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sexta-feira, 3 de junho de 2022

Ranking dos 20 clubes que mais faturam no Brasil

Foto: Unsplash


Estudo revela o ranking de faturamento e salários dos principais clubes do Brasil

 

O Flamengo é o único clube do futebol brasileiro com faturamento na cifra de bilhão, e é o atual campeão do ranking de faturamento, com R$1.082 bilhão de receita.

Com um aumento de quase 50% no faturamento, o Palmeiras surpreendeu ao passar de terceiro lugar, para a atual segunda posição, com R$910 milhões de faturamento.  Já em terceira posição, está o Atlético Mineiro, com R$757 milhões.

É o que revela um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e dos balanços oficiais dos clubes referentes ao último ano.

Concluindo as top 5 posições do ranking, o Corinthians (R$ 502 milhões) está na quarta posição, e o Grêmio (R$ 498 milhões) em quinto lugar.

 


 

Principais fontes de receitas dos clubes

Segundo o estudo, os direitos de transmissão, é a principal fonte de receita dos clubes brasileiros, que representa aproximadamente 34% do total das receitas.

As vendas de jogadores, é a segunda fonte mais importante, com 31%.

Em seguida ficam os programas sócios-torcedores (12%), licenciamento e franquias (11%) e bilheterias (2%).

 


 Os clubes que pagam os maiores salários

O Flamengo é o clube que paga os maiores salários do futebol brasileiro, totalizando R$22.7 milhões por mês.

Em segundo lugar está o Palmeiras, com R$18 milhões, e o Atlético Mineiro está em terceira posição com R$16.7 milhões mensais.

O Grêmio fica em quarta posição com R$14,5, próximo do Corinthians que teve um gasto de R$14.3 milhões mensais.

 


 As maiores torcidas do Brasil

Com relação ao tamanho da torcida, o Flamengo segue na liderança, com mais de 42.7 milhões de torcedores.

O Corinthians segue em segundo com 29.9 milhões, e logo abaixo está o São Paulo (17.1 milhões) e Palmeiras (12.8 milhões).

Em seguida, há um empate técnico entre o Vasco, Cruzeiro, Grêmio, com 8.5 milhões cada.

 

Fonte: Balanço Oficiais dos Clubes, CupomValido.com.br, Statista



Dia Mundial da Bicicleta saúde e preservação do meio ambiente

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Pensando nisso, o bairro planejado Reserva do Vale implantará alternativas sustentáveis para incentivar o uso das magrelas


Nesta sexta-feira (3), é comemorado o Dia Mundial da Bicicleta, que reforça a importância sobre seu uso como meio de transporte e seus benefícios. A necessidade de fazer o uso do aparelho para se livrar de algumas doenças foi comprovada através de uma recomendação feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a pandemia, em 2020, nele a OMS sugere que, sempre que possível, se considere andar de bicicleta ou caminhar.

A organização orienta pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e cerca de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes. O uso da bicicleta também evita a poluição. Segundo estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), tendo como base a maior capital do país, São Paulo, os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases efeito estufa.

Pensando no meio ambiente e em proporcionar uma qualidade de vida melhor para a população, o bairro planejado Reserva do Vale, em Valparaíso de Goiás, implantará alternativas sustentáveis, que incentivará o uso das bicicletas. Segundo Marcos Franco, diretor de engenharia da Plano Urbano, empresa responsável pelo empreendimento, o bairro disponibilizará ciclovia de 4 km em avenidas que o cortam; serviço de locação de bicicletas tradicionais e elétricas e estações para locação espalhadas por todo Reserva do Vale.

Segundo ele, nesta primeira etapa, 1,8 km estão sendo construídos junto ao canteiro central da Avenida do Cerrado. Sobre a instalação das estações de locação das bicicletas, Marcos diz que será feito em um futuro próximo, de acordo com o progresso do bairro. “Planejamos que as centrais de locação sejam instaladas no mall do mirante na entrada do loteamento, no Parque do Mirante e, futuramente, no parque do lago. Além de outros lugares na medida em que o empreendimento for sendo implantado”, acrescenta.

De acordo com o engenheiro, todas as alternativas de sustentabilidade foram pensadas tendo como base a Reserva do Vale, que é um local sustentável e pensado para o futuro. “O bairro é totalmente planejado, nós temos 600 mil metros quadrados de área verde e quatro córregos. A gente se preocupa muito com a preservação da natureza e as bicicletas se encaixam nisso, pois ela é uma fonte de transporte não poluidora”, finaliza Marcos Franco.

 

Startups precisam vender mais para se manterem ativas

As startups precisam vender mais. E se o atual cenário global aponta para a desvalorização das empresas de tecnologia listadas em bolsa, estamos no momento preciso para que estas coloquem em prática uma série de ações que podem levá-las a virar este jogo. Abandonar alguns “vícios” e alinhar estratégias são algumas atitudes.

