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segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Vendas do comércio físico têm estabilidade em setembro, revela Serasa Experian

Segmento de Combustíveis e Lubrificantes registrou a alta mais expressiva

 

O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian revelou que as vendas do varejo físico brasileiro marcaram leve alta de 0,1% em setembro, frente ao mês anterior. De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “economicamente falando, esse crescimento revela um cenário de estabilidade no setor, pois é um percentual muito pequeno para ser considerado um aumento real”. Ainda assim, mesmo que tímido, foi o segundo registro positivo consecutivo, já que em agosto o índice registou expansão de 1,5%, após queda de 1,0% em julho.  

O setor de Combustíveis e Lubrificantes teve o aumento mais expressivo, de 2,2%, impulsionando o crescimento do indicador. Também tiveram bons desempenhos o segmento de Material de Construção (1,0%), bem como o de Supermercados, Hipermercados, Alimentos e bebidas, (0,5%). Veja no gráfico abaixo os dados completos:


Ainda segundo o economista da Serasa Experian o cenário do comércio no país deve mostrar mais variações positivas. “O recuo da inflação, principalmente sobre os preços dos combustíveis e da energia elétrica, traz uma redução de custos que é capaz de incentivar o consumo e melhorar o fluxo de caixa dos empreendedores. Além disso, as variações positivas devem ser cada vez mais notadas nos próximos meses tendo em vista as datas comemorativas que se aproximam, como o Dia das Crianças e a Black Friday, que costumam movimentar o varejo em nível nacional”.

 

Comércio registra avanço no ano a ano 

A análise anual, que compara setembro deste ano com o mesmo mês de 2021, mostrou um aumento mais acentuado, esse de 2,5%. Nesse recorte, todos os setores do comércio tiveram alta, exceto o de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática, que caiu 2,3%. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.


Metodologia


O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.

 

Serasa Experian

www.serasaexperian.com.br


Metaverso é tendência em treinamentos corporativos?

Quantas vezes você já ouviu falar sobre o metaverso? O tema vem ganhando cada vez mais protagonismo e é considerado uma forte tendência tecnológica para o futuro – mesmo não sendo uma tecnologia totalmente nova. E, justamente, por ser algo que está fortemente relacionado a mudanças no cotidiano das pessoas, é fundamental entender os seus impactos, principalmente no meio corporativo, o qual precisa se adaptar mediante as transformações que surgem.

O conceito do metaverso parte da ideia de utilizar a tecnologia para promover um maior nível de interação e imersão, possibilitado através de mecanismos de realidade aumentada e virtual, através da internet. Tais aspectos são considerados alternativas viáveis para as corporações – principalmente as que possuem diversas unidades espalhadas e podem utilizar estes recursos para um amplo desenvolvimento do time, através de treinamentos e atividades com uma maior interatividade, deixando de lado o excesso de formalidade para um maior engajamento.

Contudo, as empresas devem se atentar a essa tendência, considerando a utilização do ambiente virtual como uma realidade. Como um exemplo claro, temos a pesquisa realizada esse ano pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), em parceria com a Integração Escola de Negócios, onde foi constatado que 69% dos treinamentos no país são realizados de forma online.

Além disso, esse apontamento também leva em conta o novo perfil comportamental das novas gerações, principalmente Y e Z. Isso porque o uso desse recurso passa a ser mais efetivo para esse público, que dá preferência a treinamentos curtos. Para os gestores, isso viabiliza imensamente a identificação de quais são as habilidades e competências dessas gerações, que tem como características serem mais ativos e menos pacientes.

Certamente, toda a ideia envolvida no conceito do metaverso brilha os olhos. Até grandes referências no meio corporativo, como Bill Gates, acreditam que, em poucos anos, os processos de capacitação profissional serão realizados de forma virtual. Mas, não podemos deixar de lado os desafios que ainda impedem que essa seja uma realidade para todos.

Diversos fatores impedem que o metaverso tenha uma expansão gradual, que vão desde o custeio até à dificuldade na acessibilidade. Tendo em vista o desenvolvimento das gerações anteriores, adotar a prática de treinamentos virtuais não é considerado algo benéfico para aqueles que ainda necessitam do contato físico e dependem do formato em sala de aula para absorverem conteúdos de forma integral, devido a problemas de concentração.

Esse ponto chama atenção para a necessidade das organizações ao adotarem novos conceitos tecnológicos nas atividades de treinamento e desenvolvimento nas empresas, considerando esse público como parte do processo e que precisará ser inserido na aplicação destes treinamentos.

O metaverso se configura como uma excelente alternativa para as organizações construírem ambientes favoráveis de treinamentos e aprimoramento das interações sociais. Contudo, da mesma forma que esse recurso abre novas possibilidades, não podemos descartar que o seu processo ainda poderá levar um longo período para que atinja todos de forma ampla.

Deste modo, cabe às empresas se anteciparem na aplicação de treinamentos para capacitar a equipe fazendo uso dessas tecnologias e, assim, poderem utilizar tais ferramentas e recursos em favor do desenvolvimento contínuo como um todo.

 

Pollyana Guimarães - idealizadora da Evoluzi, empresa de curadoria de treinamentos corporativos.

 

Evoluzi

https://evoluzi.com.br/

 

Veja 6 destinos em alta para o Réveillon 202

Abreu indica lugares incríveis e fora do comum para os turistas já começarem a planejar suas festas de final de ano em família


O ano de 2022 já passou da metade e engana-se quem pensa que ainda é cedo para começar a planejar uma viagem para o Réveillon. Pelo contrário, este é o momento ideal para garantir as melhores condições. Pensando nisso, a Abreu, especialista em levar turistas aos melhores destinos ao redor do mundo, listou seis destinos que estão em alta para curtir a chegada de 2023.


