h às 12h, 13h às 16h e das 19h às 22h. Haverá informações para a conscientização da hepatite e serão ofertados serviços de saúde como aferição de pressão arterial (sem limite de atendimentos) e teste de glicemia capilar em pessoas diabéticas ou com histórico de diabetes na família (limitados a 100 por estação).
 

Julho Amarelo


A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil com a finalidade de reforçar ações de prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas. Quando aparecem, se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As hepatites virais, foco da campanha, são inflamações causadas por vírus representados por A, B, C, D e E.
 

Ações de Cidadania


Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção do bem-estar de seus passageiros. 

 

Serviço

Campanha Julho Amarelo
Data: Terça-feira (02/07)
Local: Estações Tamanduateí e Mauá que atendem a Linha 10-Turquesa;
Estações Dom Bosco, Guaianases e Estudantes, que atendem a Linha 11-Coral;
Estação Jardim Helena-Vila Mara, que atende a Linha 12-Safira;
Estação Guarulhos-CECAP, que atende a linha 13-Jade;
Horário: 09h às 12h, 13h às 16h e das 19h às 22h


Como lidar com a perda de apetite na terceira idade


Freepik

A perda de apetite é uma preocupação recorrente à medida que a população envelhece. Comum entre os idosos, ela pode ter diversas causas e, para que a falta de nutrientes não cause danos à saúde desse idoso, algumas soluções como comer de 3 em 3 horas são fundamentais. Essa rotina garante que o idoso receba a energia necessária para que o organismo funcione corretamente. Para a gerente técnica da Home Angels, maior rede de cuidadores supervisionados da América Latina, Silvia Camila, algumas estratégias são fundamentais para enfrentar da melhor forma o desafio da perda de apetite na terceira idade. Por isso, ela listou algumas dicas práticas para ajudar a enfrentar esse problema, promovendo um envelhecimento saudável.


Monitoramento de especialista
A diminuição da fome, quando ocasional, pode ser considerada normal, porém, se isso se tornar corriqueiro, é necessário procurar um especialista. “Um nutricionista é o mais indicado para a prescrição de dietas pensadas especificamente para cada caso. Além disso, outro problema comum é a falta de apetite como resultado de próteses mal posicionadas ou problemas dentários. Por isso, é crucial consultar-se regularmente com um dentista”, afirma Silvia


Refeições atraentes e diversas
Criar refeições atraentes e ricas em nutrientes que incentivem o consumo é uma boa estratégia. “Se o paladar do idoso está alterado ou reduzido, é legal apostar na apresentação visual da comida. Alimentos bem apresentados visualmente e com cores variadas podem estimular a vontade de consumo e instigar o apetite”, destaca.


Convívio social
Refeições à mesa, com companhia e boa conversa podem tornar-se um atrativo para quem não está com tanto estímulo para alimentar-se. “Incentivar o convívio social, seja com a família ou até mesmo com o cuidador, traz para o idoso um motivo a mais”, ressalta.


Hidratação sempre
Fundamental para um bom funcionamento do organismo, além de hidratar, a água é indispensável também para regular as temperaturas corporais. “Os idosos possuem grande tendência à desidratação. Por isso, é aconselhável criar o hábito de ingerir líquidos mesmo sem estar com tanta sede. É recomendado incentivar a pessoa idosa a ingerir um copo de água de hora em hora e, uma ótima estratégia para intercalar durante o dia é investir em água saborizada e sucos naturais", completa.

 



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Aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR auxilia no agendamento de mamografias do programa Mulheres de Peito


FIDI

A partir de agora, os agendamentos de mamografia do Programa Mulheres de Peito, do Governo de São Paulo, poderão ser solicitados com a ajuda do aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, que irá direcionar as ligações para o telefone 0800 da Central de Regulação de Oferta de Serviços.  

Com poucos cliques, mulheres de 50 a 69 anos, que são o público-alvo da ação, poderão ligar gratuitamente via aplicativo do Poupatempo para o número 0800-7790000. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O procedimento é simples e fácil e poderá ser concluído em até oito minutos.

 Criado em 2014, o Mulheres de Peito é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e tem por objetivo incentivar mulheres a realizar o exame de mamografia para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama.


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