O mercado começou a apontar uma tendência de que muitos valuations em startups privadas estavam realmente inflacionados. Somando-se a isso, o aumento da taxa básica de juros que contribui para que a busca por lugares mais seguros, para investir, devam demonstram um potencial fluxo de dinheiro migrando de investimento de alto risco para operações mais tradicionais e seguras.

Não basta apenas a redução das despesas. Aumentar as receitas é outro caminho a ser adotado pelas startups, mas com cautela e inteligência. Temos aqui um dilema, pois muitas vezes para aumentar o fluxo serão necessários investimentos em várias pontas, mas muitos ciclos de produto e de desenvolvimento deverão ser acelerados para maximizar o resultado comercial, sendo que isso requer planejamento, métodos, processos e tecnologias corretas alinhadas ao talento humano.

O primeiro passo é alinhar as estratégias de mercado e de vendas para maximizar a receita, reduzir o ciclo de vendas, expandir para outros mercados ou buscar canais alternativos de vendas. Sendo assim, foque em soluções que te permitam vender de forma mais organizada, com controle dos dados e visibilidade da informação. Escolha ferramentas de prospecção de vendas e de gestão comercial que permitam aprimorar e maximizar o poder dos dados a favor da execução. 

Outro passo está em não deixar as empresas atreladas a investidores, que apontam apenas para as suas startups investidas. Deve ser muito desafiador captar dinheiro para rodadas futuras de investimento, fazendo com seus fundadores tenham que apertados cintos. Esse movimento tem feito startups com alta queima de caixa rever sua operação e infelizmente as demissões começaram a se multiplicar e esse cenário não vai reduzir no curto prazo. É preciso que as empresas comecem a buscar pelo menos o ponto de equilíbrio.

Para estruturar um departamento de vendas, é preciso rever a performance individual de cada membro do time e identificar os gargalos que podem ser trabalhados. As mudanças precisam acontecer de forma rápida, e as adequações imediatamente, para que os resultados apareçam o quanto antes, e não mais somente no médio e longo prazo.

 

Almir Neves - fundador da hubkn, empreendedor serial e nos últimos sete anos criou e participou do crescimento de cinco startups. Especialista em Negociação pelo PON (Program on Negotiation) da Universidade de Harvard, tem MBA em Gestão de Empresas pela FGV e especialização em Finanças pela FAE.

 

Midias sociais se consolidam como ferramentas para preencher vagas no mercado de trabalho

Chamada de Social Hiring, a busca de mão de obra qualificada por plataformas digitais é apontada como tendência por especialistas em recrutamento; Danusa Almeida, da Talento RH, comenta


Nova modalidade adotada por empresas para contratar talentos, o chamado Social Hiring é tendência na área de Recursos Humanos e consiste em buscar e atrair profissionais qualificados a vagas de emprego utilizando as mídias sociais. Com os devidos cuidados para evitar golpes cada dia mais comuns na internet, é possível se recolocar no mercado por meio de plataformas digitais, como explica Danusa Almeida, CEO da empresa de hunting Talento RH. 

 

“A competitividade entre corporações e profissionais aumentou muito com as mudanças que vêm ocorrendo de forma acelerada no mercado. Acompanhar este movimento fazendo uso das ferramentas digitais também para os processos seletivos é um recurso que tem conferido mais agilidade e assertividade na peneira dos candidatos”, diz Danusa. 

 

A executiva de recrutamento e seleção acrescenta, ainda, que o cenário de perdas financeiras e isolamento social imposto pela pandemia e a aceleração tecnológica que este mesmo momento histórico provocou são fatores que influenciam no maior uso de mídias sociais na busca pelo preenchimento de vagas de emprego. 

 

“Muitos perderam o emprego em um momento em que precisavam manter o isolamento, por exemplo. Sem dúvida, a busca pela recolocação ficou abalada pelas restrições da pandemia, que dificultaram entrevistas presenciais e entregas de currículo. Os meios digitais viraram uma solução. Mas é claro que tudo depende do perfil da vaga, pois há muitas questões a serem pesadas nesse contexto”, pondera. 

 

Plataformas de recrutamento e redes sociais como as voltadas para networking, como é o caso do LinkedIn, são alguns exemplos de ferramentas que passaram a ser exploradas por empresas e job hunters para pincelar profissionais aptos a desenvolver as funções exigidas pelas ofertas de trabalho disponíveis –manter dados em dia nesses ambientes, portanto, é imprescindível. Da mesma forma, profissionais tiveram mais acesso a vagas de emprego por meio da internet e seus diversos canais de interação e cadastro de portfólio. 

 

Segundo Danusa, outro recurso para atrair talentos é produzir conteúdo relevante nos canais digitais da empresa, criando interesse e atraindo profissionais que se identificam com a cultura da corporação. “As mídias sociais permitem essa aproximação dos profissionais com empresas, recrutadores e colegas de profissão que podem abrir caminhos para oportunidades de trabalho”, acrescenta.  