Rio de Janeiro
O Brasil oferece uma diversidade de opções tanto em grandes centros como em pequenas cidades, seja na praia ou no interior. No Rio de Janeiro, após dois anos, a Praia de Copacabana volta a receber turistas do mundo todo para conferir shows ao vivo e a maior queima de fogos do país. Apesar da festa em Copacabana ser a principal, a cidade neste ano contará com shows ao vivo espalhados por diversos locais. Além das festas públicas, muitos hotéis e restaurantes promovem festas privadas mediante reserva. Uma ótima opção para quem não quer ter trabalho com a ceia.


Nova York
A festa de ano novo em Nova York é outra comemoração muito tradicional no calendário de final de ano. Passar o Réveillon em plena Times Square é um sonho para milhares de turistas de todo o mundo. O ápice da festa é a contagem regressiva para a famosa bola descer e dar boas-vindas ao ano novo. Outra dica para curtir o Réveillon na cidade é em algum hotel, restaurante ou balada. Há muitas opções mais tranquilas e confortáveis do que a Times Square.


Punta Cana
Quem prefere curtir a chegada do ano novo com o pé na areia, Punta Cana é uma excelente opção. O destino oferece uma variedade de resorts que promovem jantares e shows para a data. A virada do ano nos hotéis conta com menu especial para seus hóspedes, atrações musicais e até a tradicional contagem regressiva com direito a queima de fogos de artifício. Vale ressaltar que o destino é muito procurado para o Réveillon, por isso é bom se programar com antecedência para garantir a reserva.


Portugal
O país tem se tornado uma excelente opção para o Réveillon, já que apresenta um inverno menos rigoroso que outros destinos europeus na data. Além das festas privadas em hotéis e restaurantes, existem diversas festas ao ar livre em diferentes cidades. Na capital Lisboa, a tradição inclui shows ao vivo e queima de fogos na Praça do Comércio, importante ponto turístico da cidade.


Egito
Para quem está em busca de inovar na viagem de Réveillon, o Egito é uma boa oportunidade de comemorar a chegada do novo ano e aproveitar para conhecer lugares diferentes e exóticos. A festa na terra dos faraós conta com um show de luzes nas pirâmides e queima de fogos às margens do Rio Nilo com apresentações musicais e de dança. Além disso, os hotéis decoram seus ambientes e restaurantes para receber os convidados em jantares especiais com shows.


Marrocos
Outro destino exótico e bem diferente para curtir a passagem do ano é o Marrocos. Apesar de ser um país árabe e comemorar o fim do ano em datas diferentes, as festas de Réveillon são garantidas. Seja em hotéis ou riads, no deserto do Saara ou nas praias, são muitas as opções de festas para o período. Além disso, em dezembro o clima costuma ser muito agradável no país.

A Abreu tem saídas exclusivas para o Egito e o Marrocos. Confira: 


Réveillon no Marrocos
Pacote terrestre de dez noites com hospedagem e café da manhã, nove refeições, traslados, circuito em ônibus e visitas com guia em português passando por Casablanca, Meknes, Fez, Rabat, Marraquexe, Ouarzazate, Nkob, Tazzarine, Erfoud e Tinghir. Viagem de 27 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023.

A partir de R$ 7.452 à vista ou R$ 1.492 de entrada + 5x de R$ 1.192 por pessoa.


Réveillon no Egito
Pacote terrestre de quatro noites no Cairo com hospedagem e café da manhã, uma noite em Assuã com café da manhã, três noites de cruzeiro pelo Nilo com pensão completa e dois almoços, traslados, visitas e entradas, conforme itinerário, guia em português, trechos aéreos Cairo/Assuã e Luxor/Cairo, visto de entrada no Egito, gorjetas ao staff do cruzeiro. Viagem de 26 de dezembro de 2022 a 3 de janeiro de 2023.

A partir de R$ 11.740 à vista ou entrada de R$ 2.350 + 5x de R$ 1.878.

Câmbio referencial de USD 1,00 = R$ 5,40 e EUR 1,00 = R$ 5,30 de 22/09/2022.

 

 

Abreu

www.abreutur.com.br


Compliance em período eleitoral: por que as empresas devem se adequar?

Ano de eleições. Para muitos, lembrar desse fato é algo maçante, tendo em vista o cenário de polarização política que vivemos. Entretanto, os impactos do período eleitoral afetam toda a sociedade, inclusive o meio empresarial, que se vê dividido acerca de qual o posicionamento deve seguir durante os meses que antecedem a ida às urnas. Diante disso, investir em ações de gestão e governança trazem à tona a importância de estabelecer um compliance corporativo nessa jornada.

Para entendermos a posição das organizações durante as eleições, é necessário enfatizarmos a medida tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2015, que aprovou a proibição de empresas fazerem doações a candidatos e partidos políticos para as campanhas eleitorais. E, embora essa decisão pareça ter solucionado um dos principais dilemas, precisamos deixar claro que, ainda assim, não é suficiente para direcionar as companhias – já que a determinação da Justiça resolve apenas uma parte desse assunto.

O que move cada negócio é o time de colaboradores. Sendo assim, mesmo diante de uma lei criada, cabe a cada empresa, durante o período eleitoral, definir quais medidas irá adotar e compartilhá-las com todos, para que não ultrapassem os limites da liberdade de expressão de cada um. O que nos leva a enfatizar de que maneira essas ações devem ser tomadas assertivamente, em um período tão delicado.