A dica é apenas ficar atento a abordagens que exijam pagamento de taxas para participações em processos seletivos, bem como a contatos feitos por aplicativos de mensagem. “É bom sempre se certificar bem da procedência do contato e consultar funcionários ou canais oficiais da empresa que estaria com vaga aberta, se possível”, diz Danusa. “É preciso desconfiar sempre que pedirem dinheiro para processo seletivo ou suposto curso preparatório, pois não é prática comum. A chance de ser golpe em casos assim é grande.” 

 

Tendências de mercado  

A busca por uma recolocação cresce junto com a informalidade no país. Segundo a Asserttem (Associação Brasileira de Trabalho Temporário) devem ser abertas, até este mês, mais de 600 mil vagas temporárias no Brasil – 15% a mais que o mesmo período do ano passado. Mais incerto e vulnerável, esse modelo de trabalho acaba sendo o viável para parte da população hoje estimada em 11 milhões de desempregados, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).   

“Quando há a possibilidade de concorrer a vagas por meios digitais, também, o candidato acaba abrindo portas para pesquisa e conquista de um novo emprego que atenda às suas necessidades, suas expectativas. A oportunidade ideal tem mais chance de aparecer, já que a grande maioria das posições é divulgada nas redes sociais”, diz Danusa. 

 

Danusa Almeida - CEO especialista em recrutamento da Talento RH


Crianças na linha de frente: 5 projetos criados por estudantes

É comum associar as crianças ao futuro, porém, é preciso olhar com mais cuidado e atenção para elas no presente. Sujeitos plenos de experiências e direitos, elas têm sonhos, desejos, dificuldades e vontades próprias.  O Lunetas, espaço 100% dedicado à reflexão sobre a infância, lista a seguir 5 iniciativas encabeçadas por crianças e adolescentes que visam melhorar a educação e o meio ambiente:

Plantando o futuro
Criado em 2016 por alunos e professores de uma escola em Santa Catarina, o projeto busca levar à comunidade a conscientização necessária para uma real mudança de atitudes em relação ao meio ambiente. Com o apoio da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), o grupo realiza rodas de conversa e atividades educativas com crianças e adolescentes da comunidade, mostrando como é possível começar o movimento de transformações que o meio ambiente precisa. 


Biofertilizante líquido natural
Jovens estudantes criaram um biofertilizante como alternativa ao uso de agrotóxicos, para ser utilizado na comunidade rural de Boa Água, no Estado do Ceará. O produto, além de substituir agrotóxicos, também dispensa o uso de água e adubo nas plantações, e ainda permite que as plantas cresçam mais rápido e mais fortes. 


Ecofossa: o uso da fibra do coco na construção de fossas ecológicas
Ao descobrirem que 90% da água de uma reserva ecológica do litoral do Ceará estava contaminada, jovens estudantes criaram uma nova maneira de fornecer água potável, com baixo custo, a partir do uso da fibra do coco na construção de fossas ecológicas. Após muitos testes e de um estudo realizado junto à Universidade Federal do Ceará, foi comprovado que a fibra do coco reduz em 40% o custo das fossas. Além de impedir que dejetos entrem em contato com o solo, a ecofossa viabiliza plantações e construção de poços. 


Projeto Arco-Íris
Desenvolvido durante a pandemia por duas adolescentes da cidade de São José dos Campos (SP), o projeto visa ajudar crianças a organizarem as atividades escolares. Com atendimento on-line, oferece brincadeiras e atividades extracurriculares para estimular a criatividade e melhorar o desempenho e a qualidade do aprendizado.


Tríplice Coroa
Após notarem que o Rio Tocantins, utilizado como importante meio de comunicação e transporte, estava sendo afetado pelo acúmulo de resíduos, estudantes desenvolveram um aplicativo para levar mais informações e instruções à população local sobre novas formas de reciclagem e compostagem.


Guia de monetização do Instagram para 2022

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 Após fazer testes de novos tipos de feed, aumentar o limite de tempo dos vídeos nos stories e anunciar melhorias no Reels, a plataforma promete liberar até o fim deste ano um novo serviço de assinaturas 

Ampliando cada vez mais seus recursos dedicados à monetização, o Instagram tem investido em novas ferramentas aos usuários. Nos últimos dias de 2021, Adam Mosseri, CEO da rede social, anunciou que a plataforma será guiada por quatro prioridades ao longo do ano: vídeo, monetização de conteúdo, mensagens e transparência.

De forma resumida, o executivo revelou que a empresa irá investir em melhorias no compartilhamento de vídeos, principalmente no que diz respeito aos Reels - ferramenta que permite aos usuários levar vídeos em formato mais longo para o feed principal.

Além disso, Mosseri destacou que os criadores de conteúdo devem ganhar novos recursos para monetizar seu conteúdo na rede. Quem acompanha e utiliza as novidades liberadas pela plataforma sabe que dá para fazer dinheiro utilizando a audiência gerada em cada perfil.