Certamente, a comunicação é a principal ferramenta nesse processo. Afinal, esse é o caminho para obtermos a resolução de diversos assuntos e, se tratando da gestão de riscos que envolve o período eleitoral, esse é o primeiro passo ser considerado nesse processo. Desta forma, antes de tudo, é importante a organização deixar claro para o colaborador as recomendações para o período.

Por sua vez, dúvidas podem aparecer, tendo em vista o direito de cada um se expressar livremente. Assim, questionamentos de como gerenciar ações que são feitas fora do local de trabalho, como manifestações políticas, apoio a candidatos nas redes sociais, fidelização a partidos, entre outros, devem ser considerados, já que podem refletir diretamente na imagem da empresa.

Nesse sentido, o compliance corporativo ganha ainda mais relevância. Até porque, a melhor maneira da empresa lidar com esses assuntos é definir com antecedência as diretrizes empresariais a serem adotadas para esse período. Ou seja, definir, de maneira prévia, quais cargos devem adotar uma posição neutra, policiar a equipe acerca de como deve ser o envolvimento nas campanhas e, sobretudo, reforçar a importância de seguir as recomendações, para que haja concordância no posicionamento.

Investir nessa ação ajuda na separação do que é assunto empresarial e política, guiando a equipe, de modo que não se sintam coagidos, e sim, inclusos em todo o processo de criação de recomendações para o período eleitoral. Pois, definir um sistema assertivo, certamente, irá ajudar na consolidação de uma gestão eficiente, obtendo benefícios, como o aumento da sua credibilidade e imagem perante os clientes e parceiros.

Em suma, o compliance em período eleitoral é a principal ferramenta de auxílio para que sejam feitas recomendações e orientações que tragam segurança para as empresas e os funcionários. Entretanto, essa ação é desafiadora, ainda mais no nosso país, onde temos, enraizados historicamente, o engajamento e participação política da população. Por sua vez, o caminho para ultrapassar essas barreiras pode ser iniciado a partir da inclusão, levando em conta os aspectos favoráveis e contrários, que permitirão agir em concordância, obtendo respeito mútuo em ambas as partes. E, mais uma vez, a chave para isso é investir na comunicação e fortalecer a gestão.

 


Marcelo Erthal - CEO do clickCompliance, startup de tecnologia para gestão de compliance.

 

clickCompliance

https://clickcompliance.com

 

Aberto prazo para solicitar redução do valor da inscrição do Vestibulinho

Foto: Roberto Sungi

Candidatos podem pleitear o benefício entre 17 e 19 de outubro, pela internet; Etecs disponibilizam computadores e acesso a internet a quem precise realizar o pedido

Resultado do pedido de redução será divulgado no dia 31 de outubro, a partir das 15 horas


Os interessados em concorrer a uma vaga nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2023 têm a chance de pedir a redução de 50% do valor da taxa inscrição entre 17 e 19 de outubro. No último dia o prazo termina às 15 horas. O valor integral da inscrição é de R$ 33.

Tem direito ao desconto o candidato que é estudante regularmente matriculado em uma das séries do Ensino Fundamental, Médio, curso pré-vestibular ou curso superior de graduação ou pós-graduação e, cumulativamente, receber remuneração mensal inferior a dois salários-mínimos ou que estiver desempregado.

Para solicitar o benefício é preciso acessar o site www.vestibulinhoetec.com.br, clicar no menu “Redução” e preencher o “Formulário para redução da taxa”, anexando os documentos comprobatórios: comprovante de escolaridade e comprovante de renda ou comprovante de aposentadoria ou ainda a declaração de desempregado disponível no Anexo I da Portaria. Os arquivos devem ser anexados digitalizados, com tamanho de até 1MB, nos formatos pdf, png, jpg ou jpeg. A ficha de solicitação deve ser preenchida corretamente e os documentos enviados dentro do prazo estipulado.

A Etec disponibiliza computador e acesso à internet ao candidato para solicitar a redução da taxa do Vestibulinho. É preciso entrar em contato com a unidade para saber datas e horários de atendimento para esta finalidade.

O resultado do pedido de redução será divulgado no dia 31 de outubro, a partir das 15 horas, pela internet. Os candidatos que pediram o benefício devem realizar a inscrição após a divulgação oficial da análise das solicitações.

Outras informações pelo site www.vestibulinhoetec.com.br

 

Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes.


O impacto das redes sociais na relação de trabalho e nos processos trabalhistas

O impacto das redes sociais nas relações de trabalho e seu valor probatório nos processos trabalhistas é inegável, tendo se acentuado de forma substancial com a pandemia. Nesse sentido, é de extrema importância destacar os cuidados que o empregador deve ter diariamente com as informações compartilhadas nas redes sociais, inclusive em grupos de WhatsApp.

Com o uso de redes sociais, inclusive como meio de comunicação entre empregado e empregador, a Justiça do Trabalho reconheceu a sua admissibilidade como elemento de prova em um processo trabalhista. A prova, seja ela testemunhal ou documental, possui suma importância no processo do trabalho, servindo de meio para convicção do Magistrado – o qual utilizará das informações fornecidas para fundamentar as decisões proferidas no decorrer da ação judicial.

O uso de aplicativos e redes sociais detém destaque no âmbito profissional, fazendo parte da rotina de trabalho e exigindo um cuidado ainda maior das empresas no manuseio de tais ferramentas tecnológicas. Sendo assim, as empresas devem ser cautelosas com o uso das redes sociais na relação de trabalho e investir na educação digital, principalmente de seus gestores que, muitas vezes, fazem mal uso de aplicativos como o WhatsApp, para a cobrança de metas até mesmo fora do horário de trabalho – ou mesmo de mensagens que podem configurar em assédio moral.

Não bastasse a influência que as redes sociais podem ter na formação do conjunto probatório, a repercussão pública que postagens negativas podem causar para empregados e empregador é incalculável. Com o mundo digital cada vez mais presente no cotidiano, deve-se redobrar o cuidado do empregador em relação a privacidade de seus colaboradores e com a manipulação de dados sensíveis no ambiente corporativo.

Nesse aspecto, existem algumas precauções básicas a serem tomadas por parte do empregador, como: disponibilizar aos empregados treinamento de educação digital e de boas práticas, disponibilizar política de utilização permitida na empresa, além de ações contínuas de conscientização da utilização de redes sociais em ambiente de trabalho.

A Justiça do Trabalho também já reconhece que postagens inapropriadas e desrespeitosas podem sim motivar a dispensa por justa causa do trabalhador que venha manchar a boa imagem do empregador.

Diante das implicações na relação de trabalho, resta claro que as redes sociais possuem um grande peso na formação do conjunto probatório do processo trabalhista, razão pela qual o empregador necessita de uma boa orientação de como utilizá-las no ambiente laboral, preservando um ambiente de trabalho saudável com a adoção de boas práticas a fim de evitar ações judiciais.


 

Maisa Ribeiro Vidal - advogada trabalhista do escritório Marcos Martins Advogados.

 

Marcos Martins Advogados

https://www.marcosmartins.adv.br

 

Por que o Brasil se tornou o país do podcast?

O podcast já é parte do cotidiano do brasileiro. Está em todas as plataformas de streaming e seu formato de conversação ganhou a preferência dos internautas em um modelo atrativo e prático de ouvir em qualquer lugar ou momento. E, principalmente, sobre qualquer conteúdo que deseje. De programas de entretenimento a educacionais, essa enorme diversidade de assuntos vem atraindo cada vez mais ouvintes fiéis – tendo tornado o Brasil o país que mais consome esse tipo de mídia no mundo.

Segundo dados divulgados pela Statista, o brasileiro passa, em média, uma hora diária ouvindo algum podcast. Na semana, cerca de 37% dos usuários da internet escutam algum episódio nas plataformas de streaming, de acordo com uma pesquisa da Global Web Index.

Outro dado que vem ressaltar a força dos podcasts está em um estudo global conduzido pela Edison Research, que mostra que 81% dos ouvintes de podcasts confiam em recomendações dos hosts (apresentadores) e 71% acreditam mais em anúncios veiculados nos podcasts do que naqueles que rodam em outras mídias.

“O podcast é um formato muito intimista, que permite a construção de vínculos e gera conexão. Aqui no Café com ADM, por exemplo, isso é algo que levamos muito a sério. Construímos uma comunidade em torno dele. Temos um grupo no Telegram, um perfil exclusivo no Instagram, e nos comunicamos por e-mail. Os ouvintes vestem literalmente a camisa, porque criamos uma coleção exclusiva com o tema do Café com ADM na nossa loja, a ADMSTORE (www.admstore.com.br). Ou seja, há um senso de pertencimento muito forte e isso se reflete em tudo”, destaca Leandro Vieira, CEO do Administradores.com e apresentador do podcast Café com ADM.


Negócios é tema em alta

No Spotify, o tema “Negócios” tem uma seção exclusiva no recorte de podcasts. E não é para menos. O público tem se interessado cada vez mais por assuntos como Gestão, Finanças, Marketing, Vendas, Empreendedorismo. E é nesse contexto que o Café com ADM, do Administradores.com, se consolidou. Com 100 milhões de downloads e mais de 300 episódios publicados, o podcast recebe semanalmente um grande nome do mercado brasileiro para bate-papos inspiradores sobre uma infinidade de assuntos da área.

“Eu percebo uma mudança de mentalidade no brasileiro, que tem se interessado mais por empreender e, principalmente, por empreender bem. E a busca por qualificação envolve também consumir informação que vá além, educando e desenvolvendo. É isso que fazemos no Café com ADM. Recentemente, entrevistei o Roberto Justus e foi uma hora de aprendizado que você não encontra em qualquer lugar”, complementa Leandro.

Abaixo, separamos cinco episódios do Café com ADM para quem se interessa por empreendedorismo, vendas, desenvolvimento pessoal e muito mais. Escute:


#1 O vendedor do Século 21 – a transformação digital trouxe mudanças significativas ao mercado, obrigando que as companhias se adaptassem ao universo online para que sobrevivessem e aumentassem a cartela de clientes. De tantas histórias de sucesso, não há como deixarmos de fora a trajetória de Ciro Bottino, um dos perfis mais emblemáticos no país como vendedor. Neste episódio, o empreendedor compartilha como foi sua jornada de imersão ao online, e o grande segredo de como se tornar único em meio a tanta concorrência. Spoiler: para Bottino, a chave de sucesso está em ser lembrado na mente do consumidor: https://open.spotify.com/episode/6ZWVw3jpyqNyJOHKyIpERu?si=2257555618b242a2.


#2 Empreendedorismo: as marteladas necessárias – muitos brasileiros se aventuraram em abrir seu próprio negócio na pandemia, como uma alternativa de sobrevivência em meio à crise econômica. Diversos empreendedores surgiram, mas poucos permaneceram operando, pois não encontraram sua verdadeira motivação de negócios. Em meio a esta dificuldade em comum, o empresário Fábio Rodrigues participou de um podcast inspirador sobre o que é preciso para administrar um negócio com sucesso – destacando, acima de tudo, a importância de explorar sua zona de conforto de maneira inteligente para executar as ideias de maneira planejada. Ouça: https://open.spotify.com/episode/1xcBUIyraYCeLTvjBUAAnA?si=5a3887ec3b8a454c.