Mas para usar todo o potencial da plataforma, é preciso ficar atento às atualizações e com as possibilidades de postagem que mudam de acordo com as escolhas de cada perfil. Saber quem são seus seguidores, focar na área de atuação do seu negócio e o tipo de conteúdo criado são caminhos que ajudam a agir de forma estratégia.

Em 2021, a rede social fez uma série de testes como novos tipos de feed (não organizados por tempo cronológico), aumentou o limite de tempo dos vídeos nos stories e anunciou melhorias no Reels.

Neste ano de 2022, mais novidades chegam para melhorar essa interação, como a promessa da liberação de um novo serviço na plataforma, o de assinaturas.

REQUISITOS

Embora o Instagram tenha anunciado algumas mudanças no último ano, como, por exemplo, a possibilidade de inserir link para qualquer tipo de perfil, independentemente do número de seguidores, ainda há uma série de requisitos a serem cumpridos para a monetização.

- A conta deve ser pública e ativa.

- O perfil deve estar cadastrado como comercial ou de criador de conteúdo.

- Ter no mínimo 10 mil seguidores.

- Ter pelo menos 1 mil interações (curtidas ou comentários) nos últimos 60 dias, ou 100 horas de visualizações em conteúdos originais.

- Não ter histórico de penalidades pelo uso indevido do Instagram.

- Estar com o perfil selecionado para usar as funções de monetização.


FORMAS DE MONETIZAR

1- Lives com selos: a forma mais famosa de monetização por meio das lives acontece com a distribuição/venda de selos. Essa forma garante aos seguidores o privilégio de ter seus comentários em destaque na live em questão. Dessa forma, os seguidores têm a oportunidade de doar valores ao perfil escolhido e, com base nisso, recebem selos de apoiadores. O pagamento é realizado em dólar por meio do Google Pay ou Apple Pay.

Muitos perfis começaram a oferecer algum tipo de conteúdo específico em formato de live permitindo acesso somente aos seguidores que comprarem esses selos. A criação de um grupo chamado de "best friends" permite que esse conteúdo seja direcionado somente para seguidores escolhidos.

2 - Anúncios em vídeos: uma forma de monetização bem parecida com a do YouTube. Nesse formato, produtores de conteúdo ganham pelos anúncios que são exibidos antes, durante ou depois do seu vídeo. A diferença é que, no caso do Instagram, os anúncios surgem antes dos vídeos publicados no IGTV, após a visualização de uma prévia no feed.

Já disponível nos Estados Unidos, a função deve chegar ao Brasil nos próximos meses. Segundo o Instagram, os anúncios devem ser em formato de vídeos de até 15 segundos.

Em sua apresentação, o CEO do Instagram indicou que a ativação da opção de conteúdo patrocinado acontecerá de duas formas: por transferência bancária e via PayPal.

Conteúdos originais têm maior relevância dentro da plataforma e, portanto, nem todos os vídeos estarão aptos à monetização. É necessário que as postagens sejam inéditas e originais. Ou seja, após a ativação dessa opção não serão considerados vídeos antigos e compartilhados anteriormente.

3 - Afiliação: esse formato está liberado para influenciadores digitais e criadores de conteúdo que tenham acima de dez mil seguidores, ou para perfis de contas comerciais que podem "taguear" em suas publicações produtos afiliados de outras marcas.

Isso significa que contas de pessoas físicas podem divulgar produtos em cima de seus posts e que empresas podem negociar esse tipo de postagem com seus parceiros influenciadores.

Cada vez que um seguidor clica nesse produto e fecha uma compra por meio do aplicativo do Instagram, a conta que encaminhou essa transação ganha uma comissão de vendas por ter divulgado e repassado determinado produto para seus seguidores num movimento de afiliação.

Como todo processo do Instagram, é preciso que a marca autorize a utilização de produtos nessas postagens. Ou seja, esse "tagueamento" não está disponível para todos os usuários e depende, necessariamente, de uma aprovação da marca.

4 - Bônus do Reels ou Reels Play: trata-se de um bônus dado por performance e é necessário ativar essa função de publicar o conteúdo. Ou seja, quanto mais visualizações aquele Reels tem, maior a bonificação. 

Nessa função o perfil terá 30 dias para contabilizar sua performance, como, por exemplo, a totalidade de visualizações. Ao final desse um mês, o Instagram contabiliza o desempenho de todos os vídeos postados - e não de cada vídeo isolado como costuma ser -, e quem atingir determinada meta, recebe o valor integral do bônus.

É importante lembrar que essa meta não precisa, necessariamente, ser alcançada em um único vídeo, podendo ser a soma de visualizações de vários vídeos desde que postados até o final do prazo do Reels Play.

5 - Assinaturas (ainda não está liberada no Brasil): anunciada no fim de 2021 e recém-lançada nos Estados Unidos, o serviço de assinaturas deve ser liberado de maneira global até o fim de 2023. Com esse recurso, todos os criadores de conteúdo receberão integralmente o valor pago por seus assinantes.