#3 As leis da vida que vão destravar seu desenvolvimento pessoal – que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu improdutivo em sua rotina profissional. Este entrave já se tornou a realidade de muitos trabalhadores ao redor do mundo, ainda mais diante da falta de estímulos ou incentivos. Mas, com o guia adequado, este não é um problema que não possa ser solucionado. Para aqueles que se encontram nessa situação, o treinador comportamental Marcel Scalcko participou de um podcast explicando sua metodologia própria de gestão para alta performance, a partir da consciência das nove leis inegociáveis da vida como abordagem de desenvolvimento humano. Confira: https://open.spotify.com/episode/3ioH5MtG01Q3d3qlQ0TbNN?si=b4618ca10d6a4e14.


#4 Os princípios da prosperidade – entrando em âmbito econômico, não há como pensar no mundo de finanças sem lembrar o nome de Thiago Nigro. Conhecido por seu canal no YouTube “O Primo Rico”, é um dos primeiros e maiores influenciadores de finanças pessoais do mundo. Constantemente procurado para dicas financeiras, conta com uma participação rica em um podcast no qual compartilha conselhos importante para todo que desejam fundar seu negócio. No bate-papo, Nigro deixa claro a necessidade de fuga da perfeição, uma vez que é algo utópico e que não deve ser priorizada por nenhum empresário: https://open.spotify.com/episode/0AUrKSX84kiIWknxJk6N1Q?si=9268f8a4bcef4d76.


#5 Como ganhar mais e ser feliz com a própria carreira – você é egoísta com sua carreira? Ao contrário do que aparenta, esta preocupação própria pode ser fundamental para a construção de uma jornada profissional satisfatória. Ao menos, essa é a teoria defendida por Luciano Santos, executivo do Facebook que compartilha, neste podcast, o planejamento, comportamento e atitudes que todo profissional deve ter em relação à própria trajetória para um futuro brilhante: https://open.spotify.com/episode/4pjvlSJRT6v6g8PGPhApHt?si=c2945a1cbc4f47fb.

Não importa a faixa etária, os podcasts tiveram uma explosão de ouvintes nos mais diferentes públicos e perfis. À frente de muitos outros países com números elevados, se tornaram canais que, definitivamente, vieram para ficar no grupo de mídias de comunicação. Afinal, se procurar por um programa de viagens, gastronomia, filmes ou negócios, com certeza encontrará alguma opção que goste e com uma qualidade tremenda.

Nunca se tornou tão fácil acessar conteúdos atrativos e cativantes nas palmas de nossas mãos. Muito mais do que um meio de descontração, é hora de encarar os podcasts com um olhar mais estratégico, sabendo aproveitá-los com assertividade para atrair a atenção de cada vez mais usuários com conteúdo que façam sentido para seus desejos e necessidades.

 

Café com ADM


Administradores

https://administradores.com.br/

 

A evolução do ataque cibernético industrial: como manter sua rede segura

Nos últimos meses, a cibersegurança das organizações industriais tem estado sob os holofotes após a divulgação de vários estudos que revelam vulnerabilidades que representam uma ameaça. Os estudos, realizados pela Forescout, destacaram que à medida que as organizações industriais digitalizam seus ambientes elas também se tornam mais suscetíveis a ataques cibernéticos.

A primeira pesquisa destacou como os invasores agora podem manter redes industriais, tecnologia operacional crítica (OT) e dispositivos da Internet das Coisas (IoT) como reféns por meio de ransomware. Os ataques de ransomware vêm crescendo em gravidade e frequência nos últimos anos e, embora a maioria tenha se concentrado em capturar dados para interromper as operações de uma organização, os especialistas em segurança reconheceram que era apenas uma questão de tempo até que os ataques evoluíssem e se tornassem mais físicos. A má notícia é que esta próxima fronteira de ataques cibernéticos já está entre nós.

Hoje, os invasores podem ter como alvo uma organização industrial por meio de sua TI corporativa e, em seguida, mover-se lateralmente pela rede, desativando as configurações de segurança até chegarem aos dispositivos IoT e OT. A partir dali, eles podem direcionar o software por trás dos dispositivos com ataques precisos de negação de serviço (DoS), que basicamente os deixam offline, tanto virtual quanto fisicamente. Para colocar isso em contexto, isso pode significar que o maquinário da planta é paralisado, que as portas físicas (que são virtualmente controladas) são seladas ou que as unidades de ar-condicionado ficam inoperantes, por exemplo.

Preocupantemente, esses dispositivos conectados existem em muitos setores, inclusive na saúde, por isso é fácil ver o impacto direto que isso pode ter na sociedade se eles forem atingidos por um ataque. Isso torna esses ataques atraentes tanto para grupos de crimes cibernéticos quanto para hackers individuais. Então qual é a solução? Em primeiro lugar, a conectividade veio para ficar. Os benefícios que oferece às organizações industriais são infinitos, desde a melhoria da segurança da planta até a redução de custos e o aumento da eficiência.

No entanto, isso não significa que todos os dispositivos dentro de uma planta industrial precisem estar conectados à web. O primeiro passo que as organizações precisam dar é em torno da descoberta e análise para entender quais dispositivos estão conectados à Internet e se eles precisam estar. Muitas vezes, os dispositivos são conectados sem nenhum motivo real. Isso precisa ser resolvido e todos os dispositivos que não precisam dessa conectividade adicional devem ser desconectados.

Para dispositivos que exigem automação e conectividade com a Internet, as organizações industriais devem estabelecer uma maneira de colher os benefícios dessa modernização com a segurança sendo incorporada rotineiramente. A melhor maneira de obter segurança é por meio de melhorias na visibilidade. É impossível proteger o que você não pode ver, portanto, as organizações industriais devem garantir que todos os dispositivos conectados em suas redes possam ser vistos e protegidos. Quando os recursos internos para detectar e mitigar ameaças não existem ou são limitados, as organizações podem recorrer a serviços de fornecedores.

A segurança cibernética industrial é fundamental hoje porque os invasores possuem todas as ferramentas em seu arsenal necessárias para realizar ataques devastadores. No entanto, ao realizar avaliações para entender as ameaças, usar ferramentas automatizadas para melhorar a segurança e trazer assistência para ajudar na correção, as organizações industriais podem permanecer um passo à frente, mantendo suas redes e processos críticos em segurança.

 

Carlos Rodrigues - vice-presidente da Varonis


Gestão financeira: como eliminar as tarefas manuais?

Fazer a gestão financeira de uma empresa está entre um dos desafios a serem superados pelas organizações. Até porque, com as constantes transformações que a área vem sofrendo, as operações se tornaram mais rápidas e seguras. Entretanto, muitas companhias, ainda assim, lidam com um alto volume de tarefas manuais, como envios, recebimentos e checagem de documentos. Diante disso, investir em sistemas integrados de gestão que tenham incluso o apoio de uma VAN bancária trazem benefícios significativos para o negócio.

No atual cenário que vivemos, a comunicação é a peça-chave para solucionar dificuldades latentes em aprimorar as práticas de gestão. E, se tratando da área financeira, esse conceito é essencial, ainda mais para as empresas que administram contas em diferentes instituições bancárias, resultando no aumento significativo das tarefas e obrigações a serem cumpridas. Neste aspecto, a VAN bancária, sigla de Value Added Network (Rede de Valor Agregado), ganha espaço, pois é um excelente recurso para o setor financeiro gerenciar as operações.

A ferramenta age como uma verdadeira facilitadora do canal de transmissão e troca de documentos entre instituições bancárias. Além disso, o sistema permite a automatização dos processos, já que centraliza o tráfego de informações e as transações financeiras em um único local, ajudando em uma comunicação mais eficiente entre os bancos que a empresa tem relacionamento, os adquirentes e fornecedores.

Outro ponto em que a VAN bancária também se destaca é, justamente, na garantia da segurança de dados e informações em todo o processo. Isso é, o sistema opera em concordância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), onde o usuário tem total acesso para rastrear as transações, gerenciar as autorizações de acessos, garantir a integridade dos dados e mitigar chances de erros.

Tendo em vista que a solução vai ao encontro da preocupação latente das empresas, em termos de proteção e segurança de dados, a ferramenta também oferta o serviço de integração a outros softwares de gestão. Assim, para a companhia que decidiu dar início à jornada de melhores práticas de gestão através do uso de um ERP, contar com o serviço de VAN bancária incluso é mais um item de apoio na busca por um resultado satisfatório.

Contudo, pode ser criado o questionamento: mas um software de gestão já não possui diversos benefícios, eliminando a necessidade de outras soluções? A resposta é sim - porém, não há nada bom que não possa ser melhorado. De fato, contar com uma ferramenta de gestão já traz ganhos promissores para o gerenciamento e controle das operações da empresa em todas as áreas, que reflete automaticamente no seu crescimento e desempenho.

Entretanto, ao fazer uso de um sistema de gestão, é necessário que o mesmo seja personalizado de acordo com as características e necessidades de cada negócio. Sendo assim, o software permite que haja integrações de demais recursos que visam potencializar o seu bom funcionamento em favor da organização. Ou seja, para as empresas que almejam adquirir ainda mais confiabilidade e segurança, principalmente no setor financeiro, podem obter o serviço de VAN bancária incluso no seu ERP — sendo esse um diferencial.

Certamente, nesse processo, contar com o apoio de consultorias especializadas, tanto em sistemas de gestão quanto em VAN bancária, é o que faz a diferença. Afinal, de nada adianta compreender as vantagens e benefícios, sem que haja o apoio de uma equipe profissional para auxiliar em todo o processo de implementação e adequação das ferramentas, em prol do benefício da empresa.

Para as companhias, segurança é sinônimo de prioridade — ainda mais, diante das constantes invasões de dados e informações, erros e fraudes a quais estão sujeitas. Deste modo, contar com um sistema que garanta e autentifique as operações, como é a proposta da VAN bancária, aliado ao uso de um ERP, muitos benefícios como automatização, facilidade e controle, estarão intrínsecos nesse conjunto de boas práticas.

As vantagens de obter os serviços de um sistema de gestão juntamente a VAN bancária são inúmeras. Por sua vez, o resultado dessa parceria de sucesso se dá através da união do que há de mais tecnológico e inovador até então criados. E, levando em conta o contexto de evolução que estamos inseridos, quanto mais completo for o serviço, melhores serão os resultados.

 


André Sousa - head de BankPlus da Invent, one stop shop de soluções bancárias, fiscais e de contratos para o ecossistema SAP Business One

Cristiano Silvestrin - diretor da ALFA Campinas, consultoria SAP Business One Gold Partner.

 

ALFA Sistemas
http://www.alfaerp.com.br.

Invent Software

https://inventsoftware.com.br/

 

Faculdade Cultura Inglesa oferece cursos preparatórios gratuitos e 100% digitais para provas do Enem

Aulas de inglês, português e literatura preparam estudantes para exame que é principal porta de acesso ao ensino superior

 

A Faculdade Cultura Inglesa, instituição de ensino superior que oferece formação especializada para profissionais da área da língua inglesa, está com as inscrições abertas para a realização de seus cursos preparatórios gratuitos e de curta duração para as provas do Enem, que serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. 