A proposta é que os valores recebidos variem de US$ 0,99 até US$ 99,99 por mês. Ainda sem previsão de lançamento no Brasil, um grupo de influenciadores norte-americano foi escolhido para a primeira fase de testes.

6 - Parceria paga ou conteúdo de marca: um dos primeiros recursos liberados pelo Instagram, e que segue em uso, é a parceria paga - um tipo de transação que não envolve nenhum tipo de repasse feito pelo Instagram e que tem toda a sua negociação gerada fora da plataforma.

A opção permite que marcas e criadores de conteúdo identifiquem conteúdos feitos a partir de uma parceria comercial entre as partes. A partir de uma marcação, o público sabe que determinado conteúdo ou postagem é resultado de uma parceria.

Foi esse um dos caminhos encontrados pelo Instagram para dar transparência ao conteúdo de marca e, sobretudo, gerar algum tipo de retorno financeiro pelo uso da plataforma. É possível utilizar essa opção em qualquer tipo de publicação feed, stories, live, Reels e IGTV marcando seus parceiros.

 

Mariana Missiaggia

Fonte: https://dcomercio.com.br/publicacao/s/guia-de-monetizacao-do-instagram-para-2022

 

Detran.SP está agora no WhatsApp para o cidadão acessar 11 serviços na palma da mão

Com o objetivo de proporcionar mais agilidade no atendimento, novo canal pode ser utilizado pelo usuário durante 24 horas nos sete dias da semana



O cidadão pode agora acessar serviços do Detran.SP pelo WhatsApp. Já estão disponíveis 11 itens relacionados à habilitação e veículos. Dentre eles, estão os mais demandados pelo usuário: renovação e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento e transferência de propriedade de veículo.

O atendimento é totalmente automatizado e resolutivo. O que o cidadão já faz pelo aplicativo do Poupatempo, por exemplo, ele consegue agora fazer pelo WhatsApp. Com uma vantagem: uma interface mais fácil, permitindo um atendimento rápido. É o Detran.SP cada vez mais digital.


“Esse é um novo passo para oferecer um serviço de qualidade e de maior agilidade. Os serviços estão disponíveis pelo WhatsApp 24 horas nos sete dias da semana. É o que o cidadão espera de nós”, afirmou Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP. “Queremos atender de forma simples, sem burocracia, proporcionando uma boa experiência para o usuário”, completou.


Contato

Para utilizar, o usuário pode salvar o contato do Detran.SP via WhatsApp 11 2178-9494 ou, pelo portal, clicar no link que direciona para o aplicativo. Ao enviar a primeira mensagem, o retorno automático virá com as opções CNH e Veículos. Depois de escolher, o cidadão receberá o leque de serviços disponíveis e precisará digitar o número correspondente ao serviço desejado.

Sobre a CNH estão disponíveis os seguintes serviços: consulta de pontos, renovação, alteração de endereço, segunda via, início do cumprimento de suspensão, rebaixamento de categoria, alteração de dados. Relacionados a veículos são: licenciamento digital, pesquisa de débitos e transferência veicular.

“A intenção de disponibilizar os serviços pelo WhatsApp vem desde o início da transformação digital. Mas é um processo longo. Nós trabalhamos primeiro para disponibilizar os principais serviços nos canais já existentes e em seguida focamos na contratação e revisão de fluxos para desenvolvermos os serviços dentro desse novo canal”, explicou Ilídio Machado, diretor de atendimento do Detran.SP.




Em seguida, o cidadão precisa confirmar alguns dados para sua identificação, sendo direcionado à página do login.sp onde deverá informar cpf e senha – como faz no Portal e App do Poupatempo. Para cidadãos não cadastrados no login.sp é possível iniciar o cadastro na aba “CADASTRE AQUI”. Já para quem possui cadastro, mas não lembra a senha, acesse “ESQUECEU A SENHA” para recuperar o acesso.




Orientações

Para o cidadão realizar o serviço que deseja é importante que os dados cadastrais estejam atualizados na base do Detran.SP, como por exemplo endereço, CEP e telefone celular.

Para fazer a mudança de endereço da CNH no mesmo município, a alteração pode ser feita de forma digital pelo WhatsApp, portais do Detran.SP e Poupatempo, ou ainda, aplicativo Poupatempo Digital. A alteração é consistida com a base de dados da Secretaria da Fazenda, onde é necessário que o cidadão seja titular de conta de consumo (energia, água/esgoto, gás ou telefone) emitida há pelo menos 15 dias no novo endereço.

Quando a consistência não é possível ou o cidadão precisa informar uma mudança de cidade ou estado, é necessário comparecer presencialmente a uma unidade de atendimento.

O agendamento é feito pelos canais digitais do Poupatempo. Pelo portal do Poupatempo, acesse a aba Transferência de CNH em Demais serviços de CNH e agende o serviço.

Por fim, para quem mudou somente de número de celular, basta somente o cidadão acessar o portal do Detran.SP, na área “Meu Cadastro” e incluir o contato em campo específico e pronto!