Dentre os cursos oferecidos pela instituição de ensino, disponibilizados no formato 100% digital e de forma assíncrona (conteúdos gravados), está o de Língua Inglesa, com 36 horas de duração, que aproveita a excelência do ensino de inglês da marca Cultura Inglesa para preparar os alunos do ensino médio para a prova de língua estrangeira, a ser aplicada no primeiro dia do exame. Análises comparativas das edições anteriores da prova do Enem mostram que o inglês tem sido a maior barreira para estudantes de escolas públicas que dependem do exame para ingressar numa universidade. 

Além do curso de inglês, a Faculdade Cultura Inglesa aproveita sua especialidade no ensino de Letras para oferecer, gratuitamente, seu curso de extensão de Literatura, com carga horária de 10 horas, que apresenta aos estudantes estratégias de análise de textos literários a partir da revisão de textos canônicos da literatura brasileira. Ainda para a prova do Enem, a instituição também disponibiliza o curso Língua Portuguesa, com 20 horas de duração, para os alunos aprimorarem suas habilidades de interpretação de textos. 

As aulas dos três cursos da Faculdade Cultura Inglesa são todas estruturadas a partir de vídeos produzidos por professores da instituição, que apresentam análises de textos e exercícios extraídos das provas do Enem aplicadas em edições anteriores. 

“A iniciativa faz parte do nosso escopo de ações de impacto e inclusão social, que visa a apoiar, sobretudo, estudantes de baixa renda que almejam uma vaga em uma universidade de prestígio. O formato online amplia o alcance dos cursos para todo o país e ainda permite que cada estudante defina sua jornada individual de estudos de acordo com o próprio ritmo, de forma autodirigida”, explica Maria Eugenia Witzler D'Esposito, Gerente da Faculdade Cultura Inglesa. 

O estudante interessado em realizar um dos cursos da faculdade deve fazer um cadastro e criar um login e senha na plataforma de aprendizagem Moodle, onde poderá acessar o conteúdo interativo e fazer download de material didático em PDF, além de realizar atividades complementares indicadas pelos seus professores. Não há limite de tempo de acesso à plataforma. 

As inscrições para os cursos preparatórios para a prova do Enem da Faculdade Cultura Inglesa devem ser realizadas aqui.

 

Faculdade Cultura Inglesa


Outubro Rosa: como obter isenção no IR por câncer?

Há anos, o câncer permanece na lista das principais causas de morte ao redor do mundo. O de mama, mais especificamente, é a primeira causa de morte na população feminina em todo o país, tendo levado ao falecimento de 1.506 mulheres entre 2019 e 2020, segundo dados do INCA.

Em meio a tratamentos longos e exaustivos, a isenção do IR para pacientes com este diagnóstico é um benefício que visa prestar o máximo de apoio possível àqueles que enfrentam esta doença. Entretanto, são poucos os que ainda sabem como solicitar esta garantia ou, ainda, que a conseguem de forma fácil e sem empecilhos burocráticos.

Por isso, no mês de conscientização sobre a importância de exames periódicos visando o diagnóstico precoce desta doença, é essencial também esclarecer quais os procedimentos necessários para que, aquelas que enfrentam essa condição, tenham acesso ao benefício sem arcar com custos elevados para isso.

Como regra geral, a legislação é clara ao determinar que, independentemente do tumor, aposentados, pensionistas e militares reformados que forem diagnosticados com algum tipo de câncer possuem o direito de solicitarem a isenção do imposto de renda, mediante apresentação de laudo médico completo sobre seu estado.

Obrigatoriamente, o documento tem de ser preenchido por um médico pertencente à rede de saúde pública e deve conter: a data do diagnóstico (o dia da liberação do resultado da biópsia que confirmou a doença), o CID da categoria e os procedimentos e tratamentos realizados. Caso o paciente ainda esteja em vigência de tratamento, é necessário também incluir a previsão de seu término.

Para facilitar sua aquisição, estes laudos costumam ser descritos em uma linguagem mais acessível para aqueles responsáveis por sua análise – principalmente, levando em consideração a alta probabilidade de o perito não ser um especialista naquele determinado câncer. Assim, quanto mais descritivas e acessíveis forem as informações prestadas, mais claro será o entendimento sobre o requerimento e maior a chance dele ser aprovado. Um processo aparentemente simples, mas que ainda enfrenta certos empecilhos e entraves.

O modelo de laudo que deve ser utilizado neste preenchimento é disponibilizado pela Receita Federal, independentemente do tipo de câncer diagnosticado – mas, são poucos os que conhecem essa informação, e podem acabar sofrendo entraves do INSS caso entreguem uma versão que não seja a oficial. Ainda, muitos pacientes já curados da doença podem ter seus pedidos negados, mesmo sendo uma negativa ilegal dada a clareza legislativa de que uma vez diagnosticado com câncer, o direito à isenção do IR é certa – independentemente se já foi curado ou não.

Evitando a recusa destes pedidos, um dos maiores cuidados a serem tomados é, justamente, informando a data correta do diagnóstico. Aqui, é importante ressaltar que este dia deve corresponder ao resultado da biópsia que confirmou a existência de um tumor maligno, uma vez que é somente a partir desse achado que se define o diagnóstico preciso do paciente e que é estabelecido um planejamento terapêutico. Nos casos de cânceres reincidentes, o relatório deve ser atualizado conforme o contexto em que o paciente se encontra e especificar as condutas médicas que serão implementadas.

Muitos pacientes confundem o diagnóstico obtido através da biópsia (laudo anatomopatológico ou histopatológico) com os resultados de outros exames, como os de imagem (tomografias ou ressonâncias magnéticas, por exemplo). Por serem fundamentais para a avaliação da extensão da doença e escolha do tratamento, os achados obtidos pelos exames de imagem devem constar no laudo médico, porém na grande maioria dos casos não substituem o laudo anatomopatológico fornecido pela biópsia. Assim, esse resultado deve ser sempre bem guardado pelo paciente, já que, muito provavelmente, também será solicitado pelo INSS como documento obrigatório na análise da concessão da isenção. Cabe destacar que a isenção não se restringe a aposentadorias do INSS, mas também a aposentadorias complementares, privadas e do servidor público.

No geral, todos os tipos de tumores malignos, por si só, são suficientes para garantir este direito. Entretanto, diante dos procedimentos burocráticos exigidos pelos órgãos reguladores, o paciente pode optar pela contratação de escritórios especializados no ramo para a condução deste processo. O auxílio de profissionais com expertise na área, quando é possível, facilita não só a obtenção do direito de isenção do IR, como também permite que aqueles que lutam contra a doença possam concentrar seus esforços exclusivamente em sua saúde.

 


Dr. André Paternò Castello - oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Bruno Farias -  sócio da Restituição IR, empresa especializada em restituição de imposto de renda.

 

Restituição IR

https://restituicaoir.com.br/

A importância da pesquisa para a eficiência do Produto Digital

Entenda como criar uma ponte entre as pessoas que pensam e desenvolvem os produtos daqueles que irão utilizá-los

 

A pesquisa é muito importante em diversas etapas de um projeto, afinal, quando pensamos em pesquisa pensamos em validação. Porém, vai muito além disso. A apuração de informações pode ajudar o time a facilitar processos e a economizar tempo e dinheiro. Squads e times que viabilizam pesquisa são mais assertivos. 

Além dos resultados, as pesquisas são importantes decisores nos processos para criação de empatia no time que está desenvolvendo uma solução. Inclusive aproximam as pessoas que pensam e desenvolvem os produtos daqueles que irão utilizá-los ou comprá-los e isso ajuda a manter o processo centrado no usuário. É nele que cada um da equipe estará pensando ao tomar decisões e construir propostas.

 

Pesquisas no contexto do problema 

Um processo redondo de discovery dentro de um time facilita e agiliza as entregas, o chamado duplo diamante, que retrata as quatro fases do processo de inovação, sendo eles, descobrir, definir, desenvolver e entregar.

Dessa forma, ele esquematiza as convergências e divergências de pensamento que acontecem no caminho. Quando seguimos o primeiro diamante de forma segura e clara, conseguimos acertar no segundo sem muita dificuldade, pois os parâmetros já foram combinados. 

 

Começamos pensando em que dor imaginamos que devemos cobrir. Logo, através de uma pesquisa interna ou externa, buscamos entender como validar. Os métodos podem variar entre:

Qualitativo: Um estudo qualitativo é feito a partir da observação de um menor número de respondentes, buscando entender os porquês. Por exemplo, testes de usabilidade e entrevistas em profundidade.

Quantitativo: se vale de questionários com perguntas em sua grande maioria fechadas, ou seja, perguntas de múltipla escolha, perguntas de resposta única, dicotômica ou de ranking. Assim ocorre a coleta de um número maior de dados permitindo análises estatísticas e matemáticas. Temos como exemplos, os questionários e testes A/B. 

 

Pesquisa no contexto da solução 

A pesquisa é, de fato, um processo de validação, embora ultrapasse os limites que podem se colocar nesta definição. Portanto, para trabalhar com elas é preciso uma mentalidade centrada em hipóteses, sendo que também abrangem o segundo diamante, no contexto da solução. 

Toda proposta de solução para uma dor do usuário compreende um conjunto de hipóteses e pesquisas, como por exemplo um teste de usabilidade com protótipos, se podem ser validadas ou não. Ao aceitar hipóteses, estamos mitigando o risco de usabilidade, ou seja, a chance que existe de o usuário não conseguir entender ou utilizar a solução desenvolvida para seu problema ou ainda, não ter uma boa experiência no processo. 

A importância das pesquisas tanto na validação de um problema ou dor, quanto na solução proposta para atendê-las, é central. Mesmo se estivermos trabalhando para atender um problema ou dor bem conhecidos de um usuário, ao desenvolver uma forma de resolvê-lo, sem levar em conta este mesmo usuário incide em um risco grande para qualquer produto ou serviço.

 

Ouvindo o usuário 

Atender a uma dor de um usuário ou resolver seu problema, bem como criar um ganho em seu dia a dia, são parte da proposta de valor que estamos oferecendo a ele. As pesquisas nos auxiliam a entender se estamos resolvendo os problemas certos (validação da dor), da maneira correta (validação da solução). 

Um desenvolvimento voltado para hipóteses é uma mudança de perspectiva relevante. Quando entendemos que ao ouvir o usuário em etapas importantes da definição e desenvolvimento estamos nos comprometendo, não para ter diversas ideias e executá-las, mas gerar resultados de impacto na vida das pessoas para quem construímos nosso produto.

Da próxima vez que estiver tentando entender quais dores seus usuários possuem, quais problemas eles querem resolver e qual a melhor forma de resolvê-los, pergunte-se: “Quantas pessoas para quem estou desenvolvendo isto, eu já ouvi?”.

 

 Leonardo Silva - Product Design Lead na AP Digital Services


Ana Laura Solidário - colaboradora na AP Digital Services

 

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