Disponível resultado do recurso para pedidos indeferidos de redução da taxa do Vestibulinho

Foto: Gastão Guedes


Quem recebeu o benefício deve realizar a inscrição até as 15 horas
do dia 6 de junho

 Solicitantes que contestaram o indeferimento da requisição de 50% de desconto na inscrição já podem consultar o parecer final; inscrições para o processo seletivo vão até dia 6 de junho

 

Está liberado no site do Vestibulinho o resultado dos recursos sobre os pedidos de redução em 50% da taxa de inscrição do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2022. Quem recebeu o benefício deve realizar a inscrição até as 15 horas do dia 6 de junho. 

Caso o pretendente à vaga não tenha acesso a computador e internet, as Etecs de todo o Estado disponibilizarão os equipamentos para que seja realizada a inscrição. É preciso entrar em contato com a unidade para saber datas e horários disponíveis, antes de ir ao local.

 

Vestibulinho 

O processo seletivo das Etecs para o segundo semestre de 2022 oferece mais de 43 mil vagas para cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo. A prova será aplicada no dia 3 de julho, de forma presencial.

Para se inscrever, é preciso preencher a ficha disponível no menu “Área do candidato” e imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa. O valor deve ser pago em qualquer agência bancária, via internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta disponível no site oficial do processo seletivo, com cartão de crédito, até o dia 6 de junho. 

Mais informações sobre o preenchimento da ficha de inscrição, documentação necessária, disponibilidade de cursos e vagas de cada unidade podem ser conferidas no site, na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato. 


Cronograma do processo seletivo: 

19 de maio – até as 15 horas de 6 de junho: Período de inscrição para o Vestibulinho;

30 de junho: Divulgação dos locais de prova;

3 de julho: Aplicação das provas;

7 de julho – a partir das 15 horas: Divulgação dos gabaritos oficiais;

11 de julho – partir das 15 horas: Divulgação da classificação geral dos cursos com prova de aptidão e da convocação para a prova de aptidão – Fase específica para os cursos Canto, Dança, Regência e Teatro;

13 e 14 de julho: Realização das provas de aptidão para os cursos Canto, Dança, Regência e Teatro;

18 de julho – a partir das 15 horas: Divulgação da lista de classificação geral dos demais cursos;

19 a 21 de julho: Matrícula da 1ª lista de convocação dos candidatos, online;

25 de julho – a partir das 15 horas: Divulgação das matrículas deferidas e indeferidas;

26 de julho: Pedido de recurso para matrículas indeferidas, com correção da documentação e/ou envio da documentação;

27 de julho – a partir das 15 horas: Divulgação do resultado do recurso das matrículas indeferidas.

 O Centro Paula Souza (CPS) reforça que é de inteira responsabilidade do candidato o preenchimento das informações solicitadas, o pagamento da taxa de inscrição no prazo determinado, a verificação das datas e listas de local de prova, da convocação para a prova de aptidão, da classificação geral, da convocação para matrícula, de acordo com o cronograma estabelecido. 

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pela internet


A implementação da IoT no campo agrícola

A tecnologia nunca esteve tão presente na atividade agropecuária como agora no Brasil. De acordo com um estudo da consultoria McKinsey, 34% dos agricultores brasileiros já investem em tecnologias relacionada a insumo, com destaque para a aplicação de soluções de IoT (Internet das Coisas).

Segundo a Internacional Data Corporation Brasil (IDC Brasil), até 2025 o mercado nacional deve movimentar cerca de R$ 25,5 bilhões na implementação da tecnologia 5G. Com isso, IoT, inteligência artificial, computação em nuvem (cloud), Big Data e cibersegurança devem ter uma expansão significativa em adoção e usabilidade em todos os segmentos. Nesse contexto, o mercado começa a trabalhar com o termo Agro 5.0, que é justamente o conjunto de novas ferramentas desenvolvidas para propiciar maior produtividade e otimização logística no campo, seja com a utilização de máquinas autônomas, aumento de conectividade e maior assertividade na coleta e análise de dados. Tudo isso levando em conta as questões relacionadas à sustentabilidade.

Quando falamos de internet das coisas no campo, já vemos uma parcela considerável dos produtores utilizar ambientes virtuais para gerenciar sensores de forma remota, aplicativos e plataformas digitais que monitoram os plantios e sistemas de produção. A utilização dessas soluções já é uma realidade, passando agora pelo aprimoramento e busca por melhorias que visam torná-las cada vez mais efetivas para as necessidades do produtor e do fazendeiro.

Um ótimo exemplo da transformação digital que a atividade vivencia é a questão do monitoramento em tempo real das bombas hidráulicas dos irrigadores que estão nos entornos de bacias hidrográficas. Esse tipo de ação, utilizando medidores de vazão, auxiliam os produtores a calcular qual é a quantidade ideal que deve ser extraída dos rios, sem prejudicar as capacidades dos mananciais, além de coletar dados gerados e monitorar, em tempo real, a quantidade de água retirada. Esse processo de acompanhamento tem impacto positivo também sob o ponto de vista da sustentabilidade e preservação da natureza.

Quando falamos de plantio, o papel das soluções de IoT é primordial para gerar maior eficiência na aplicação correta de fertilizantes e monitoramento de solo. Na pecuária, as tecnologias IoT têm papel fundamental no gerenciamento da saúde do gado. Já nos equipamentos agrícolas, a conectividade das tecnologias permite gerenciar tanques, armazéns, celeiros, máquinas e tratores, viabilizando o uso mais personalizado e eficiente de insumos. A automatização desses processos aumenta a produtividade e rendimento dos negócios.

Diante de um cenário de coleta e análise de informações em tempo real, é plenamente plausível identificar a revolução que a tecnologia já vem propiciando. Agregando dinamismo em todos os processos, auxiliando o produtor agrícola, os órgãos governamentais e as empresas do segmento, o Agro 5.0 já dá sinais evidentes de uma nova era de inovação e, consequentemente, prosperidade para toda a cadeia, de forma irreversível e crescente.

 


Octávio Brasil - gerente da CAS Tecnologia.

 

Pesquisa Ipsos: brasileiros defendem uso de bicicleta para reduzir poluição e trânsito

 Pesquisa “Ciclismo ao Redor do Mundo” mediu a percepção de cidadãos do Brasil e outros 29 países sobre bicicletas

 

A nova pesquisa “Ciclismo ao Redor do Mundo”, realizada pela Ipsos, revelou que 91% dos brasileiros defendem que o uso de bicicletas é importante para a redução de emissões de carbono. O Brasil aparece empatado na terceira posição com Malásia e México. China e Peru lideram, com 94% de respostas afirmativas. A média geral das nações que participam do estudo é de 86% de concordância. 

Os brasileiros também aparecem como destaque na defesa do ciclismo como alternativa para redução do trânsito. Quando questionados, novamente 91% responderam que a modalidade tem papel importante. No ranking mundial, o Peru aparece outra vez no topo com 94% de respondentes que afirmam. Empatado com o Brasil na segunda posição está a China, também com 91% de respostas positivas. Neste recorte os Estados Unidos aparecem em último lugar, com um índice de apenas 62%.
 

Tendência urbana

O estudo perguntou se os entrevistados concordam ou não com a frase “o ciclismo é uma tendência urbana”. Segundo o levantamento, 78% dos brasileiros responderam que concordam, acima da média das nações pesquisadas (68%). Outra vez é o Peru quem lidera, com 86% de afirmações. Hungria, por sua vez, aparece no último lugar, com somente 41%.
 

Bicicletas são bem-vistas

De um modo geral, 84% dos brasileiros disseram ter opiniões favoráveis sobre bicicletas. Mais uma vez o Brasil aparece acima da média geral, que neste caso ficou em 82%. O apoio às bicicletas é maior na Polônia, com 93% de respostas favoráveis. A Grã-Bretanha puxa a outra ponta, com apenas 64%.
 

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 de março e 8 de abril de 2022. Foram entrevistadas 20.057 pessoas on-line, sendo aproximadamente 1.000 no Brasil, com idades entre 16 e 74 anos. No Brasil, a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. 

Além do Brasil, integram a pesquisa: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Romênia, Rússia, Singapura, Suécia e Turquia.

 

  Ipsos

www.ipsos.com.br

 

Reforma tributária deve ser mais uma vez adiada

A convergência do projeto de reforma tributária com o calendário eleitoral tornou complexa a tarefa de garantir sua aprovação este ano, devido à proximidade do pleito, assim como pelo conflito de interesses entre os parlamentares que apreciam a miríade de medida a ela associada. 

Diante desta constatação ganha destaque a proposta de correção da tabela do Imposto de Renda (IR), pela qual a faixa de isenção seria ampliada, de R 1.903,98 para R 2.500, sob o argumento de aliviar os descontos cobrados dos trabalhadores na hora de prestar contas ao Leão.  

Passa também segundo plano o corte (entre 30% e 34%), da carga tributária incidente sobre as empresas, rechaçado pela equipe econômica, ao projetar que a medida causaria um rombo de R 170,5 bilhões aos cofres públicos, embora este tenha sido ‘autorizado’ pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022, que classificou a cifra astronômica como ‘sobra fiscal’ e devidamente atrelada à eventual correção da tabela do IR. 

Igualmente incerto é o corte de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – inferior aos 33%, da proposta original – que deixaria de fora o incentivo à Zona Franca de Manaus, agora ameaçada pela evidente perda de competitividade.  

Neste caso, a moeda de troca seria a aprovação de projeto que desonera em R 14,9 bilhões o diesel da cobrança de PIS/Cofins, medida que levou os governadores a reduzir as respectivas alíquotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o mesmo combustível. 

Na ‘dança de nomenclaturas’, merecem atenção:

  • A unificação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) estadual e do ISS (Imposto Sobre Serviços) no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que passa a integrar o chamado Imposto sobre Valor Agregado (IVA).
  • O IVA passa a ser dual – composto pelo CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), federal, e pelo IBS, de estados, Distrito Federal e municípios – tendo em vista unificar impostos federais (PIS e Cofins) no CBS e o ICMS e o ISS, no IBS, com vigência de 40 anos.
  • A criação do Imposto Seletivo (IS) – ainda em estudo – que substituiria o IPI, a fim de desestimular o consumo de bebidas e derivados do tabaco.
  • Permanecem inalterados, no presente processo de unificação tributária, tributos como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Cide-combustíveis e salário-educação.

A complexidade tributária brasileira é amplamente conhecida aqui e no exterior, o que torna incompreensível a demora na apresentação de propostas realmente viáveis e sua rápida aprovação pelo Congresso Nacional. Há anos se fala na necessidade de uma reforma tributária ampla, que traga mais objetividade e transparência para as empresas, facilitando o cálculo e o pagamento dos impostos, bem como reduzindo os altos índices de inadimplência.  

Os benefícios seriam múltiplos para os negócios e para a sociedade brasileira. A questão é que as propostas não são apresentadas com clareza para a discussão dos especialistas e conhecimento dos brasileiros. A votação é sempre adiada pelos mais diversos motivos e o Custo Brasil só cresce ano a ano, impedindo um maior volume de novos investimentos estrangeiros no País, o melhor desenvolvimento de nossas indústrias e a geração de novos empregos. Agora, só nos resta acreditar que a eleição ocorrerá da melhor forma possível e que, quem sabe, tenhamos finalmente a Reforma Tributária em 2023.

  

Dalton Locateli - Sócio e presidente do conselho da Pryor Global

 

VALE A PENA FAZER UM INTERCÂMBIO DE FÉRIAS?

Com as férias chegando, muitas pessoas pensam em aproveitar esse tempo para fazer um intercâmbio, mas será que é o ideal? O diretor da Eagle Brasil, Cláudio Cantamessa, explica tudo!


Com o fim do distanciamento social da pandemia de Covid-19, fica a questão: como “resgatar” os momentos perdidos? Se a ideia é reavivar as experiências nesse período de recomeços, um intercâmbio de férias  pode ser uma ótima pedida para toda a família. 

Afinal, essa é uma oportunidade que une educação, entretenimento e desenvolvimento pessoal. Sabe aquelas três ferramentas maravilhosas que são vitais para um futuro brilhante daqueles que têm essa vivência? É sobre isso! Sobre isso e muito mais, por sinal. 

“Divertido, prazeroso e desafiador: é assim que muitos intercambistas percebem essa jornada incrível. Seja para adolescentes, jovens ou adultos, a verdade é que existe um amplo leque de opções para quem se interessa pelo intercâmbio de férias. ”, comenta Claudio Cantamessa. 

A seguir, o diretor da Eagle Brasil, agência de intercâmbio com sede na Califórnia, traz algumas vantagens de programar um intercâmbio nas férias. E aqui vai um spoiler: não é preciso ter o inglês avançado para começar essa jornada, sabia disso? 

 

  1. Vivência que faz a diferença no mercado de trabalho 

Em um programa de férias, temos um ambiente propício para observar as situações por outras perspectivas. Afinal, muitos conhecimentos e habilidades podem se desenvolver (ou despertar) no decorrer dessa jornada.

Assim, o intercambista terá mais subsídios para buscar novos caminhos e resolver questões de forma inovadora e criativa. 

 

2. Estímulo à autoestima dos jovens

É essencial fomentar a autoestima dos jovens, estimulando a autonomia necessária para o seu desenvolvimento. No programa de férias para menores, por exemplo, é possível sair da “zona de conforto” e se deparar com situações desafiadoras, de maneira segura e saudável. 

São aprendizados vitais para a autoconfiança na vida adulta, o que acontece de forma natural na viagem de intercâmbio. No fim das contas, o intercambista terá mais autoconfiança e segurança para tomar decisões assertivas na vida pessoal e profissional.

 

3. Existe (muita) vida além da tecnologia

Durante o programa de férias, pode-se privilegiar a socialização ao invés do uso excessivo de recursos virtuais. Isso significa que os intercambistas terão atividades que demandam desenvoltura e comunicação, além de buscar o suporte dos colegas para resolver desafios.

Em contrapartida, vale lembrar que a tecnologia pode ser a chave para quem quer atuar na área de STEM. Aliás, os EUA valorizam tanto o segmento que até promovem a permissão de trabalho estendida para quem estuda Science, Technology, Engineering e Mathematics.

 

6. Oportunidade de amadurecimento no intercâmbio e nas férias

Estar fora da zona de conforto traz a compreensão do impacto das decisões em suas próprias vidas – e nas dos outros. Diferentemente da rotina de casa, em que pode haver alguém micro gerenciando as atividades diárias, o intercâmbio traz mais independência. 

 

Eagle intercâmbio

 www.eagleintercambio.com


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